Fatos Históricos dos dias 26 e 27 de outubro - por Valdir dos Santos



DIA 26 DE OUTUBRO - Hoje é o dia 26 de outubro, sábado.  -- Quadragésima terceira semana do ano. -- De janeiro até hoje passaram 299 dias. Faltam 66 dias para o fim do ano. -- Estação: Primavera. -- Lua minguante a partir das 20 horas e 42 minutos. -- Signo de Escorpião. – Os aniversariantes do dia de hoje são guiados pelo ANJO JELIEL e devem rezar o Versículo 20 do Salmo 21 para alcançar maior proteção.

Pensamento do dia: Do dito ao feito tem uma grande distância.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA - A Construção Civil é um dos setores básicos da economia do país por representar a criação de ativos fixos e imobiliários, que, geralmente, significam investimentos em empreendimentos nas áreas da indústria, serviços e agropecuária. Pujança nesse setor indica boas perspectivas de crescimento econômico que se reflete no social. O trabalhador da construção civil representa uma das alavancas desse crescimento.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 26 DE OUTUBRO
DIA NACIONAL DA JUVENTUDE
- DIA DO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL.
DIA INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA
- DIA DA REPÚBLICA DA ÁUSTRIA (Republik Österreich). -- CAPITAL: Viena - NACIONALIDADE: austríaca.-- DATA NACIONAL: 26 de outubro (Independência). -- GEOGRAFIA - Localização: centro da Europa. Hora local: +4h. Área: 83.859 km2. Clima: temperado continental (maior parte), de montanha. -- POPULAÇÃO - 8,2 milhões (2007). Idioma: alemão (oficial), esloveno. -- Religião: cristianismo 81,1% (católicos 70,1%). GOVERNO - República parlamentarista. –  No sul do Brasil, após 1875, os imigrantes procedentes de Trento, do Império Austríaco, de cultura italiana, fazem presença aplaudida e vigorosa na colonização do Rio Grande do Sul.

O DIA DE HOJE, 26 DE OUTUBRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1828 – TURIM - ITÁLIA - Nasce São Leonardo Murialdo, benemérito da assistência aos meninos de rua, aos trabalhadores da capital do reino do Piemonte e à causa da boa imprensa. É o fundador da Congregação dos Padres Josefinos, conhecidos como Josefinos de Murialdo, entidade que mantém casas em vários países e no Brasil; e dá continuidade aos  seus ideais.
1841 – BARCELONA – ESPANHA - É destruída a odiada Cidadela, símbolo do absolutismo e centralismo castelhano.
1863 – LONDRES – INGLATERRA – Jules Rimet inventa um novo esporte: o futebol. Virou mania internacional, sendo um dos esportes mais populares do planeta, revelando craques, ídolos e movimentando verdadeiras fortunas nos salários dos melhores atletas.
1950 - PARIS – FRANÇA - ‘’ Declaração governamental do 1º ministro PLEVEN diante da Assembleia Nacional Francesa: criação de exército europeu com unidades nacionais tão pequenas quanto possível, sob um ministro europeu da defesa, responsável perante a Assembleia Europeia.  A Assembleia Nacional aprova a declaração governamental com 343 votos contra 225.’’

O DIA DE HOJE, 26 DE OUTUBRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1917 - RIO DE JANEIRO - Pelo decreto nº 3.361 é ‘’reconhecido e proclamado o estado de guerra iniciado pelo império alemão contra o Brasil.’’ Os antecedentes imediatos são o afundamento do navio Paraná em 4 de abril de 1917, o que levou o governo brasileiro a suspender as relações diplomáticas seis dias depois. Continuando os afundamentos, foi proclamado o estado de guerra.
1956 - RIO DE JANEIRO - Morre o General Pedro Aurélio de Góis Monteiro. Foi chefe das operações militares da Revolução de 1930, tarefa que lhe deu grande prestígio e força, tornando-o uma das personalidades de maior relevo do período pós-revolucionário.

O DIA DE HOJE, 26 DE OUTUBRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1864 – RIO DE JANEIRO - Falece José Maria Chaves, de Pelotas, médico, pesquisador da saúde.
1878 – ALCALÁ DE LA REAL – ESPANHA - Nasce Isidoro Herédia, farmacêutico; vindo ao Rio Grande do Sul, destacou-se como autor e pesquisador em sua profissão.
1897 – CAÇAPAVA DO SUL - Nasce Átila Taborda, médico, ensaísta, sociólogo e educador, fundador da Universidade de Bagé,  hoje mantida pela Fundação Átila Taborda.
1910 – RIO GRANDE - Nasce Osvaldo Miller, poeta, historiador, promotor dos valores gauchescos.
1938 – SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Carlos Pereira Castilhos, teatrólogo.

SANTO DO DIA DE HOJE, 26 DE OUTUBRO – DIA DE NOSSA SENHORA MÃE DA DIVINA GRAÇA
- DIA DE SANTO EVARISTO,  PAPA E MÁRTIR  - Foi o 5º Papa da História, sucedeu São Clemente I. Segundo o antigo Líber Pontificalis, era de origem grega, nasceu na Antioquia, martirizado pelo imperador Trajano, ano 100. Foi sepultado no Vaticano, junto ao apóstolo São Pedro.

O DIA DE HOJE, 26 DE OUTUBRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1902 - CAXIAS DO SUL - Faz-se os registros fiscais, para calcular os impostos, de 66 carretas e 81 tropas de cargueiros, que transportam mercadorias até o porto de São Sebastião do Caí
1906 - GARIBALDI - Chegam da França as irmãs de São José  Maria Augusta Hudry, Joseph Ambroise Maitral e, logo mais,  Josephine Burgeois, a fim de reforçar a missão rio-grandense.
1909 - CAXIAS DO SUL - Um coro de meninos, na igreja matriz, atual Catedral Diocesana, canta, pela primeira vez, uma missa em gregoriano, na história de Caxias do Sul.
1924 - MUÇUM - O Arcebispo metropolitano de Porto Alegre Dom João Becker, em visita pastoral, consagra a igreja da Paróquia da localidade.
1925 - BOM JESUS - Fundação do Esporte Clube Rio Branco.
1933 - CAXIAS DO SUL - Pela primeira vez a cidade é sobrevoada por um avião militar. É pilotado por Hermes Cruz, filho de Antônio Cruz, caxiense de longa data.
1936 - VERANÓPOLIS - Dom José Barea percorre a sede da vila coletando fundos para a construção do Seminário Diocesano, como foi feito em vários lugares.

1956 - BENTO GONÇALVES - É criada a paróquia de São Roque.



Dia 27 de outubro



Hoje é o dia 27 de outubro, domingo. -- Quadragésima quarta  semana do ano. -- De janeiro até hoje passaram 300 dias. Faltam 65 dias para o fim do ano. -- Estação: Primavera. -- Lua minguante. --  Signo de Escorpião. – Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO SITAEL e devem rezar o Versículo 2 do Salmo 90 para fortalecer a proteção.

Pensamento do dia: A alma e a bondade não têm idade.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA -
1971 - FUNDAÇÃO DE DIREITO PRIVADO. - Em 27 de outubro de 1971 foi Instituída comissão de estudos para transformar a mantenedora ‘’Associação Universidade de Caxias do Sul’’, em fundação de direito privado.
1992 - Em 27 de outubro de 1992 - Resolução do CEPE autoriza o funcionamento do Curso de Mestrado em Biotecnologia, hoje com Doutorado nessa importante área do conhecimento.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 27 DE OUTUBRO
- DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA PAZ
- DIA OFICIAL DO MÚSICO
- DIA DO ENGENHEIRO AGRÍCOLA.
DIA DA INDEPENDÊNCIA DE GRANADINAS E SÃO VICENTE , na América Central
- DIA DA INDEPENDÊNCIA DA REPÚBLICA DO TURCOMENISTÃO, na Ásia.

O DIA DE HOJE, 27 DE OUTUBRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1561 – SELVA AMAZÔNICA - Durante a sua louca expedição ao Amazonas, Lope de Aguirre mata a filha para evitar que caia em poder dos seus inimigos.
1728 – MARTON-IN-CLEVELAND – INGLATERRA - Nasce James Cook (1728-1779), em Marton-in-Cleveland, Yorkshire. Tornou-se uma legenda britânica como explorador.
1782 – GÊNOVA – ITÁLIA - Nasce Niccoló Paganini (1782-1840), violinista e compositor italiano.
1807 – FONTAINEBLEAU - FRANÇA - Assinatura do tratado entre Carlos IV, rei de Espanha, e Napoleão I, imperador dos franceses para o desmembramento dos Estados portugueses. O tratado toma o nome da localidade em que foi assinado e extingue a autonomia de Portugal e a casa de Bragança é destituída da coroa. A França, governada por Napoleão Bonaparte prepara a 1.ª Invasão Francesa de Portugal. Portugal é repartido em três áreas, sendo que Napoleão Bonaparte nunca teve intenção de pôr em prática o Tratado.

O DIA DE HOJE, 27 DE OUTUBRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1645 – LISBOA – PORTUGAL - ‘’Carta patente de doação, declarando os primogênitos da Coroa príncipes titulares do Brasil e Duques de Bragança; cometendo-lhes o governo e administração da mesma casa, com ministros separados’’. Surge o título de Príncipe do Brasil.
1733 - LISBOA – PORTUGAL - Alvará proíbe a abertura de caminhos ou picadas, para a região das minas, para proteger a arrecadação de impostos, com penas muito severas. Caso se tornarem necessárias novas estradas, o Rei pede ser informado, reservando-se o despacho.
1892 – QUEBRÂNGULO – ALAGOAS – Nasce Graciliano Ramos, autor de Caetés (1933), Vidas Secas (1938) e Memórias do Cárcere (1953). Morreu no Rio de Janeiro em 20 de março de 1953.
1912 – RIO DE JANEIRO - Inauguração do bondinho do Pão de Açúcar, atração até hoje do RJ.
2001 – RIO DE JANEIRO - Oscar Schimidt, (o Mão-Santa), o maior cestinha brasileiro da história foi nomeado para o Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete. Oscar Schmidt se junta a Amaury Passos, Hortência e Kanela na lista dos imortais do esporte. Oscar marcou mais de 7,6 mil pontos em 19 anos de seleção, foi campeão Pan-Americano em 1987 e bronze no mundial de 1978.

O DIA DE HOJE, 27 DE OUTUBRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1875 - RIO DE JANEIRO - O Ministério da Agricultura defere o pedido de ressarcimento da Província de São Pedro do Rio Grande pelas 32 léguas quadradas cedidas ao Governo Geral, nas quais se situam as futuras Colônias Caxias, Conde d’Eu e Dona Isabel.
1916 – SANTIAGO – Nasce Antônio Carlos Machado, jornalista, ensaísta, poeta e advogado.
1920 – RIO GRANDE – Nasce Amélia Brandão, poetisa, autora do livro Falando ao Coração.
1935 – SÃO LUIZ GONZAGA – Nasce Dilamar Valsa Machado, radialista e político.
1943 – RIO GRANDE – Nasce Tânia Franco Carvalhal, ensaísta e professora universitária.
1952 – CARAZINHO – Nasce Francisco Salvatori, jornalista e novelista.

SANTA DO DIA DE HOJE, 27 DE OUTUBRODIA DA FESTA EM HONRA DA BEM-AVENTURADA TERESA VERZERI - Nasceu em Bérgamo, Itália, de família nobre, no ano de 1801. Aos 25 anos passou a dedicar-se à assistência de crianças desamparadas. Com algumas companheiras, cheias de ideal, fundou a Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Teresa destacou-se como fundadora, educadora, escritora e mestra espiritual. Morreu em 3 de março de 1852. Suas seguidoras, mais de mil religiosas, estão espalhadas pelo mundo e, desde 1931, no Brasil.

O DIA DE HOJE, 27 DE OUTUBRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1894 - CAXIAS DO SUL - O Município cria Comissão para as Comemorações do 5º aniversário da Proclamação da República: João Batista de Lucena, Hugo Luciano Ronca, Domingos Maineri, Gabriel Augusto Vilas Boas, Victor Bersani, Vitório Panarari, Antônio Moro, Lino Sartori, Luigi Michielin, Antônio Pieruccini e Rodolfo Felice Laner. A ata observa que deve também se festejado o término da Revolução Federalista e a posse do novo Presidente da República.
1901 - CAXIAS DO SUL - Nasce Ângelo Maggi, empresário de grande dinamismo e visão, prematuramente falecido. Destacou-se pela sua participação na vida comunitária.
1947 - ANNECY – FRANÇA - Morre Frei Teótimo de Vailly. Fez parte da Missão capuchinha rio-grandense, de 1902 a 1919, quando regressou à terra natal. Trabalhou em Veranópolis.
1998 - CAXIAS DO SUL - Na Católica Domus, refundação do Coral Santa Teresa. Maestrina Ivete De Carli.. com 32 pessoas. Estreou em 15 de outubro, na festa de Santa Teresa. Reaviva longa tradição, na matriz e depois Catedral de Santa Teresa, da música polifônica dos maiores mestres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...