Exposição na Escola Basílio Tcacenco retrata Locatelli através dos trabalhos dos alunos


Foto Ponto Inicial
A visão de mundo e da arte de Aldo Locatelli nos encanta e nos motiva para pesquisar, criar e recriar, numa interrelação entre o clássico e o contemporâneo, contrapondo diferentes visões de mundo, de tempo e de espaço, unindo a beleza da representação da alma humana e de seus sentimentos através da arte”.

Projeto piloto das Secretarias do Turismo e Educação, dos respectivos secretários, Jaison Barbosa e Edson da Rosa, visando a participação de jovens e adolescentes, para, través da arte e cultura retratar obras de conhecidos artistas, teve seu ápice no dia 06 de junho no recinto da E.M.E.F Basílio Tcacenco, quando os trabalhos foram apreciados por uma comissão julgadora, formada pelos já citados secretários acima, e ainda pela diretora da escola Lourdes de Fátima Bierende, pela vice diretoria Anelise Cecília Casara Rigotto, pela responsável pelo Serviço de Orientação Educacional Auderei Viecelli Kaise e pelo presidente do Sindicato dos Desenhistas do Rio Grande do Sul – SIDERGS, José Flori Prestes.
As obras foram criadas pelos alunos do 1º ao 6º ano e da 6ª a 8ª série e EJA relacionadas neste primeiro ano de efetividade pelo talentoso Aldo Locatelli, que tem obras espalhadas pela região, sendo que o seu maior legado pode ser visto no interior da Igreja São Pelegrino, no Centro Administrativo e Monumento ao Imigrante. 
Foto SMED

Vida e Obra de Aldo Locatelli foi o pontapé inicial da iniciativa, que deve seguir seu curso nos próximos meses, com exposição no piso superior da prefeitura no período de 6 a 10 de junho, que abrigará ainda a mostra estadual dos desenhistas do Rio Grande do Sul, iniciativa esta do SIDERGS. A 6ª Mostra Estadual do Desenho Livre ocorre no período de 20 a 26 de junho no Centro Administrativo Municipal de Caxias do Sul, que abrigará também os trabalhos vencedores como forma de premiá-los pela iniciativa e esmero.
Em todas as aulas, de uma forma interdisciplinar, a biografia e o vasto acervo das produções de Aldo Locatelli inspirou as manifestações artísticas dos alunos. A 1ª Mostra Artística da EMEF Basílio Tcacenco foi composta por diferentes técnicas: lápis de cor, têmpera, giz de cera, canetinha hidrocor, recorte e colagem, charge, gravura, grafite, performance e instalação, além de técnicas mistas para a Educação de Jovens e Adultos -EJA.
“Com que cores eu escolho pintar minha vida” é a temática da escola para 2011, que desde março desenvolve este trabalho com a garotada, direcionando as aptidões de cada um condizente com a sua faixa de idade. Para a coordenadora pedagógica Tais da Luz, o objetivo foi plenamente alcançado. “Trabalhos toda a vida e obra de Aldo Locatelli e para a nossa felicidade, os alunos entenderam bem a nossa proposta e o que ele teria que fazer para retratar mais fielmente possível este grande artista. Nossa pretensão era resgatar a valorização da estima do aluno, ver coisas diferentes, sair um pouco do seu cotidiano. O projeto piloto indicava trabalhar essa obra, todos tiveram as mesmas oportunidades de escolhas, houve algumas repetidas, mas dentro da ótica de cada um, ficaram diferentes. Foi muito bom trabalhar dessa forma e sentimos o entusiasmo dos alunos. Esse tipo de experiência só soma no currículo de cada um. Pelas obras expostas aqui na escola, podemos fazer uma leitura de que o que realmente as crianças e adolescentes querem é um futuro cheio de cores e melhor para eles e seus familiares”
Tais da Luz  ( Foto Ponto Inicial)

Confira os vencedores, turma e a técnica utilizada:
1º ano – Rafael da Silva Carvalho (1º ano C) – lápis de cor
2º ano – Brenda Machado dos Santos (2º ano E) - têmpera
3º ano – Willian Kunzler da Cruz (3º ano B) – giz de cera
4º ano – Matheus Luan Fernandes Batista (4º ano B) – canetinhas hidrocor
5º ano – Daniel Hakany Costa Dias (5º ano C) – recorte e colagem
6º ano – Jair Julio Rosa dos Santos (6º ano D) – charge
6ª série – Lucas Gabriel Andrade de Borba (6ª série 61) - gravura
7º série – Leandro Monte Capaverde – (7ª serie 72) – grafite
7ª série – Rafael Drosdowsky Padilha – (7ª série 73) – grafite
8º ano – Toda a turma 82 – com o tema: “UVA” - performance e instalação
EJA – Diego Perussato - técnicas mistas
(Foto Ponto Inicial).

Um comentário:

  1. Bela a reportagem, porém faltou citar as professoras de Arte que foram as incentivadoras e orientadoras diretas dos alunos no processo de criação dos mesmos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...