Menino Jackson e seus familiares aguardam cirurgia



Jackson se mostra um garoto bem humorado e esperançoso da vida
Por Laudir Dutra – (laudir43@yahoo.com.br)
CAXIAS DO SUL - Finalmente uma notícia boa sobre o pedido que o casal Jorge Ilário Bottin e Simone Ferreira fez solicitando que o Estado realize uma cirurgia para implantar um marca-passo diafragmático no menino Jackson Rafael Ferreira Bottin de apenas oito anos de idade, vítima de atropelamento, com o objetivo único de proporcionar uma melhor qualidade de vida, eliminando o respirador mecânico, permitindo mobilidade para ir ao colégio, a passeios ao ar livre e festinhas na casa dos tantos amiguinhos que canalizou nesses meses em que está confinado na cama e na cadeira de rodas.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul acaba de conceder a liminar para que Jackson possa finalmente ter o direito de ser submetido ao procedimento.
A manifestação do tribunal reforma a decisão do juiz de Caxias do Sul, que havia negado a liminar com base nos argumentos do Estado do Rio Grande do Sul, de que o procedimento seria caro para os cofres estaduais e poderia prejudicar a coletividade.
Entre os argumentos do Estado, além do valor elevado, (por volta de R$ 380 mil), está o fato de que Jackson não corre risco de morte, pois está há três anos sobrevivendo e o ineditismo deste tipo de operação, considerado por ele Estado, como experimento, uma vez que no Rio Grande do Sul nunca houve tal pedido.

A mãe Simone é companhia inseparável em todos os momentos
Os pais e amigos de Jackson esperam agora que não seja cassada a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – TJRS, o que ainda pode ocorrer, pois os prazos ainda não foram esgotados.
O acidente
No dia 31 de janeiro de 2010 na cidade de Garibaldi, Jorge Ilário Bottin e Simone Ferreira passeavam com o filho Jackson Rafael Ferreira Bottin, à época com cinco anos de idade, um pequeno descuido, uma fração de segundos, foi suficiente para que o garoto se desvencilhasse da mãe e atravessasse a via, quando o Peugeot placas IPM 7821, que trafegava no sentido bairro centro na Rua Jacob Ely colidisse violentamente contra o menino.
No momento de desespero, o pai do garoto correu em direção ao condutor do veículo e se jogou sobre o capô, com receio de que o mesmo fugisse do local, mas não aconteceu, imediatamente foi chamado o socorro, a ambulância o conduziu ao hospital mais próximo. Depois de feitos todos os procedimentos, se chegou ao diagnóstico. Jackson estava tetraplégico, pois a lesão medular na 3ª e 4ª vértebras fora grave.
No quarto de Jackson, tudo para lembrá-lo de que ele é uma criança e precisa brincar
A partir daquele momento, os pais, amigos e familiares não tiveram mais sossego, praticamente a vida em família se tornou bem difícil, pois o pai teve que continuar trabalhando em Garibaldi, sendo praticamente uma visita ao filho aos finais de semana. Pelo plano de saúde familiar, foi possível atendimento domiciliar 24 horas, mas a mãe Simone, 34 e Jackson, tiveram que mudar para Caxias do Sul, maior centro, condição da UNIMED para que pudessem usar os benefícios do plano.
Foi alugada uma casa na Rua Treze de Maio quase esquina Sarmento Leite, equiparam uma UTI móvel na residência e uma equipe de quatro pessoas se revezam dia e noite para atender e cumprir com todos os cuidados necessários. A médica designada para o caso é a Drª Tatiana Moratelli, que acompanha o garoto desde o início do acidente.
Pode parecer pouco diante do grave quadro em que se contra o Jackson, com o impedimento total de andar e tendo que ter uma vida limitadíssima, apenas realizar a cirurgia para colocação de um marca-passo, mas sair de uma cama ou de uma cadeira, respirar ar natural, não tem preço. “Estou sempre em busca de tudo aquilo que estiver ao meu alcance ou não para que ele tenha uma melhor qualidade de vida, mesmo com todas as suas limitações, mas mantenho a esperança de que as suas condições irão melhorar”, salienta Simone.
Maior esperança
Para o menino Jackson que é torcedor do Internacional de Porto Alegre e que exibe uma camiseta do Corinthians paulista, presente dado pelo técnico Tite, a vida está apenas começando, mas ele já entende a sua condição de vida. De uma inteligência rara para a idade, ele tem uma aula de duas horas por semana em casa, escreve um diário onde relata todo o seu cotidiano e não desgruda do computador. Assiste a vídeos, vê filmes, desenhos, observando a tudo com maior atenção. O mundo virtual invadiu sua vida de tal forma que ele consegue escrever no computador, frases e palavras que gosta, mas uma esperança carrega consigo.“O meu maior desejo é tirar a traqueostomia, estou esperançoso, pois faz um ano que espero por este momento”.
O computador é o amigo inseparável dessa figurinha chamada Jackson
Agora os dias e as horas parecem uma eternidade e custam a passar, pais praticamente reclusos em casa junto com o filho contam com a solidariedade das pessoas e não dispensam nenhum tipo de ajuda, principalmente com fraldas tamanho (P adulto) que serão usadas por toda a vida e algum alento que possa confortar ainda mais a família.
Fatalidades são fáceis de acontecer, Deus queira que não aconteçam com nenhuma outra pessoa. Que os pais redobrem os cuidados com seus filhos, não permitindo que os mesmos se tornem ‘independentes’ antes do tempo e queiram tomar as suas próprias decisões.
Para ajudar, o telefone 9173.7496 está sempre à disposição e no Facebook a home Page Simone Ferreira Jackson precisa respirar pode ser acessada também. (Foto Ponto Inicial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...