CAXIAS DO SUL - Após deixar o cargo de secretário municipal do Urbanismo, o vereador Francisco Spiandorello/PSDB retornou ao Legislativo, ocupando a vaga do suplente Arlindo Bandeira/PP. Desde a tribuna, na sessão ordinária de 06/11, o tucano saudou os demais parlamentares e agradeceu a Bandeira, pelo trabalho que fez na Câmara, durante quase três anos.
Spiandorello explicou que o seu retorno deve-se ao fato de que o Legislativo será o grande centro das discussões políticas, em 2012. Comentou que, a pedido do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), voltou para estar próximo desses debates. Disse, ainda, que está feliz em retornar, justamente, no ano em que a TV Câmara comemora 10 anos. Hoje, esse canal é um patrimônio de Caxias do Sul, porque mostra o que, realmente, acontece nesta Casa e defende os interesses da cidade, destacou.
O parlamentar também comentou que a Secretaria do Urbanismo dialoga com a cidade e citou os vereadores Ari Dallegrave/PMDB, Elói Frizzo/PSB e Gustavo Toigo/PDT, que já estiveram à frente da pasta.
Spiandorello recebeu os cumprimentos e boas-vindas de Frizzo e Toigo, além dos vereadores Daniel Guerra/PSDB, Mauro Pereira/PMDB e Rodrigo Beltrão/PT.
Acompanhe abaixo algumas considerações de Spiandorello, em conversa com a reportagem do Ponto Inicial, minutos antes de reassumir a condição de vereador.
Atuar na SDU dá desgaste físico e emocional
“É muita atividade, muitos compromissos e uma constante movimentação interna e externa no sentido de melhor fazer aquilo que deve ser feito. A SDU ganhou peso em função dos Estatutos das Cidades, no contexto e em diversas discussões, principalmente com relação à regularização fundiária, que é item fundamental para as questões envolvendo a moradia. Soma-se a tudo isso o Código de Postura e as Leis de Diretrizes que por si só já preenchem praticamente 100% do tempo em qualquer tipo de plenária”.
Diversas demandas foram enfrentadas
“Em 2010 chegamos a um milhão e quarenta e cinco mil metros quadrados de projetos aprovados e este ano vamos ultrapassar tranquilamente essa marca. A cidade está em processo de verticalização muito acentuada.
Bairros inteiros foram regularizados, isso prova que as pessoas estão buscando a lei, querem viver com tranqüilidade sabendo que não terão que deixar suas casas ou que seu estabelecimento não corre nenhum perigo de amanhã ou depois fechar”
Volta saudada na câmara
“Nosso objetivo é e sempre será no sentido de atender e representar a parcela da população que nos cabe, mas creio que é importante a nossa volta por ser 2012 ano eleitoral e na Câmara os debates vão ocorrer com muita profusão. Será rico esse processo e queremos estar presentes.
Por outro lado, agradeço ao prefeito José Ivo Sartori pelo convite e a confiança depositada. Mas agora o momento é outro, vamos trabalhar no legislativo em cima dos compromissos firmados. Continuaremos o diálogo com o Executivo aperfeiçoando os projetos em favor de Caxias do Sul”.
Relação com a escolha da mesa diretora
“A minha volta nada tem a ver com a nova mesa diretora que deve ser escolhida em breve. Não houve nenhum compromisso, nenhuma fala. Houve sim muita especulação e até chegou a circular na imprensa que eu seria componente da mesa, porém, isso não condiz com a realidade, nada foi tratado, não existe papel nenhum assinado e nenhum tipo de cogitação”.
O substituto na SDU tem a qualificação
“A escolha de Nelson Sartori é servidor público, ele é arquiteto e já foi secretário de obras. Acredito que os 33 anos no serviço público lhes dá um grande amparo para desempenhar o trabalho que o prefeito lhe destinou. Essa escolha ainda significa que temos bons servidores públicos e que a qualquer momento podem ser chamados para desempenhar funções dessa natureza. Existe sim a possibilidade de conduzir o projeto, pois ele trabalhou conosco ativamente e sabe das demandas da pasta.” (Foto Ponto Inicial)
Nenhum comentário:
Postar um comentário