O modelo habitual x O novo estilo municipal


Por Carlos Calcagnotto
O mundo político caxiense está vivenciando um período de significativa tranquilidade a partir das duas gestões continuas do prefeito José Ivo Sartori.
A chamada aglutinação de forças partidárias da base aliada, formada por 17 partidos nas últimas eleições e, recentemente na formação do secretariado e cargos de confiança do novo governo que se iniciará em 1º de janeiro de 2013, aumentou o grupo para 19 partidos.
Esses são oriundos das mais variadas opções de pensamento ideológico e de espíritos públicos diferenciados.
Com isso, o novo prefeito Alceu Barbosa Velho, ex-vereador, ex vice-prefeito e atual deputado estadual deve estar feliz e acreditando no bom entendimento para gerir novo mandato no governo municipal.
De expectativa em relação ao atual ‘staff’ de Sartori, aproveitado em 10 ex-secretários, num total de 19, que compõe o novo grupo controlador do município, é de forte semelhança de continuidade nas obras futuras.
O estilo mais prudente e pouco apressado de gestão pública praticado por Sartori, poderá marcar de sobremaneira as diferenças comportamentais de poder do advogado e próximo prefeito Alceu Barbosa Velho.
Alceu com traços de visão política assemelhados com o mito Brizola, buscará atuar em cima do reconhecimento popular imediato às ações recém executadas.
Uma marca que Alceu, se conseguir executar o que planeja, será a dupla jornada do ensino educacional caxiense, onde os alunos permanecem o dia todo na Instituição de ensino.
Outra diferença que é possível prever, será o estilo de Alceu de negociador imediatista, buscando soluções rápidas, mas digeridas pelas partes envolvidas, evitando o agravamento que uma demora de decisão costuma marcar.
Isto é um paradoxo claro em relação ao hábito de Sartori resolver os problemas em água morna, quase sempre vencendo imprimindo a outra parte. O que não o isentava de agravar, enquanto insolúvel, a situação.
Um episódio que bem diferencia os dois estilos, foi a greve da classe médica municipal, que levou um tempo bem acima do normal para esses casos, mas é claro que nem tudo será igual como ‘Dante’, embora os dois ‘staffs’ sejam quase idênticos. A mão que manda é muito diferente.
Outra prática que será notada, diz respeito à presença do prefeito é que Sartori conhece e prestigia quase todas as festas paroquiais de final de semana nos distritos do município.
Já Alceu estará cavalgando de laço em punho nas camperiadas de final de semana dos campos de cima da serra, seu habitat natural.
Enquanto Sartori gosta de uma boa sopa de agnolini, Alceu prefere uma boa costela de gado ou ovelha, assada na brasa. É esperar e conferir.
Para encerrar, vale registrar a presença da presidente da República Dilma Rousseff nos atos inaugurais do Complexo Marrecas, a grande realização do governo Sartori, que será lembrado significativamente na história de Caxias, o qual foi meritosa em toda sua extensão na gestão de dois mandatos de prefeito, fazendo com que os defeitos quase não fossem notados.
Parabéns Sartori. Seja bem vindo Alceu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...