A História entrelaçada entre o Sindilojas e o Sindigêneros

SONY DSC
Por Carlos Calcagnotto*
CAXIAS DO SUL - A origem do Sindigêneros teve início com a criação da Associação do Comércio de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul, criada em janeiro de 1953, tendo como primeiro presidente Adelino Pasa, obviamente, pertencente ao ramo de secos e molhados da cidade e visava lutar para conseguir melhorar as quotas de abastecimento de gênero alimentício, como farinha e arroz, controlada à época pelo governo estadual.
O grande salto dessa iniciativa já resultou no primeiro ano de atividades da associação que obteve o reconhecimento pelo Ministério do Trabalho do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul. A partir de então, respondendo por todas as atividades empresariais do comércio varejista de nossa cidade. Incluindo obviamente o setor de gêneros alimentícios.
Durante vinte e seis anos, o Sindilojas permaneceu sob a presidência de representantes de gêneros alimentícios, culminando com o senhor Luiz Orestes Gomes que ficou no cargo durante vinte anos e entregou a presidência em 1976 para Neure José Fedrizzi, integrante do setor lojista.
A partir de então o Sindilojas adquiriu o prédio do Palácio do Comércio de dez andares na Rua Sinimbu, esquina Alfredo Chaves, em parceria com a CDL, Clube de Diretores Lojistas.
Em 1987 o Sindilojas, então presidido por Carlos Raimundo Calcagnotto, iniciou a construção de um novo prédio vizinho ao Palácio do Comércio, de oito pavimentos concluído em 1991, Edifício Sindilojas, onde passou a sediar no quinto andar o novo Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul.
Este novo sindicato obteve a sua carta sindical em 21 de junho de 1988 numa iniciativa da diretoria do Sindilojas na gestão de Carlos Calcagnotto, sendo o primeiro presidente Sérgio Bruno Cesa, tendo em vista a criação recente da Federação do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre com base estadual.
Nesse caso o Sindilojas e a cidade perderiam a gestão atinente ao setor de gêneros alimentícios passando a sua base para a federação correspondente.
Em tempo recorde de apenas seis meses o Sindilojas conseguiu realizar o processo constitutivo do Sindigêneros, obtendo a nova Carta Sindical para o setor de sua origem e aprovada pelo Ministério, com a colaboração direta do delegado estadual do Trabalho Celito De Grandi e do Ministro do Trabalho Almir Pazzianotto.
A colaboração e atividade conjunta com o Sindilojas sempre foi uma constante e já em 1993, a homenagem do Troféu Mercador criada pelo Sindilojas em 1978, passou a ser em dupla com o Sindigêneros, integrando-o completamente.
Por aprovação da Assembleia Geral do Sindilojas em 1988, houve a deliberação de ser doado ao Sindigêneros um andar inteiro, o 5º, quando de sua conclusão, o que foi feito com a posse do imóvel em 1991.
Contudo, alguns aspectos retardaram a escrituração pública de doação, sendo apenas efetivado legalmente em 2005 na nova gestão do presidente do Sindilojas Carlos Calcagnotto, passando assim ao domínio devido do Sindigêneros.
Aproveito a oportunidade para felicitar o atual presidente do Sindigêneros Jorge Salvador e à sua diretoria pela passagem dos 25 anos da entidade que foi criada a muitas mãos. Que seja estendido a todos os ex-presidentes e seus respectivos grupos de trabalhos. Muitas felicidades e que tenha vida longa essa entidade que tanto nos orgulha. (Foto Laudir Dutra)
*Carlos Calcagnotto é professor universitário e  empresário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...