Caxias participa de estudo sobre competitividade de destinos turísticos

SONY DSC
CAXIAS DO SUL - Caxias do Sul foi contemplada, juntamente com outras 25 cidades gaúchas, para participar de um estudo sobre competitividade de destinos turísticos 2013.
A promoção é da Secretaria de Estado de Turismo do Rio Grande do Sul, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.
A metodologia é a mesma que vem sendo utilizada desde 2008 em 65 municípios turísticos indutores em todo o Brasil, através do Ministério do Turismo.
Para aplicação da metodologia, a cidade de Caxias do Sul receberá a visita de um pesquisador da Fundação Getúlio Vargas – FGV, no período entre 25 a 29 de novembro, o qual, realizará entrevistas com representantes de órgãos públicos, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, objetivando coletar dados sobre diversos segmentos direta e indiretamente ligados ao desenvolvimento da atividade turística no destino.
Aspectos abordados nas entrevistas de acordo com o entrevistado:
-Órgão oficial de turismo: perguntas relacionadas à política e estrutura municipal de turismo, atrativos turísticos, marketing, eventos, pesquisas em turismo e regionalização do turismo.
-Empresários, Convention & Visitors Bureau e Associações Representativas: questões ligadas a mercado, estrutura dos estabelecimentos e capacitação profissional.
-Secretaria de ação social ou conselho tutelar: política de enfrentamento de exploração sexual infanto – juvenil no município.
-Secretaria de cultura e IPHAN: políticas relacionadas à cultura, produção cultural associada ao turismo e patrimônio histórico e artístico (tombamentos).
-Secretaria de meio ambiente: políticas locais de meio ambiente, estrutura de saneamento e unidades de conservação ambiental.
-Instância de Governança Regional: questões relacionadas à regionalização do turismo.
-SEBRAE: perguntas a respeito do mercado, capacitação profissional e regionalização do turismo.
-Polícias civil e militar, bombeiros, guarda municipal e defesa civil: estrutura dos batalhões e números de homicídios.
-Secretaria de obras, urbanismo ou infraestrutura: planejamento urbano, empreendimentos imobiliários regulares com obras iniciadas no ano anterior, fornecimento de energia, transporte público, redes de água e esgoto e coleta de resíduos.
-Secretaria de finanças, fazenda ou planejamento: orçamentos ( orçamento total, percentual executado e total de recursos anuais próprios das secretarias de turismo e cultura); valor das emendas parlamentares federais para o município; investimentos diretos dos governos federal e estadual no município.
-Secretaria da saúde: estrutura do atendimento emergencial 24h, número de profissionais de saúde (público) e destinação pública de resíduos hospitalares.
-Instituições de ensino com cursos livres, técnicos e/ou de graduação em áreas ligadas ao turismo: perguntas a respeito dos cursos ofertados.
A pesquisa, segundo a Secretária Municipal do Turismo, Drica de Lucena é de grande importância para Caxias do Sul, que vem, segunda ela, trabalhando para o crescimento gradativo do setor na busca de se consolidar como polo regional.
“Temos atrativos urbanos e rurais, belezas naturais exuberantes, moderna rede hoteleira, aeroporto regional, indústria, comércio e agricultura fortes, rodovias federal e estadual pavimentadas, fácil acesso à capital e outras cidades, além de uma gastronomia reconhecida em todo o Brasil”, exemplifica a titular da SEMTUR.
Ela acredita no potencial turístico de Caxias do Sul e em parcerias com órgãos públicos e privados na busca de fortalecer o turismo, com planejamento, trabalho integrado e o que literalmente chama de “botar a mão na massa”.
Drica lembra que a Festa da Uva e toda a sua grandeza, por si já é um grande gerador de turismo, atraindo pessoas de todas as partes do Brasil e até do exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...