Enfim, uma oportunidade para Drica


Adriana: “Temos que trazer a população de Caxias para o nosso lado”.
Por Laudir Dutra – (laudir43@yahoo.com.br)
CAXIAS DO SUL - Acostumada com os desafios e persistente. Estas sem dúvida alguma são as duas palavras que podem definir melhor Adriana de Lucena Francisco, Secretária de Turismo de Caxias do Sul. Mas que fique bem claro, não se trata apenas de um cargo político que caiu do céu, a responsabilidade é muito grande e vem anexado com o fato de que Caxias do Sul, a segunda maior cidade do Estado, a que cresce mais que a média nacional, que possui um PIB de respeito, uma das dez maiores festas populares do Brasil, a Festa Nacional da Uva, que acontece a cada dois anos, o segundo polo metal mecânico brasileiro, atrás apenas do ABC em São Paulo e que com apenas 113 anos de emancipação política, serve de referência em muitas áreas, tendo sido notícia no Brasil e exterior no que tange às suas políticas públicas.
Além de tudo isso dito, um dos maiores produtores de uva, com valorização á agroindústria, Capital Brasileira da Cultura, um importante centro turístico, ainda inexplorado, vasta rede hoteleira, com pelo menos dois importantes centros de compras e mesmo assim, deixa de faturar milhões em turismo.
Com a palavra, a titular da pasta Adriana de Lucena Francisco, ou simplesmente Drica acena com a possibilidade de fazer história na Secretaria de Turismo de Caxias, mas sabe que o desafio será muito grande. “Estamos ainda no terreno dos estudos e planejamento estratégico, vamos aos poucos nos inteirando do lugar, conhecendo as nossas rotinas e reunindo com técnicos do setor. Este é nosso foco primeiro.
Num segundo momento, vamos partir para a elaboração de projetos que nos possibilitem o credenciamento às verbas federais, importantes para as nossas pretensões”, salienta esta jovem caxiense que recebe uma grande oportunidade no serviço público. Mas garante que isso não lhe deixa receosa e nem a torna ‘dona’ do lugar. “Hoje estou secretária, não sou a dona da cadeira. Tenho a certeza de que o meu desempenho é que vai nortear meu destino dentro da administração. Somos colaboradores do prefeito Alceu, ele tem o poder de direcionar nosso destino”.

O que já foi detectado
“Temos que detectar os pontos turísticos existentes e sua atração de pessoas. Somos polo de empreendedorismo que é extensivo a toda a serra, é preciso que isso fique bem claro. A população precisa saber do nosso potencial turístico, tratar de maneira especial todas as pessoas que fazem e vivem a cidade a partir daí, criar critérios e selos de qualidade para fortalecer o setor.
Como fazer essa engrenagem andar
“A ideia é fazer parcerias com pessoas e empresas especializadas no assunto, pois não temos como nos responsabilizar por todos os pontos turísticos existentes”, se referindo ao fato de que muitos locais são dirigidos essencialmente pelos seus proprietários, que possuem os seus horários, sua forma de gestão.
Expandir a ideia através das pessoas
“Não sou dono da Secretaria do Turismo, estou secretária”.
“Tenho a certeza e posso garantir que 60, 70% das pessoas que moram em Caxias não sabem ou não conhecem o potencial turístico que temos aqui. Precisamos realizar campanhas institucionais com projetos audaciosos se quisermos ficar em igualdade de condições com outros centros, aqui mesmo da serra. Temos que trazer para o nosso lado os moradores daqui. Não é possível que os caxienses carreguem seus vizinhos, parentes e amigos que visitam a cidade para longe das belezas naturais que temos por aqui.
Um trabalho coletivo para atrair mais e a mídia tem um papel fundamental nessa questão, pois ela enquanto divulgadora, tanto pode ajudar falando e mostrando o que temos de bom, seguindo na linha construtiva, como pode ressaltar os aspectos negativos, destruindo qualquer iniciativa, fazendo com que as pessoas passem a odiar o seu lugar”.
É o momento da Adriana
“Chegou o nosso momento de atuar e ajudar no processo político e isso graças ao prefeito Alceu Barbosa Velho que oportunizou isso.
Tenho dez anos de política, amadureci, aprendi com todos e espero passar credibilidade e conseguir colocar em prática alguns aspectos que julgo importante. Não quero fazer política, quero fazer gestão com o respaldo de bons técnicos.
Graças a Deus tenho uma articulação muito boa com todos os prefeitos da região serrana, a minha passagem pela FAMURGS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul me deu essa condição de poder discutir com outros polos aquilo que está sendo feito e posteriormente, aproveitar alguma ideia que possa vir ao encontro do nosso desejo.
Este não é o meu momento e sim o momento de Caxias estar no circuito regional”.
Participação na Câmara ainda é possível
“Sou partidária mesmo, independente de qualquer posição. Ocupo este espaço político porque o partido me indicou e pela simples razão de que o prefeito me respaldou.
Sobre o meu futuro, sempre vou ouvir e acatar aquilo que o prefeito determinar, ele que decidirá para onde devo seguir.
Tenho a certeza de que Alceu terá uma marca muito grande, pois ele apostou em uma jovem, o que poucos fazem”.
O turismo e a Festa da Uva
“Foi uma realização pessoal, pois é aqui que se relaciona a minha grande paixão pela cidade. Isto aqui é vocacional, se tu amar não tem como não se apegar. Eu não sou, estou secretária, agora é o momento que executo uma função importante dentro da administração, amanhã não sei onde vou estar, tenho essa consciência.
Só aumenta a responsabilidade, tenho que fazer com que as pessoas adotem a cidade, quero deixar como marca principal, a humildade e o valor de ouvir as pessoas, desde as classes mais humildes ate áqueas pessoas que possuam um poder aquisitivo maior, todos de alguma forma, podem ser agentes de ideias. Quero ser mais acessível possível a todos.
Com relação à Festa da Uva, o que posso dizer que tenho no Néspolo uma referência, ele é agregador, acessível, tenho a certeza de que terei um amigo, um parceiro.
Acredito que essa parceria tem tudo para dar muito certo e pode ser a surpresa positiva dessa administração”. (Fotos Ponto Inicial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...