Os opostos se atraem - Carlos Calcagnotto


Carlos Calcagnotto
Esta frase de cunho popular é reconhecida como uma verdade aceita com facilidade pela quase totalidade dos seres humanos.
Ela pode ser entendida desde um aspecto puramente físico, como no caso, a atração natural dos sexos opostos, tanto na vida humana quanto na vida animal e ainda de um modo geral, em todos os seres vivos na natureza.
É claro que não é recente o caso específico da sexologia existir há milênios, distúrbios ou até mesmo, disfunções humanas que geram a atração entre os mesmos sexos, às vezes com igual ou até mais volúpia entre os envolvidos, que os heterodoxos.
Daí que, evolução da sociedade chamada hoje moderna, desde há pouco tempo ter permitido a institucionalização legal e jurídica do casamento ou união estável entre os seres humanos do mesmo sexo.
Para os que têm algum tipo de ligação com este modo de vida, acham até natural que assim seja. O que não quer dizer que a maioria da população aprove conscientemente esta dicotomia de vida questionada.
Contudo, levando esta visão levantada a partir do conceito que os opostos se atraem, aqui sim se transforma numa regra inquestionável ao longo do tempo e da história da humanidade, desde os seus primórdios.
Apenas para situar uma realidade bélica de pouco mais de 50 anos, onde se guerrearam as nações ocidentais tidas de direita, contra os países asiáticos e afins contrários.
No caso os Estados Unidos da América sempre se situou na primazia e liderança do lado vencedor. Japão, a Alemanha e outros países, do lado perdedor.
Atrocidades ocorridas em crimes de guerra, embora tendo atingido o seio de muitas famílias de ambos os lados, não impediram que no futuro não muito distante, a vida tornou-se comum e amigável entre os países opostos, gerando vantagens políticas, econômicas, estruturais, da disseminação do mutuo e do auto conhecimento tecnológico dessas ações.
Vale lembrar dizer que hoje, a China com mais de quatro bilhões de habitantes é o país que em pouco, inferior a 20 anos, mesmo ideologicamente contrário aos EUA, é o seu principal credor financeiro, com aplicações superiores a U$ 3 trilhões em 2011.
Daí que não é de se estranhar que, o ex presidente Lula tenha sido eleito na quarta tentativa à presidência do Brasil, unindo-se a partidos de ideologias contrárias para vencer.
Mesmo assim, existem casos conhecidos que não concordam com este comportamento, mantendo-se fiéis às suas ideologias e convicções, até o fim das suas vidas.
Como foi o caso do ex-prefeito de Caxias do Sul Mário David Vanin, falecido no último dia 14 de agosto, que mesmo com o seu Partido Progressista estando aliado ao PT no Governo Federal, entendeu e julgou mais conveniente não aplicar os ditames aqui referidos, de que os opostos se atraem no mundo político, como uma verdade absoluta.
Contudo, Mário Vanin foi um dos prefeitos mais visionários que passaram por aqui, deixando alinhavado o planejamento para as perimetrais da cidade, a Barragem do Marrecas, entre outras.
Vanin será lembrado por ter sido um político e administrador público da mais alta qualificação política e humanamente ética. Deus está contigo amigo Vanin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...