Caxias conhece a dupla Ryck & Vandy



Por Laudir José Dutra
CAXIAS DO SUL - Fazer sucesso, cantar e encantar plateias com sua música e se possível, ganhar algum dinheiro também, afinal de contas, o sol nasceu para todos e nesse universo de emoções chamado showbiz, onde muitos buscam esse espaço e poucos conseguem, está a dupla Ryck & Vandy. Amantes do sertanejo universitário, composições próprias, fãs de Zezé Di Camargo e Luciano, os garotos estão na estrada em busca de reconhecimento e da afirmação de uma ideia que nasceu há pelo menos 14 anos.
Tudo começou quando aos 11 anos de idade, foram para a igreja cantar música gospel, lá conheceram um amigo que os iniciou na carreira. Mas havia uma dificuldade, não tinham violão. Não chega ser um problema para quem tem imaginação. Fizeram um utensílio de cordas com uma tábua.
“O nosso primeiro violão conseguimos em troca de uma bateria de carro velha. A princípio não conseguíamos tirar uma melodia decente, não segurava afinação, o jeito foi tirar as notas do próprio corpo do violão. Então alguém se ofereceu para consertá-lo, para nossa surpresa, essa pessoa nos deu de presente um violão novo. Foi o nosso primeiro”, lembra Vandy.
Essa história na verdade tem sido contada com muita emoção pelos irmãos gêmeos Ryck e Vandy, 25 anos, que nasceram em Porto Alegre e depois de algum tempo, vieram para Caxias para tentar a sorte na música.
Para muitos, a sorte chega cedo, principalmente para quem não precisa de outra renda a não ser a da própria música para sobreviver, mas com essa galera, as coisas estão sendo diferentes, existe uma família que eles precisam ajudar, mãe e irmãos e para isso, é necessário trabalhar fora para cuidar da melhor forma quem lhes deu dignidade e força de vontade para seguir naquilo que eles mais gostam, que é cantar. (Clique nas fotos abaixo para ampliar. Na foto da direita, uma pausa para um papo com o novo amigo, Max Porto ex-BBB).
O primeiro CD traz a música de trabalho, DESENHO DE NÓS, inspirada em uma história qualquer entre duas pessoas que buscam o primeiro amor. “A música veio depois da primeira paixão, ela ficou algum tempo no estaleiro. Gravamos o primeiro CD e ela acabou se tornando a música de trabalho, depois da postagem nas redes sociais, que têm sido o nosso grande combustível e mote principal”, salienta Ryck.
Para esses irmãos obstinados, o mais importante é acreditar e levar a sério aquilo que se propuseram e sabem fazer. “Sempre acreditamos no nosso trabalho, levamos muitos ‘nãos’ pela vida afora, mas jamais deixamos de acreditar nos nossos sonhos. Vamos aos poucos, dando um passo por vez para que não haja tropeços que talvez a gente não saiba lidar.
Temos o apoio da nossa gente, mãe, tios e amigos. Graças a eles, que sempre nos dão o incentivo necessário, é que estamos nessa estrada, esperando encontrar a porta certa para abrir”, diz Vandy.

Inspiração e alguns exemplos devem ser seguidos.

    
“Muitos dessa nova geração têm um ídolo, alguém que se espelha. Nós não poderíamos ser diferentes, gostamos muito do Zezé Di Camargo e Luciano, para nós a melhor dupla sertaneja que conhecemos. Vamos focar no sucesso deles para trilhar o nosso próprio caminho. O nosso primeiro CD vem com 10 composições, todas com nossa assinatura.
Buscamos nossa própria identidade, sem ter que ir na aba de ninguém”. Ryck.
Começar desde pequeno, aperfeiçoar todos os dias.
“Participamos de muitos festivais de música, ganhamos algum reconhecimento, aprendemos bastante. Desde os tempos de escola já tínhamos essa predestinação. Todos os dias levávamos o violão para tocar e cantar para os colegas. Isso foi bom, aprendemos bastante, tiramos o máximo de proveito de cada situação”. Vandy.
Objetivos traçados, a música agora é o objetivo maior.
“Gravamos o nosso primeiro CD em Novo Hamburgo, não tivemos nenhum patrocínio, bancamos sozinhos, mas tudo valeu a pena. Temos um longo caminho e a nossa prioridade é firmar o nome da dupla, correr atrás de espaço para mostrar o nosso trabalho. Sabemos que nada vem fácil, mas vamos conseguir vencer, sem pressa e sem medo”. Ryck.
Primeira voz, segunda voz. O importante mesmo é a sintonia.
- “Sabemos que existe alguma coisa com relação a isso, mas puxando a brasa para o meu assado, sei que tenho a mesma importância, apesar de que toco mais violão e faço o acompanhamento”. Vandy.
- “No nosso caso, a segunda voz é noventa por cento da dupla. Quando o Vandy canta me sinto contagiado e consigo desenvolver bem a música”. Ryck.
Quem é Ryck?      
“Extremamente calmo, de bem com a vida, tenho um grande defeito, não sei dizer não. Sou na minha até me entrosar, depois me solto. Acredito que as pessoas sempre podem melhorar.
Sonho fazer feliz todos ao meu redor e também viver feliz. Acredito em Deus que para mim é a força absoluta.
Tenho como exemplo minha mãe, a minha heroína e meus ídolos são o Zezé Di Camargo e o Luciano. Tenho 1,71 cm, 68 kg e meu manequim é 38”.
Quem é Vandy?
“Sou elétrico, impulsivo, extremamente ansioso, quero que as coisas aconteçam tudo ao mesmo tempo. Quando desejo uma coisa, vou atrás e não desisto até conseguir.
Acredito em Deus acima de tudo, sem ele nada flui, nada é possível. Meu maior sonho é levar a nossa música para o Brasil inteiro. Tenho 1,69 cm, manequim 36 e peso 62 kg”.
Rick & Vandy podem ser encontrados no facebook: ryck e vandy e também no twitter, @Ryck_e_Vandy. E-mail para shows, ryckdudu@hotmail.com. Contatos também pelo fone 54 8437.0749. 

Foto: Laudir Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...