Fatos Históricos de hoje, 09/06 por Valdir dos Santos

Dia de Anchieta

Hoje é dia 9 de junho, segunda-feira. – Vigésima quarta semana do ano. — De janeiro a hoje passaram 160 dias. Faltam 205 dias para o fim  do ano. — Estação: Outono. Lua crescente.  – Signo de Gêmeos. — O Anjo HAZIEL guia os aniversariantes de hoje, e rezando o Versículo 6 do Salmo 24 terão  maior proteção.
Pensamento do dia: Em ninho de cobra frangote só pia uma vez.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – VILA POLIESPORTIVA NA CIDADE UNIVERSITÁRIA –   É um conjunto de unidades para ações e programas poliesportivos e de apoio às atividades de ensino e pesquisa da Universidade,  na Cidade Universitária, servindo também de base para o desenvolvimento de ações  de integração comunitária. Conta também com o Instituto de Medicina do Esporte, referência no tratamento de atletas da instituição, da comunidade e recuperação de pacientes conveniados em suas diversas áreas. Dispõe de quadras diversas, inclusive de tênis.
COMEMORAÇÕES DE HOJE, 9 DE JUNHO  DIA NACIONAL DO PADRE ANCHIETA,  Dec. 55.588/ 65 e Lei 5.196/66.  Inspira-se no dia  9 de junho de 1597, falecimento de José de Anchieta, jesuíta, poeta, dramaturgo, educador e evangelizador , fundou o primeiro colégio brasileiro.
DIA DO TENISTA – DIA MUNDIAL DA IMUNIZAÇÃO – DIA DO PORTEIRO
O DIA DE HOJE, 9 DE JUNHO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
68 d. C – ROMA – PENÍNSULA ITÁLICA – O imperador Nero, 31 anos, declarado inimigo público pelo Senado, suicida-se.  Foi perseguidor  dos cristãos, sendo  vítimas  São Pedro e São Paulo.
1898 – HONG KONG – CHINA -  Acordo faz a China ceder Hong Kong à Grá-Bretanha por 99 anos.
1908 – MAR BÁLTICO – O rei Eduardo VII da Grã-Bretanha reune-se com o Czar Nicolau II da Rússia à bordo do iate Real, no Mar Báltico. Foi a 1ª reunião entre o czar e o monarca britânico.
1934 – LOS ANGELES – CALIFÓRNIA -  Walt Disney cria um novo personagem: o Pato Donald.
1940 – OSLO – NORUEGA -  A Noruega se rende aos nazistas,  aliados desocupam  Narvik, com graves perdas britânicas. O rei Haakon, o príncipe herdeiro e o governo mudam-se  para Londres.
1950 – MOSCOU – URSS – Soviéticos exigem voz nas discussões internacionais sobre a Antártica.
1953 – SEUL – CORÉIA DO SUL – A Assembleia Nacional sul-coreana rejeita, por unanimidade, a proposta de paz elaborada pela ONU e pelos países comunistas.
1970 – PRINCEPTON – ESTADOS UNIDOS – A Universidade de Princeton outorga ao cantor/compositor  Bob Dylan o título de Doutor Honorário em Música.
1974 – PARIS – FRANÇA – O ministro de Reformas da França, Jean-Jacques Servan-Schreiber, é destituído após criticar as provas nucleares realizadas por seu país.
1993 – TOKYO – JAPÃO – O príncipe japonês Naruhito se casa com Masako Owada numa elaborada cerimônia religiosa xintoísta.
1994 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS – Médicos americanos criam, com técnicas de engenharia genética, uma vacina capaz de suprimir os sintomas do herpes genital.
1999 – IUGOLSÁVIA - Após 78 dias de intensos ataques aéreos da OTAN, a Iugoslávia e a OTAN assinaram pacto de retirada das tropas sérvias da província de Kosovo em 11 dias.
2000 – BUENOS AIRES – AREGENTINA – Greve de trabalhadores para a Argentina pela segunda vez no governo do presidente Fernando de la Rua.
2001 – TEERÃ – IRÃ - O presidente do Irã, Mohamed Khatami, é reeleito com 77% dos votos, margem ainda mais expressiva do que a obtida em sua primeira eleição, em 1997
O DIA DE HOJE, 9 DE JUNHO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1647 – LISBOA – PORTUGAL – Morre Matias de Albuquerque.  Nas guerras contra os holandeses, se destacou e de retorno a Portugal, recebeu o título de Marquês de Alegrete.
1657 -  LISBOA  – PORTUGAL – Através de regimento desta data é instituído o Correio-mor das cartas do mar. O primeiro correio-mor foi  o alferes Bartolomeu Fragoso Cabral.
1974 – RIO DE JANEIRO  – Sai de circulação após 73 anos o jornal Correio da Manhã.

O DIA DE HOJE, 9 DE JUNHO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1827 – PIRATINI – REVOLUÇÃO FARROUPILHA  – O Brigadeiro Sebastião Barreto P. Pinto anuncia a retirada dos invasores argentinos, do território rio-grandense. Os combatentes brasileiros eram quase todos rio-grandenses. Na proclamação, são apontados heróis e responsáveis pelo sucesso Bento Gonçalves, José Rodrigues Barbosa e  Bento Manoel.
SANTO DO DIA DE HOJE, 9 DE JUNHO :  DIA DE LOUVOR  AO BEM-AVENTURADO PADRE JOSÉ DE ANCHIETA. Era natural de São Cristóvão da Laguna, na Ilha de Tenerife. Em 1551 ingressou na Companhia de Jesus e dois anos depois proferiu os votos perpétuos. Partiu para o Brasil, estabelecendo-se em São Paulo, onde contribuiu para a fundação do colégio e em consequência da grande metrópole,  em 25 de janeiro de 1554. Foi professor de latim, catequista, poeta, escritor, dramaturgo, gramático, estudioso da flora e da fauna. Ao lado dos índios, defendeu seus interesses e a paz entre as tribos. Fundou a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, primeiro e único hospital por muito tempo. Foi superior provincial. Escreveu o grande POEMA Á VIRGEM, em latim, primeiro texto literário produzido em terras brasileiras. Morreu em 9 de junho de 1597, em Reretiba, hoje Anchieta, no Espírito Santo.
O DIA DE HOJE, 9 DE JUNHO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1775 – SANTO ANTONIO DA ´PATRULHA - Carta de sesmaria  em favor de  Inácio José de Mendonça e Silva, ‘’o homem mais importante na fundação de Santo Antônio da Patrulha’’.
1887 – BENTO GONÇALVES - Visita a localidade o Ministro da Itália Ernesto Martuscelli, acompanhado pelo Cônsul Geral Barão Brin, ambos recebidos com grandes festejos.
1917 – CAXIAS DO SUL – Morre Domingos Bersani. Prestou serviços como real agente consular.
1918 – CAXIAS DO SUL - Fundação do Recreio Guarani, um dos clubes tradicionais da cidade.
1924 – GUAPORÉ - O intendente cel. Agilberto Atílio Maia extingue o quinto distrito com sede no povoado Dona Fifina Corrêa, como medida de economia.
1942 – ANTÔNIO PRADO - Assume a Prefeitura o Capitão Felisbino Monteiro.
1945 – ANA RECH, Caxias do Sul - Bênção da pedra fundamental da  Capela de São Valentim.
1948 – BOM JESUS - Criação do distrito de Silveira.
1969 – IBIRAIARAS - Inauguração da nova matriz.
1973 – CAXIAS DO SUL – Nos festejos dos 150 anos do Poder Legislativo no Brasil, na  Câmara de Vereadores, sob a presidência de Ovídio Deitos, o Deputado federal Nadyr Rossetti, face ao perfeito entendimento da situação e da oposição, afirmou: ‘’Vocês deram uma lição ao Brasil’’.
1973 – SÃO JOÃO DA URTIGA - Primeira exposição de soja, 18 bois para o  churrasco comemorativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...