Colunista

Carlos Calcagnotto
Um dirigente de entidade empresarial do comércio caxiense comparou o comerciante local como uma criança que precisa definir o seu futuro escolhendo o que pretende ser. Ocorre que a primeira entidade empresarial de Caxias foi a Associação dos Comerciantes hoje Câmara de Indústria, comércio e Serviços de Caxias do Sul, fundada há mais de 100 anos.
Tradicionalmente o comércio local sempre foi respeitado e admirado no mundo empresarial tanto no âmbito estadual quanto no nacional. Ainda hoje, Caxias ocupa a segunda posição como pólo Econômico e social do Rio Grande do Sul. Durante décadas vários setores ligados ao comércio foram liderados por empresas de expressão e até por vezes regionais de varejo.
Com a chegada da globalização do varejo no final da década de 90, várias empresas líderes locais venderam seus negócios para grandes empresas multinacionais ou nacionais. A partir daí tornaram-se empresários no ramo imobiliário locando os prédios remanescentes. A causa foi em quase todos os casos os problemas decorrentes da sucessão familiar e pelo alto poder econômico dos grandes grupos voltados para Caxias, os quais utilizam-se de um marketing avançado com alto grau de profissionalização. Ainda resistem algumas poucas empresas de expressão que tendem a seguir o exemplo das demais aguardando apenas a oportunidade de negócio semelhante.
Quanto ao comerciante genuinamente caxiense restará a exploração de pequenas e médias empresas com especialização dirigida a um determinado segmento comercial ou de serviço.
Para ter êxito, cabe ao pequeno empresário procurar o seu aprimoramento profissional voltando a freqüentar cursos de gestão mais arrojada para enfrentar essa concorrência desigual existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...