Valorizar as coisas da cidade


Por Laudir Dutra – (laudir43@yahoo.com.br)
CAXIAS - Aqui por terras gaúchas, todos sem distinção cantam com orgulho o Hino Riograndense, o hino Nacional é cantado também, mas com pouco entusiasmo. Poucos deixam de cantar por não saberem a letra, a maioria canta por obrigação, numa espécie de medo de ser flagrado sem saber cantar um dos hinos mais lindos do mundo.
Aqui, fazendo uma breve reflexão, acredito que o hino italiano e o americano são os mais conhecidos que existem, por nós, depois do nosso claro, mas chega ser até um disparate não cantarmos o hino nacional com a mesma garra e emoção com que entoamos o Hino Riograndense.
Veja os exemplos das partidas de futebol, quando toca o hino nacional nos estádios gaúchos, na Arena e no Beira-Rio (agora no Centenário), as pessoas estão ali, sem prestar atenção, enviando mensagens pelo celular, acessando a internet, rindo com a pessoa que está ao lado, fazendo de conta que o melhor ainda está por vir.
Mas quando inicia o hino do Rio Grande do Sul, meu Deus, para tudo que está fazendo, coloca a mão no peito, punhos serrados e solte a garganta. Uma paixão incontrolável toma conta de todos.
Mas em se tratando de hino, acho que o da cidade mereceria mais destaque. Não é possível que as autoridades não saibam cantar o hino de Caxias. Se essas não sabem, isentamos então as crianças de cantarem nas escolas, nas solenidades oficiais.

Senão vejamos:

Hino de Caxias do Sul
Quando o dia sorrindo amanhece
E o sol beija-te a face risonha
Toda a terra de amor estremece
Ao bater de teus malhos… é a luta
De teu povo incansável e obreiro
Que os desígnios de Deus executa.
Em teus vinhos, ó seiva bendita
Deste solo de imensa riqueza
Vejo a esplêndida glória infinita
Que em teu seio divino se encerra
A exaltar o valor desta terra
De tão nobre, excelsa beleza.
Junto ao Campo dos Bugres surgiste
Carreteando o progresso aos penhascos
E qual marco bagual lança em riste
Deste ao pago do sul nobre exemplo
E se a igreja da raça erigirem
Tu serás o altar deste templo.
Frutos são do esforço imigrante
Aliado ao esforço nativo
Te levanta, Caxias, vibrante
Aos clarins do progresso e da fama
Porque a glória é o sentido da luta
A que a vida afinal conclama.
O Hino de Caxias surgiu por ocasião de um encontro no CTG Rincão da Lealdade, quando os maiores expoentes da música presentes ficaram com a incumbência de compor o hino da cidade. Walter Spalding, Alfredo Costa Machado, Jaime Caetano Braum e Aparício Rillo fizeram a melodia. A música e os arranjos são de Leonardo Caffi.
Quem gravou pela primeira vez o hino foi Sandra Fisch através da gravadora Faixa Nobre, mas pelo seu timbre de voz muito lírico, não caiu no gosto popular, o que acabou sendo revisto alguns anos mais tarde.
O CD Mosaico traz o hino cantado pelo Coral Municipal e a Orquestra Municipal de Sopros, numa tentativa de popularizá-lo.
Todos nós sabemos da dificuldade que as pessoas têm de aceitar uma ideia ou sugestão por aqui, então que alguém adote esta criança e tome as rédeas da iniciativa e comece desde já a tornar isso uma possibilidade concreta. Que seja levado para dentro das salas de aula essa sugestão, que seja ensinado às nossas crianças e tornado efeito a prática de exercitar o hino da cidade, que os pequenos comecem dando o exemplo aos mais velhos.
Talvez a melodia não seja muito simples e a música convide para que a prática seja uma constante, mas se trata do hino da cidade. Com certeza, quando Aparício da Silva Rillo, Walter Spalding, Alfredo Costa Machado e Jaime Caetano Braum compuseram a letra Eleonardo Caffi os arranjos possibilitaram que o mesmo fosse tornado oficial, então, mais do que justo e coerente que seja usado e entoado, senão, de que valeu alguém ter se inspirado e criado o hino de Caxias do Sul.
Comecei este texto citando os hinos do RS e Brasileiro numa espécie de comparativo da paixão pelas nossas coisas, logo nós, gaúchos, mas acima de tudo brasileiros, tão orgulhosos das nossas façanhas.
Os caxienses ao longo de sua história também vêm demonstrando o amor e apego pelas suas coisas, seus antepassados e as lutas para desvendar essa terra.
Por aqui tudo é valorizado ao extremo, os títulos, as conquistas, as empresas, seus empreendedores. Devemos incluir também o nosso hino como parte de uma história de luta, símbolo de um progresso que recém ultrapassou um século de existência.
Não vamos deixar que uma música que retrata toda a história vivida, fique no esquecimento ou que não tenha o verdadeiro valor que ela mereça.
Assim como é lei cantar o Hino Riograndense nos jogos da Arena e Beira-Rio e por outros estádios brasileiros, o Hino Nacional, por que então não adotar por aqui cantar o hino da cidade. Até mesmo nas escolas, por que não tornar isso uma espécie de parte integrante do currículo escolar na rede pública municipal?
E aí, você sabe cantar ou pelo menos conhece o hino de Caxias? Eu te confesso que não conhecia.
Essa é para as nossas autoridades pensarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...