O legado de Hércules Galló vira Instituto



Casario que abrigou a família Galló pode ser visitado pelos caxienses e serra gaúcha em Galópolis. (Foto Luiz Chaves)
CAXIAS DO SUL - “Esse patrimônio é meu, mas ele já não me pertence mais e nem à minha família. Ele é de vocês, da comunidade! E o que estamos entregando hoje é apenas o começo de muita coisa que deve acontecer aqui.” Com essas palavras o empresário José Galló, diretor-presidente das Lojas Renner, entregou para a comunidade de Galópolis, Caxias do Sul e para a Serra Gaúcha o Instituto Hércules Galló, do qual é presidente, junto com a conclusão do restauro das duas casas centenárias que pertenceram ao seu ilustre avô, o italiano Hércules Galló, no último dia 10/11. A solenidade reuniu o prefeito José Ivo Sartori, autoridades, familiares, comunidade e a imprensa na bucólica e aconchegante Galópolis, em uma manhã de sol radiante e intensa alegria e emoção para a família Galló.
O restauro das casas, que devem dar lugar a um centro cultural e a um museu da indústria têxtil para fomentar a cultura e o turismo na região, é um sonho antigo do empresário, que acredita ser preciso marcar a existência com um legado. “Hércules deixou um importante legado, que fica claro agora com esse projeto. E sabemos que o crescimento de um país é medido pela sua cultura, pelo seu patrimônio e pela sua história”, afirmou Galló, emocionado.
A ocasião foi marcada também pelo lançamento do livro “Galópolis e os italianos: patrimônio histórico preservado a serviço da cultura”, assinado pelo jornalista porto-alegrense Ricardo Bueno, que conta com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura, e do documentário “O primeiro raio de sol”, produzido pela Spaghetti Filmes, de Caxias do Sul. Ambos registram o processo de intervenção das casas da família Galló ao mesmo tempo em que relatam a história da colonização italiana e sua contribuição para o desenvolvimento da região, com forte presença e influência da imigração italiana e do visionário Hércules Galló.

A restauração das casas centenárias da família Galló
O neto de Hércules Galló, José Galó, emocionado chorou ao falar da vida e do pioneirismo do pai, que entre tantas obras, foi um dos grandes responsáveis pela construção da Hidrelétrica de Itaipu no Paraná e também foi importante como Intendente na história política de Caxias do Sul (Foto Luiz Chaves).
Tombadas pelo Patrimônio Histórico do Município de Caxias do Sul em 1º de julho de 2010, as duas residências de madeira com característica colonial italiana do período tardio com influência internacional dos chalés, uma de 1904 e outra de 1908, sob a gestão do Instituto Hércules Galló passam a figurar no cenário dos endereços históricos da cidade de Caxias do Sul compartilhados com a população. Ao mesmo tempo, contemplam o desejo da família Galló de preservar o legado deixado pelo ascendente visionário Hércules Galló, um dos pioneiros do ramo têxtil na Serra Gaúcha, com trajetória respeitada no Rio Grande do Sul. As obras de restauro demandaram cerca de dois anos e meio de intenso trabalho.
Conforme o arquiteto Renato Solio, bisneto de Hércules Galló e responsável pelo projeto de intervenção junto com o arquiteto Roque Frizzo, da Uaná Design, a solenidade de apresentação do restauro dos imóveis concretiza a primeira etapa do projeto, que parte agora para a construção do espaço multiusos, da estrutura de acesso e do estacionamento, para, posteriormente, numa terceira e última etapa, designar a utilidade dos espaços que poderão abrigar objetos, documentos e fotografias da família de Hércules Galló num memorial, além de receber um pequeno auditório para reuniões, uma minibiblioteca e também ser a sede do Instituto Hércules Galló. Também está prevista a criação de um museu com a história da indústria têxtil de Galópolis e da região, que têm seu desenvolvimento profundamente ligado a esse setor.
O arquiteto destaca, ainda, que o projeto de intervenção do restauro das casas centenárias onde viveu Hércules Galló e sua família focou nos conceitos de reconstrução, conservação, reabilitação e reprodução/réplica. As duas casas restauradas estarão abertas para visitação do público no sábado, 10 de novembro, das 14h às 19h, e no domingo, dia 11, no mesmo horário. Após essas datas, elas poderão ser visitadas com agendamento.

José Galló e José Ivo Sartori, que teve papel preponderante na presente obra, descerraram placa alusiva, criando o Instituto Hércules Galló (Foto Ponto Inicial)
O livro “Galópolis e os italianos: patrimônio histórico preservado a serviço da cultura”
 A publicação tem como autor e editor o jornalista porto-alegrense Ricardo Bueno, da Alma da Palavra, e conta com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura. A obra é uma realização da Quattro Projetos, que tem à frente o empresário Flavio Enninger, para o Instituto Hércules Galló, criado em 2011 com a missão de gerir o futuro centro cultural e turístico que está sendo idealizado na comunidade de Galópolis.

O autor do livro escritor Ricardo Bueno autografou a obra para os presentes. (Foto Ponto Inicial)
Todo o processo de intervenção das casas da família Galló é cuidadosamente retratado no livro, que também faz um apanhado da história da imigração italiana com suas tradições que se mantêm vivas e pulsantes no vilarejo até os dias de hoje.  Com 144 páginas, a obra é dividida em três partes. A chegada dos imigrantes, o surgimento da vila, a construção das primeiras casas, a economia local e os personagens que tiveram papel relevante nessa história são resgatados na primeira parte.
A segunda parte é dedicada ao estilo e à influência arquitetônica da região e das casas restauradas, acompanhando de perto desde a história dos moradores que ocuparam os imóveis até o momento do tombamento e a idealização do centro cultural.
A criação do Instituto Hércules Galló e seus desdobramentos, com a finalidade de promover atividades culturais, educacionais e de lazer, tendo como foco a exploração do turismo com o intuito de transformar Galópolis em um polo de desenvolvimento regional, são detalhados na terceira e última parte.
O documentário “O primeiro raio de sol”
Produzido pela produtora Spaghetti Filmes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, o documentário “O primeiro raio de sol” acompanha a evolução das obras de restauro das duas casas centenárias ao mesmo tempo em que resgata a história da família Galló e da colonização italiana na região, através de depoimentos dos descendentes de Hércules Galló, de representantes do Museu Histórico Municipal de Caxias do Sul e de pessoas da comunidade de Galópolis. “Além de mostrar a recuperação das casas, buscamos resgatar o ambiente onde elas estão inseridas, a cultura local e de que maneira a presença de Hércules Galló e sua família deixaram marcas importantes. Com empreendedorismo e visão esse imigrante italiano estabeleceu em Galópolis um ciclo de desenvolvimento social, urbano e industrial, no início do século passado, contribuindo decisivamente para a evolução da cidade e região”, conta Lissandro Stallivieri, produtor do documentário, que tem aproximadamente 20 minutos de duração. 
Sobre Hércules Galló
O imigrante italiano Hércules Galló marcou história no desenvolvimento de Caxias do Sul no século passado. Como propulsor da indústria têxtil na Serra Gaúcha foi responsável por colocar o município no cenário econômico do Estado do Rio Grande do Sul a partir de seu trabalho visionário ao administrar, de forma bem-sucedida, um pequeno lanifício adquirido em 1904, na localidade Vale Del Profondo, transformando-o em indústria. O lugarejo Vale Del Profondo, posteriormente, passou a ser chamado de Galópolis, uma homenagem da comunidade da época ao empreendedor Hércules Galló, tornando-se bairro de Caxias do Sul. Galló também foi atuante na política, elegendo-se primeiro deputado da região colonial italiana no Rio Grande Sul, entre 1913 e 1916, e foi chefe do executivo municipal de Caxias do Sul em 1915, substituindo o intendente Penna de Moraes. 
Sobre o Instituto Hércules Galló
O Instituto Hércules Galló foi criado em 2011 com o propósito de ser tutor das residências restauradas e, entre outras funções, preservar a memória do personagem Hércules Galló e sua família para as futuras gerações; ser agente gerador de projetos culturais e educacionais utilizando incentivos fiscais municipais, estaduais e federais; ser pensante nas questões de preservação e atrações para as demais edificações situadas em Galópolis, bem como motivar a comunidade e Caxias do Sul a encontrar caminhos para atrair turismo cultural e de lazer à cidade.

Convidados, parentes e amigos de Hércules Galló prestigiaram a solenidade e puderam constatar a fidelidade da reconstrução das casas (Foto Ponto Inicial)

SERVIÇO
As visitas ao Instituto Hércules Galló mediante agendamento pelo fone (54) 3028.2810.
Endereço: BR 116, nº 1579, bairro Galópolis | Caxias do Sul – RS
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...