Sobre o aumento do número de vereadores


Quando se fala em qualquer tipo de aumento o povo já fica todo ouriçado se perguntando quem vai pagar a conta. Alguns entendem de imediato que vai doer no bolso do mais fraco, no caso a população que já anda cheia de pagar impostos e taxas diversas.
Mas há de ser ressaltado que do mais leigo até aquele com mais acesso às informações sabe o que isso significa, sem precisar temer ou divagar sobre o tema. Sem meias palavras ou enrolação, o que se está se tentando fazer é o cumprimento de uma lei aprovada pelos próprios políticos e que nos nossos vão se valer para decidir sobre o aumento do número de vereadores de 17 para 21 no mínimo e talvez, fazendo valer realmente o que diz o texto, aumentar para 23 dentro do número de habitantes.

Há algum tempo atrás falando com alguns vereadores, questionamos se o objetivo do vereador não se desvirtuou com o passar do tempo. Se ele tem a incumbência de fiscalizar as ações do Executivo, criar e fazer cumprir as leis, nada mais compreensível de que essa atribuição seja levada a contento, uma vez que só se justifica os salários de um vereador, prefeito, deputado, senador ou presidente, se ele cumprir com aquilo que é de fato e de direito a sua atribuição.
Não vejo outra alternativa mais coerente se ultrapassando o seu direito e dever, do que ele fazer valer a sua iniciativa.No caso de eles vereadores discutirem se aumentam ou não o número de cadeiras, nada mais é do que usar a prerrogativa que a lei criada no Congresso Nacional e que lhes dá esse direito.
Em Caxias do Sul temos um Legislativo bem comprometido com as coisas da cidade, austeridade acima de tudo, com os parlamentares cumprindo com as suas obrigações. Evidentemente que não muito distante dos dias atuais, alguns eventos marcaram a trajetória da Câmara de vereadores que diziam de assuntos de interesses da comunidade ou que mexem com o seu dia a dia dos caxienses. Projetos discutidos como o aumento de passagens que sempre geram discussões, concessões dos transportes coletivos, da estação rodoviária, da abertura ou não do Calçadão, da abertura do comércio aos domingos, só para citar os mais importantes dos últimos 10 anos, são embasamentos importantes que justificam a atuação dos vereadores em nossa cidade, como de resto em todos os municípios brasileiros.

Algumas pessoas não gostam de tantos títulos concedidos a pessoas, muitas vezes desconhecidas do grande público, não entendem os objetivos dessas iniciativas. Reclamam da ausência dos vereadores nos bairros para ouvir os seus anseios e aí, não tendo grandes atrativos ou interesses, acabam por não participar das sessões no plenário.
Logicamente que existem muitas críticas sistemáticas. Muitos que não sabem o que se passa no dia a dia da casa legislativa, acabam por falar algumas inverdades do tipo “os vereadores não fazem nada”, “Ganham muito para fazer o que eles fazem”, mas não é por aí, todos merecem ganhar aquilo que representam dentro de sua categoria.
Não dá para deixar de observar que a Câmara Municipal de Caxias do Sul é uma das mais atuantes do Brasil, com três sessões semanais, com representatividade em todas as discussões em torno dos rumos que a cidade deve tomar, isso por si só já justifica os nossos valorosos.
Aumentar o número de vereadores vai aumentar também a representatividade dos eleitores que terão mais porta-vozes. Evidentemente que eles precisam fiscalizar as ações dos seus escolhidos. A Câmara de vereadores é a casa do povo e nessa frase não existe nenhum exagero, então, o dono da casa deve fazer as honras e determinar quem entra nela. Se 21, 23, isso é o que menos importa nesse momento, o principal de tudo é saber em quem a gente vota para depois não ficar se lamentando. (Foto Divulgação)
Por Laudir José Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...