Paulo Pezzi

Aposentadoria


Num momento qualquer, a exemplo de outras paises, foi criada as aposentadorias IAPI, - Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários - IAPI é um acrônimo para Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários. O IAPI foi criado em 1936, durante o Estado Novo e, após 1945, expandiu suas áreas de atuação, passando principalmente a financiar projetos de habitação popular nas grandes cidades) e IAPETEC – Instituto de Aposentadoria e Pensões de Transportes e Cargas e outras denominações de aposentadorias, numa verdadeira sopa de letrinhas, todas contribuindo e se fundindo no atual INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social, motivados pelo grande volume de arrecadação.

O cálculo cobria as despesas médicas, hospitalares, bem como a aposentadoria vitalícia após anos e anos de trabalho. Inicialmente o cálculo era feito sobre o rendimento de cada contribuinte, após, uma regra alterou para 20 salários mínimos e no momento atual é de no máximo 10 salários mínimos. No andar da carruagem criaram salários referências, tudo isso para dilapidar o salário das pessoas que criaram e mantiveram vivas as iniciativas dos empreendedores comerciais e industriais.

E agora, na véspera das eleições, vamos assistir deputados federais, senadores se intitulando autores do projeto de reajuste das aposentadorias. Infelizmente, testes de DNA devem ser feito, pois em todos os estados da federação que se vá, vamos ouvir alguém com o mesmo discurso, porém com titulares diferentes.

Isto tudo terá diversos paliativos porque muitos aposentados não terão a felicidade de receber os mesmos salários de quando foram agraciados por esta aposentadoria.

Bom seria se fosse criado um BENEFÍCIO especial para o empresário que empregasse esse aposentado (Isenção de impostos ou redução da carga tributária, por exemplo), pois a atual aposentadoria simbólica mal dá para custear as despesas com medicamentos, planos de saúde, que abocanha quase 100% desse total, fazendo com que esse aposentado dependa basicamente dos seus familiares.

A exemplo de outros países devemos aproveitar a experiência dos idosos, mesmo que tenhamos, a título de bonificação, remunerar os empresários inteligentes que aceitarem os desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...