Fatos Históricos de hoje, 07 de abril – por Valdir dos Santos




Hoje é o dia 7 de abril, terça-feira. — Décima quinta semana do ano.– De janeiro a hoje passaram  97 dias. Faltam 268 dias para o fim  do ano. – Estação: outono. Lua crescente a partir das 5 horas e 32 minutos. — Signo de Áries. Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO LEUVIAH  e devem rezar o Versículo 1 do Salmo 39 para alcançar maior proteção.
Pensamento do dia: Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – Hoje é o Dia Mundial da Saúde, que busca chamar a atenção da população para a importância da educação sanitária e dos hábitos de saúde, da observação de cuidados e atenções pessoais que facilitam a conservação da saúde física e emocional, tanto em plano individual como familiar, atitudes que consolidam questões importantes da qualidade de vida. No Brasil, a educação da saúde passa por distorções sociais em regiões menos favorecidas pela natureza e pela realidade econômica.
No entanto, a atenção à saúde pública está prevista pela constituição e à ela devemos recorrer para garantir que haja sempre um crescimento favorável ao bem estar da população e que isso envolva toda a sociedade brasileira. Professor Isidoro Zorzi, Reitor da UCS.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 7 DE ABRIL – DIA NACIONAL DO JORNALISTA  – DIA MUNDIAL DA SAÚDE, criado pela ONU, Organização das Nações Unidas. – DIA DO MÉDICO LEGISTA – DIA DO CORRETOR,  intermediário de transação comercial  ou financeira. — DIA DO ARQUIVO MILITAR, criado em 7 de abril de 1808, pelo Príncipe Regente Dom João VI. – DIA DA MULHER MOÇAMBICANA .
O DIA DE HOJE, 7 DE ABRIL, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1348 –            PRAGA – BOHEMIA – O Rei Charles IV, de Bohemia, funda a Universidade de Praga, a primeira universidade na Europa Central.
1927 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - Ocorre a primeira transmissão pública de televisão que mostrou para Nova Iorque a imagem do Secretário do Comércio Herbert Hoover.
1947 – DEARBORN –      ESTADOS UNIDOS - Morre Henry Ford, industrial americano, nascido em Greenfield, Michigan, aos 30 de julho de 1863. Em suas fábricas, praticou-se a extrema racionalização do trabalho. O automóvel, quando ele começou a produzi-lo, era um objeto excêntrico, destinado apenas aos ricos. Ford popularizou-o e contribuiu para que cada família americana tivesse o seu carro, a começar pelos seus operários.
1948 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS – Criada a Organização Mundial da Saúde.
1963  – BELGRADO – IUGOSLÁVIA - A então Iugoslávia, sob o comando de Tito, se tornava a República Socialista Federativa da Iugoslávia (de 1945 até1992). Até então o país era a união federal de seis repúblicas: Sérvia, com as regiões autônomas de Kosovo e Voivodina, Croácia, Montenegro, Eslovênia Bósnia-Herzegovina e Macedônia. A República Federal da Iugoslávia, estado federal formado pelas repúblicas da Sérvia e de Montenegro, existiu entre 1992 e 2003, quando foi reconstituído e renomeado para Sérvia e Montenegro ( perdurou de 2003 a 2006). Sua capital era Belgrado. A federação surgiu da dissolução da República Socialista Federal da Iugoslávia , quando Croácia, Eslovênia , Bósnia e Herzegovina e a República da Macedônia se autodeclararam independentes.
1999 – KOSOVO – IUGOSLÁVIA - A Iugoslávia fecha os principais pontos de fronteira de Kosovo, impedindo a meio milhão de albaneses étnicos de sair do país.
O DIA DE HOJE, 7 DE ABRIL, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1623 – SALVADOR – BAHIA - Nasce o poeta barroco Gregório de Matos. Irreverente, autor de versos líricos, religiosos e satíricos; encarnou o espírito brasileiro e foi um dos maiores da literatura nacional. Viveu intensa atividade intelectual, vergastando com versos os senhores coloniais. O povo, que através dele se vingava dos dissabores, deu-lhe o apelido de ‘’Boca do Inferno’’.
1831 – RIO DE JANEIRO – Dom Pedro I abdica o trono do Brasil, em favor de seu filho, o Príncipe Imperial D. Pedro de Alcântara, depois Dom Pedro II.
1908 – RIO DE JANEIRO – Gustavo Lacerda funda  a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
1945 – RIO DE JANEIRO – É fundado no Brasil um novo partido de cunho liberal: a União Democrática Nacional (UDN), que propunha o fim do protecionismo a industria e a maior integração do Brasil na economia internacional.
1953 – SÃO PAULO – A Volkswagen – industria automobilista alemã – começa a montar carros no Brasil, o carinhosamente chamado de fusquinha ou fuquinha, que inclusive tornou-se personagem cinematográfico pela magia do produtor americano Walt Disney, no filme “Se meu fusca falasse”.
O DIA DE HOJE, 7 DE ABRIL, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1854 – PROVÍNCIA DO RIO GRANDE – Morre  José Gomes de Vasconcelos Jardim (1774-1854), que foi Presidente da República Rio-Grandense aos 61 anos e era neto de Jerônimo de Ornelas Meneses e Vasconcelos e Lucrécia Leme Barbosa, bisavós do herói Bento Gonçalves da Silva .
1900 – PlRATINI – Morre Manuel Francisco de Bem, poeta cego.
1929 – GUAÍBA – Nasce José Evaristo Víllalobos Júnior, jornalista e humorista. Presença em quase todos os jornais da capital. Usava o pseudônimo Carlos Nobre.
1957 – BAGÉ – Morre Liberato Salzano Vieira da Cunha, professor, jornalista, deputado, secretário de educação, líder político e católico, diretor do Jornal do Povo, em Cachoeira do Sul.
1968 – PELOTAS - Morre Ildefonso de Carvalho, advogado, radialista e jornalista.
SANTO DE HOJE, 7 DE ABRIL – DIA DE LOUVOR A  SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE
Ele  fundou em Reims, na França, a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, Irmãos Lassalistas, a serviço do ensino popular. Os Lassalistas, em numerosos estabelecimentos de ensino no Brasil, sempre foram  fiéis seguidores do espírito do seu fundador, que é o padroeiro dos professores do ensino fundamental.
O DIA DE HOJE, 7 DE ABRIL, NA HISTÓRIA REGIONAL
1752 – PORTO ALEGRE - Comunicação de Dom José I, rei de Portugal, a Gomes Freire de Andrade, informando que Manuel Cordeiro havia arrematado os direitos pela passagem de bestas muares e cavalares, no Registro de Viamão, localizado em Santo Antônio da Patrulha.
1889 – PERNAMBUCO – Nasce Agnelo de Albuquerque Cavalcanti, inspetor escolar, secretário da Prefeitura de Caxias do Sul. Pertenceu ao Instituto Rio-grandense de Letras. Jornalista e cronista.
1904 – CAXIAS DO SUL - A Associação dos Comerciantes recusa pagar as taxas do vinho de 250 mil réis (decreto 698/1904), cujo  montante corresponde ao valor do vinho produzido.
1918 – VERANÓPOLIS – O jornal Alfredo Chaves pede ao Estado a canalização do Rio Carreiro no município, para o escoamento da madeira.  Dezenas de serrarias esperavam o melhoramento.
1919 – CAXIAS DO SUL - A Associação Damas de Caridade adquire o palacete Rosa, na Rua Júlio de Castilhos e mais três casas contíguas, onde instalaria o Hospital Pompeia.
1956 – CAXIAS DO SUL - Fundação do CTG Paixão Cortes e posse de sua primeira diretoria. Patrão de Honra, General Paulo Pinto Leite e Patrão João Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...