10º aniversário do SAMU é comemorado com a comunidade




SAÚDE - As comemorações do 10º aniversário de atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Caxias do Sul foi em grande estilo e onde deveria ser, junto à comunidade que tanto utiliza os serviços. Ao lado da secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, da diretora-geral do SAMU/Serra, Renata Carrazoni Fontes, profissionais do serviço, autoridades e da comunidade, o prefeito Alceu Barbosa Velho cantou o parabéns a você e soltou centenas de balões em homenagem ao aniversário.

Para celebrar a data, o SAMU preparou uma série de atividades, que decorrem nos dias 20, 21 e 22 de agosto, das 14h às 17h, na Praça Dante Alighieri. Haverá demonstração de primeiros socorros, distribuição de material informativo e, além disso, as ambulâncias de suporte básico ficarão no local para as saídas de atendimento à população. O objetivo dessas atividades é apresentar à população como funciona o fluxo do SAMU, bem como orientar sobre ações que auxiliem na prestação de socorro em caso de emergência.

Na ocasião, o Prefeito Alceu parabenizou os profissionais do serviço pelos dez anos e destacou o trabalho de excelência realizado no Município. “Nesses dez anos, quero cumprimentar cada um de vocês por esse trabalho fantástico e de valentia que objetiva salvar vidas. Continuem com essa fibra e com essas boas ações”, enalteceu.


De acordo com Dilma Tessari, o grau de importância que tem a equipe do SAMU para a comunidade é incalculável. Segundo a secretária, esse esforço demonstra a excelência no atendimento. “O que seria da cidade sem esses anjos que chegam na hora mais importante, de mais necessidade para salvar vidas?”, indagou. Dilma parabenizou a equipe e ressaltou sobre a importância das atividades na Praça Dante Alighieri.

A diretora-geral do SAMU/Serra, Renata Carrazoni Fontes destacou a evolução do serviço nesse período e ressaltou que a missão dos profissionais é levar assistência humanizada proporcionando alento às pessoas e aos familiares. “Vários bebês vieram ao mundo em nossas mãos”, declarou emocionada. Estamos em constante evolução, com energia para realizar as tarefas, trabalhando em equipe, 24 horas por dia, sempre prontos para salvar vidas.

O SAMU: O SAMU é um serviço pré-hospitalar móvel, ou seja, atendimento móvel de urgência. Atua buscando chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, psiquiátrica ou obstétrica), que possa levar ao sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário, portanto, prestar-lhe atendimento e/ou transporte adequado a um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O Serviço é responsável por organizar a relação entre os vários serviços de saúde, qualificando o fluxo de pacientes na rede e, também, atender os pedidos de urgências solicitados pela população. Em 10 anos de atuação junto à comunidade, foram realizados mais de 174 mil atendimentos com o envio de ambulância. Conta com cinco ambulâncias, sendo uma UTI móvel e quatro de suporte básico e uma equipe formada por 25 médicos, sete enfermeiros, 17 técnicos de enfermagem, três auxiliares de enfermagem, 20 motoristas e 17 auxiliares de regulação. Os profissionais da equipe do SAMU são responsáveis pelas, cerca de, 1.120 ligações diárias, 290 regulações médicas (atendimento pelo médico regulador) e, uma média de, 45 atendimentos diários realizados com ambulâncias.

Além do atendimento às urgências, o SAMU realiza ações em conjunto com a comunidade, por meio de capacitação de primeiros socorros, aos trabalhadores que não atuam na área da saúde, em empresas ou junto à comunidade. Nessas atividades, ocorrem demonstrações de primeiros socorros, além de orientações sobre quando o SAMU deve ser acionado. Em 2014, teve início o projeto SAMUZINHO, que atua nas escolas do Município por meio de atividades lúdicas ensinando as crianças sobre casos de urgência e como acionar o Serviço.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE COMEMORAÇÃO DOS DEZ ANOS DO SAMU:

20 de agosto (quarta-feira)
Abertura oficial das comemorações de 10 anos do SAMU em Caxias do Sul
Horário: Até às 17h
Local: Praça Dante Alighieri
Atividades programadas: Demonstrações de primeiros socorros e apresentação de vídeo sobre atendimentos do serviço.

21 e 22 de agosto (quinta e sexta-feira):
Horário: 14h às 17h
Local: Praça Dante Alighieri
Atividades programadas: com uma ambulância e equipe extra, serão realizadas demonstrações de primeiros socorros e apresentação de vídeo sobre atendimentos do serviço. (Foto Ícaro de Campos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...