Lançado o 10º Passaporte da Leitura

Publicado por  on jun 10th, 2014 arquivado em DestaquesGeral. Você pode acompanhar os comentários se cadastrando RSS 2.0. Você pode deixar um comentário aqui Edit This Entry
PASSAPORTE DA LEITURA_DSC_9794
 CAXIAS DO SUL – O Prefeito em Exercício, Gustavo Toigo, participou na tarde de segunda-feira, dia 09/06 do lançamento da 10ª edição do projeto Passaporte da Leitura. A atividade, na Biblioteca Parque, foi promovida pelo Departamento do Livro e da Leitura e Programa Permanente de Estímulo à Leitura da Secretaria da Cultura, e contou com a presença da primeira-dama e Coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, da secretária da Cultura, Rubia Frizzo e equipe da secretaria, do vereador Edi Carlos, representando o Legislativo, representantes de escolas contempladas nesta edição e escritores.
 PASSAPORTE DA LEITURA_DSC_9800
As representantes das escolas municipais José Bonifácio (Pedancino)  e Santa Lúcia (de Santa Lúcia do Piaí) relataram a experiência de participar desde a primeira edição do projeto. “Lembro quando fomos chamados a participar há 10 anos e agora a gente vê a proporção que o Passaporte se tornou na cidade. Quanta coisa bacana foi feito nessa década! O Passaporte faz parte da trajetória da escola, que hoje atende a alunos de cinco comunidades – Pedancino, Parque Alvorada, Bradalise, Vila Maestre e Cânyon. A gente elabora e apresenta o projeto, mas ele só acontece pela dedicação de nossos professores no dia a dia da sala de aula. O Passaporte beneficia os alunos do turno da manhã, do 6º ao 9º ano. É um trabalho rico, positivo para a escola e para as comunidades envolvidas”, contou Margarete Ceconello, da José Bonifácio. Adriana Camelo Lucena, da escola Santa Lúcia, destacou a participação do Clube de Mães da comunidade no projeto. “Envolvemos a família, hoje temos bolsas confeccionadas pelas integrantes do Clube de Mães, muitas avós de nossos alunos. E com os livros que trocamos via Passaporte da Leitura criamos a Leitura em Família. Essas sacolas vão com o aluno para casa, com livros para todos”, exemplificou, ressaltando que com o Passaporte a escola obteve leitores mais apaixonados pela leitura, maior número de alunos leitores, mais de 300 novos livros pra a Biblioteca, entre outros benefícios.
PASSAPORTE DA LEITURA_DSC_9821
A diretora do Departamento do Livro e da Leitura agradeceu pela participação das escolas, professores e entidades parceiras e explicou que a atividade é preparatória a 30ª Feira do Livro de Caxias, que acontece de 3 a 19 de outubro, na Praça Dante. Daniela Tomazzoni Ribeiro informou a todos sobre uma pesquisa atual que aponta que o professor é o primeiro a inserir a leitura na vida da criança, tarefa antes realizada pelas mães. “Por isso destaco a importância do professor, de todo o seu trabalho de transformar o leitor por obrigação no leitor por prazer”, disse.
 PASSAPORTE DA LEITURA_DSC_9843
A secretária Rubia Frizzo lembrou da função real de um passaporte, de transpor fronteiras, relacionando ao Passaporte da Leitura. “A leitura tem a função de descortinar a história, ser a chave de entrada e cativar os alunos, as crianças. Que a caminhada que se inicia agora até a Feira do Livro seja cheia de novas descobertas”, desejou, anunciando que Caxias do Sul foi homenageada no último final de semana na Feira do Livro de Canoas, por ações da secretaria como o Passaporte da Leitura e a própria Feira do Livro.
O Prefeito em Exercício se disse emocionado por acompanhar o lançamento do projeto este ano, e lembrou da importância do local – antiga Casa das Máquinas da Estação Férrea, hoje Biblioteca Parque. Cumprimentou as escolas por serem parceiras do Poder Público nesse incentivo à leitura. “É importante que a comunidade se envolva nesses projetos das escolas como observamos nos relatos das professoras da José Bonifácio e da Santa Lúcia. O Passaporte é muito mais que uma atividade preparatória. Pego a ideia da secretária e penso que tenhamos que juntar esses trabalhos de 10 anos em um livro intitulado República Federativa da Leitura, se referindo a capa de um passaporte tradicional. São relatos e trabalhos emocionantes que não podem se perder”, destacou Gustavo Toigo.
Desde a primeira edição, cerca de 230 escolas já participaram do projeto e 6.900 livros foram entregues para as Bibliotecas Escolares. Nesse ano, 28 escolas foram contempladas, que receberam hoje o kit com 30 livros das obras do escritor selecionado. (Foto Andréia Copini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...