Concertos ao Entardecer recebe o grupo Austro Quinteto de Sopros


A apresentação é neste domingo, dia 25 de junho, no Recreio da Juventude, com entrada franca.


A quarta edição da temporado 2017 dos Concertos ao Entardecer – uma realização da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e do Museu Municipal, com apoio do Recreio da Juventude e do LionsEduC – acontece neste domingo, dia 25 de junho, às 18 horas, na sede social do Recreio da Juventude, com entrada franca.
O grupo Austro Quinteto de Sopros é o convidado dessa edição, que apresentará Música Brasileira de Câmara para Quinteto de Sopros e Música Europeia Tradicional para Quinteto de Sopros.
O Austro Quinteto de Sopros – integram o grupo Vinícius Dias Prates (flauta), Júlio César Wagner (oboé), Elimar Blazina (clarinete), Saulo Coelho da Rosa (trompa) e Adilson Souza Vieira (fagote) – surge da ideia de cinco músicos, colegas de orquestra, com um desejo em comum de produzir recitais de música de câmara, apresentando: Repertório original para formação tradicional de quinteto de sopros (flauta, oboé, clarinete, trompa e fagote); Adaptações, transcrições e releituras de obras originalmente escritas para diferentes formações e com representatividade artística; Repertório de compositores reconhecidos da música erudita brasileira, bem como de artistas nacionais contemporâneos, atingindo desde obras consagradas a peças ainda pouco executadas nas salas de concerto.
O grupo conta com integrantes efetivos e músicos convidados de alguns dos principais grupos musicais do estado, entre eles: Orquestra Filarmônica da PUCRS, Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e Banda Municipal de Porto Alegre. O conjunto vem se destacando pelo entrosamento e originalidade de suas interpretações em recitais periódicos ao longo dos anos, apresentando-se nas mais diversas salas de concertos e recitais do estado.
A apresentação tem entrada franca, sem necessidade de retirada de ingressos, mas sugere-se a doação de alimentos não-perecíveis para instituições carentes.

PROGRAMA:
Música Brasileira de Câmara para Quinteto de Sopros
Com esta proposta de recital, o grupo procura valorizar as obras de compositores brasileiros do século vinte originais para a formação, mostrando melodias e ritmos característicos do país, destacando também a sonoridade, o timbre e a técnica de cada um dos instrumentos.

SERRA DA MANTIQUEIRA
Alexandre Schubert (1970)
1- Agulhas Negras
2- Penedos
3- Itamonte
Duração: 12 min

BRINCADEIRA A CINCO
José Siqueira (1907-1985)
Duração: 5 min

FANTASIA PARA QUINTETO DE SOPROS
Rafael Bezerra (1979)
Duração: 10 min

SUITE PARA QUINTETO DE SOPROS
Radamés Gnattali (1906-1988)
1- Prelúdio
2- Valsa
3- Modinha
4- Choro
5- Final
Duração: 12 min

Música Europeia Tradicional para Quinteto de Sopros
Neste repertório, é valorizada a música europeia dos séculos XIX e XX original para quinteto de sopros, período onde as composições para esta formação se tornaram mais comuns, perpetuando, assim, um novo tipo de sonoridade e despertando interesse em compositores de diferentes regiões do mundo a explorarem esses timbres.

QUINTETO OP 79
August Klughardt (1847-1902)
1- Allegro Non Troppo
2- Andante Grazioso
3- Adagio-allegro Molto Vivace
Duração: 24 min

QUINTETO PARA INTRUMENTOS DE SOPRO
Paul Taffanel (1844-1908)
1- Allegro Com Moto
2- Andante
3- Vivace
Duração: 22 min

AJUBETE JEPE AMO MBAE
Liduino Pitombeira (1962)
Duração: 3 min

Serviço:
Concertos ao Entardecer – Austro Quinteto de Sopros
Data: 25 de junho - domingo
Horário: 18h
Local: Sede Social do Recreio da Juventude
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...