Crescimento: esta é a expectativa de fim de ano dos comerciantes


Paulo Magnani, presidente. No final do ano ele deixará o cargo.

CAXIAS – A CDL Caxias encomendou pesquisa que revela possibilidade de crescimento na ordem de 10% no comércio local. O consumidor está disposto a pagar à vista e deve comprar até cinco presentes com ticket médio de R$ 128 reais. Os presentes mais procurados são vestuário, brinquedos, calçados e cosméticos
A pesquisa foi encomendada pela CDL à Competitive, empresa especializada em levantamento de dados. O estudo foi realizado durante uma semana nas ruas centrais de Caxias do Sul, no período de 06 a 12 de novembro e ouviu 236 pessoas com no mínimo 18 anos de idade. Participaram cidadãos de vários grupos sociais e ampla faixa etária. O estudo mostrou o perfil deste consumidor que é formado de mulheres casadas, com filhos, idade média de 38 anos e pertencente à classe C.
Entre os participantes, 86% pretende comprar presentes de Natal. Os entrevistados revelam que pretendem adquirir em média 4,58 presentes. O valor do ticket médio natalino ficou em R$ 128,26. O consumidor pretende presentear com vestuário (51%), brinquedos (30,5%), calçados (7,5%), perfumes e maquiagem (7%). Entre os presentes almejados estão peças do vestuário (25%) e calçados (8%). O clima natalino de fé, esperança no futuro melhor e na bondade já está presente no discurso do consumidor. Ao responder qual presente gostaria de ganhar, com 8% das respostas e em terceiro lugar na preferência, surgiram respostas subjetivas como saúde, amor e felicidade.
Os equipamentos eletrônicos e de tecnologia são considerados tendência no desejo de consumo, porém, a pesquisa revelou que apenas 2% dos entrevistados pretende comprar esses produtos para o presente de Natal. Esse item está na 12ª colocação na intenção de compra, sendo que como desejo de presente ele aparece também na 12ª posição.
As formas de pagamento preferidas pelo consumidor são à vista com dinheiro (59,5%), cartão parcelado (22,5%), cartão de débito (11,5%) e crediário da loja (5,5%).
Os diferenciais que vão definir a escolha do estabelecimento e que foram apontados pelo consumidor são o preço (42%), o atendimento (38,5%) e qualidade do produto (25,5%).
O estudo realizado com 100 empresários lojistas revelou que o comerciante trabalha metas para atingir crescimento na ordem de 29% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a estimativa da CDL Caxias, o crescimento real deverá ficar em cerca de 10%.
O comerciante vem se preparando para atingir metas de crescimento, atrair o consumidor e aumentar o ticket do presente em até R$ 310 reais. Para isso o lojista está investindo em propaganda, incremento da vitrine, promoções, produtos a pronta entrega e prazo no pagamento. Entre as formas de pagamento que o lojista espera receber -  o cartão de crédito e débito está em primeiro lugar (36,82%), seguido da quitação à vista em dinheiro ( 30,57%).
Como o período de final de ano recebe o incremento do 13º salário, a temporada no comércio também é de recuperar o crédito e receber dívidas  atrasadas. Segundo o estudo realizado, 79% dos comerciantes mantém cobrança própria e 68% usa o SPC como ferramenta de reabilitação.
Entre os empregos temporários que o comércio deverá gerar no Natal, está sendo esperada a contratação de 800 novos trabalhadores. A pesquisa mostrou que 24% dos lojistas pretendem contratar em média cinco pessoas. Os setores que mais apresentam dificuldade de contratação de mão-de-obra qualificada são: vestuário; cama, mesa e banho; farmácia, cosméticos e manipulação e restaurantes ou setor de alimentação. (Foto Ponto Inicial)

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