Colnista Paulo Pezzi


A cidade de Caxias do Sul

Em um momento qualquer seria necessário colonizar o serrado gaúcho, pois a região não era própria para a criação de gado. Cogitou-se então plantar grãos e também hortifrutigranjeiros e deu tão certo como contribuíram para sermos por muitos anos considerado o celeiro de grãos no Brasil.
No início não foi assim tão fácil como parece, quando os primeiros Imigrantes aqui chegaram, encontraram mata virgem que teria que ser colocada abaixo para que esse plantio pudesse ser feito e isso certamente não ocorreu do dia para a noite. Imagine o senhor ou a senhora o sofrimento desses imigrantes que trabalhavam de sol a sol para garantir o sustento e ainda por cima pagar a propriedade adquirida, sem reforma agrária, o que dá mais legitimidade quanto os verdadeiros donos dessas terras.
O bom disso tudo é que essa gente, originários da Europa já vinham com o conhecimento de alguma profissão, seja de ferreiro, marceneiro, carpinteiro, etc.
Inicialmente os vizinhos mal se viam, até que passado algum tempo iniciava assim a construção de igrejas, salões paroquiais, onde aos finais de semana havia uma confraternização e entre uma comida, uma música, falavam das suas origens, países e alguns parentes que deixaram para trás, e ali se formavam as comunidades, que também servia para juntos ou representados, comercializar suas safras.
Devido ao grau de conhecimento profissional, alguns se destacaram no ramo de metalurgia, como a Metalúrgica Abramo Eberle e a Gazola, só para citar dois. Este último por sinal com grande destaque no setor de armamento, motivado pelas guerras do momento.
Isto tudo se faz necessário lembrar, que todo caxiense é gaúcho e também um brasileiro diferenciado, pois mesmo para os de fora da região percebem que aqui temos até o horário distinto e não menos sagrados que em outras regiões. O nosso almoço é servido ao meio dia e se estende até no máximo às 13h, depois só lanche, café da tarde mesmo.
Aqui cabe parabenizar desta forma, os religiosos que trouxeram o ensino básico, que a partir do aprendizado e das oportunidades, seguir seu rumo e daí sim poder dizer que apesar de não termos os benefícios que muitas cidades têm, estamos nos aproximando das grandes capitais do Brasil em oportunidades.
Na foto, mencionamos o Colégio do Carmo, que no dia 16 de março completou 119 anos e que serve de referência para a cidade de Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...