Denise Pessoa, a única mulher na Câmara de vereadores


CAXIAS - A responsabilidade é grande e a representação maior ainda, afinal, por muitos anos, a Câmara de vereadores sempre teve uma mulher entre os vereadores titulares. Foi assim com Ester Troian Benvenutti do PTB, eleita para a legislatura de 1960 a 1963, a primeira mulher na casa, a partir de 1989 até a presente legislatura Geni Peteffi/PMDB, Raquel Cagliari Grazziotin/PDT, atuante na legislatura de 1983 – 1988, Rosane Fátima Hambsh/PDT eleita para a legislatura 1989 – 1992 e as vereadoras Silvana Pirolli e Ana Corso/PT, eleitas para a legislatura 1997 – 2000. Por sinal, Ana Corso, desde então é vereadora até a presente legislatura e no final do ano deixa a casa, pois não conseguiu a reeleição.
Denise foi eleita com 2731 e apesar da drástica queda no número de votos (em 2008, sua primeira eleição, fez 3635 votos), acredita que tudo valeu a pena e que é preciso sempre analisar o grande número de candidatos.
“Sempre se aprende com cada eleição ou participação. O PT contar com um líder comunitário e uma mulher, aliás, a única mulher dentro da câmara, é algo positivo.
Apesar da redução, assim como outros partidos, também entendemos que foi positiva a nossa participação, é um reflexo de todo o contexto da campanha. Nossa participação foi ótima se levarmos em conta o grande número de participantes postulando uma cadeira no Legislativo”.
Uma avaliação deve ser feita internamente
“Acredito que deva haver uma renovação de ideias e nomes. Temos que trabalhar essas questões internamente.
Tive um reconhecimento nas urnas, respeitamos as opiniões contrárias. Perdemos companheiros importantes como Ana Corso que vai fazer muita falta, principalmente para os enfrentamentos no plenário, mas ela vai continuar nos dando o suporte necessário nessa nova caminhada que começa em 1º de janeiro de 2013”.
Um mandato inteiro para aprender
“Estamos sempre aprendendo, me sinto preparada para ser vereadora e daqui para a frente é trabalhar ainda mais. Tudo vem a seu tempo, estou á disposição, não vejo nenhum problema em disputar alguma eleição. O resultado das urnas é soberano e temos que respeitar”. (Texto Laudir Dutra – Foto Arquivo pessoal da Denise)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...