Carlos Calcagnotto

Carlos Calcagnotto
FESTA DA UVA 2012
Já começou a movimentação do Prefeito José Ivo Sartori representando o controle majoritário da Empresa Festa da Uva, de economia mista, e, especialmente no que se refere à escolha dos dirigentes da Comissão Comunitária e Social da Festa da Uva 2012, embora na prática ela já inicia oficialmente pelos atos do concurso que elegerá a Rainha e Princesas do evento no dia 03 de setembro deste ano.
Foi anunciado pelo prefeito há poucos dias a permanência de Gelson Palavro na Presidência da Festa Nacional da Uva, concomitante com o mesmo cargo na Comissão Comunitária. Acredito que este deverá ser o terceiro ou quarto mandato consecutivo no evento. Agora o prefeito está privilegiando, segundo suas palavras, o trabalho conjunto dos casais compostos pelos escolhidos, sendo a maioria já atuante em festas anteriores.
Parece que esta escolha não priorizará os componentes que exerçam cargos públicos, segundo ainda afirmações de Sartori.
Outrora ter exercido o cargo de presidente da Festa da Uva era tido como uma condição quase essencial para após candidatar-se a prefeito da cidade com grande possibilidade de êxito. Hoje, embora importante, esta característica perdeu-se consideravelmente esta chance.
Sobre a última festa, o ponto alto foi o sucesso financeiro com destaque aos patrocínios conquistados, as melhorias físicas em novos prédios, a cancha de rodeios e o Restaurante Colonial. No entanto deixou a desejar o nível cultural, artístico e histórico dos desfiles, que merecem uma atenção prioritária dos novos, antigos e atuais dirigentes do novo evento que se avizinha.
Da mesma forma, os estandes de vinícolas com degustação de uva e vinho merecem também uma atenção maior condizente com a trajetória de sucesso da Festa da Uva, que, nos últimos anos deixou muito a desejar.
É claro que trabalhar graciosamente num evento desta grandiosidade exige esforço enorme e dedicado e ainda desinteressado no plano pessoal. Por outro lado, os visitantes vindos de outras localidades quase sempre elogiam e confraternizam com o evento. Já na população local, até pelo cansaço natural da repetição da Festa da Uva, tem gerado um desgate levando-a a tecer críticas, ora infundadas ou não.
Na questão do desfile, para ser mais apressado, o mesmo precisa seguir um tema cultural, econômico e histórico de uma forma continuada, desde o primeiro até o último carro, inclusive com distribuição de uvas, sucos e correlatos, além de um sistema de som de primeira qualidade auditiva e de conteúdo.
A bem da verdade, todo o brasileiro tem um pouco de entendido de treinador de futebol, já os caxienses sentem-se entendidos em Festa da Uva. No entanto a nossa Festa da Uva irá tornar-se efetivamente uma super festa quando atingir o grau profissional de um Natal Luz de Gramado e sua excepcional qualidade reconhecida nacional e internacionalmente. E isso não é impossível de acontecer, é só pensar e agir um conceito maior da Festa da Uva e com o retorno hoje minguado nas empresas de porte locais.
Como idéia adicional ao comentário acima, sugerimos ao Gelson Palavro, que procure organizar uma reunião ampla com todos os colaboradores em cargos expressivos que participaram das festas anteriores com a finalidade de sugerir novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...