Lançada a Pedra Fundamental do Complexo de Saúde e Educação Virvi Ramos


Foram intensos 24 meses de estudos e pesquisas sobre as carências de Caxias do Sul e região serrana no que diz respeito à saúde e educação, mas finalmente foi lançada no dia 12 de julho a Pedra Fundamental do Complexo de Saúde e Educação Virvi Ramos.
CAXIAS DO SUL - Localizado em anexo ao Hospital que leva o mesmo nome na Rua Alexandre Fleming, 454, com mais de 50 anos de existência, o Complexo será muito mais do que uma grande obra, será um marco para a comunidade com um novo conceito de integração de serviços, seguindo normas internacionais, principalmente com relação ao meio ambiente, com um projeto sustentável, já que todo o Complexo possuirá sistemas de reaproveitamento de água da chuva e uma Estação de Tratamento de Efluentes, que fará com que a água seja devolvida ao meio ambiente limpa e desinfetada.
A diretora de serviços de saúde, Cleciane Doncatto Simsen, explica que o centro de Saúde possibilitará uma ampliação completa em toda a área física e dos serviços oferecidos. “Este Centro vai abrigar a expansão da área hospitalar, ambulatórios, diagnósticos, bloco cirúrgico, alta complexibilidade e demais serviços da saúde. Além da ampliação dos leitos para internação, o que possibilitará maior conforto aos familiares. Dentro dessa mesma concepção, os usuários serão contemplados com um lounge para intervenção hospitalar.
No projeto está previsto um novo ambulatório com salas de observação individualizadas, possibilitando que os médicos usufruam dessa interligação de tecnologia, estrutura física, desenvolvimento de pessoas e serviços, tudo em espaço único.
Na nova configuração de espaços no atual prédio do hospital, também será lançado um Novo Centro Cirúrgico e Obstétrico, que vai ocupar todo um pavimento, com aumento de salas de cirurgias, de recuperação e salas de pré-parto. Ainda será construído mais um pavimento que deixará um total de cinco para internações, inspirado em serviços de hotelaria, com duas suítes por apartamento, para melhor receber também o acompanhante. Para facilitar o acesso e o transporte de pessoas, além de estacionamentos, o local passará a ter um terminal de ônibus.
O Plano diretor do Complexo de Saúde e Educação Virvi Ramos também contemplará prédios para a educação, com novos cursos, nova biblioteca, salas de aula, laboratórios e anfiteatro multimídia, para atividades complementares e videoconferências.
Rodrigo Ramos, (Foto Ponto Inicialum dos idealizadores do projeto, explica que a obra será dividida em três fases. Num primeiro momento será contemplada a construção de um Centro de Saúde, um novo Pórtico de Acesso, localizado na Rua Alexandre Fleming e um prédio garagem. 2012 é o prazo previsto para o término da primeira etapa. Fazem parte da mesma o prédio onde será instalado o Centro de Saúde, espaço com múltiplos acessos e totalmente integrado ao hospital e que vai qualificar e facilitar o atendimento aos pacientes, visitantes e profissionais da saúde. Com área física de mais de três mil m², divididos em três pavimentos, o prédio contemplará 12 módulos com possibilidade de abrigar de dois a três consultórios, clínicas e serviços de saúde em cada módulo. Estes espaços poderão ser locados, sendo um novo modelo de prestação de serviços que resultará em uma estrutura de atendimento multidisciplinar, com área de alimentação em cada um dos pavimentos, com uma cafeteria, um bistrô e um restaurante, além de um heliponto.
“Estamos tendo o cuidado de seguir as normas referentes às resoluções da Fepam sobre os cuidados com o meio ambiente, por isso nossa preocupação em seguir rigorosamente o nosso cronograma na construção desse complexo”.
LEGADO DO DR. VIRVI RAMOS
“Realmente é emocionante dar prosseguimento aquilo que meu pai idealizou. Acredito que todos que continuam levando a bandeira de um idealizador como foi o Dr. Virvi Ramos. Me sinto duplamente realizado, primeiro por estar inserido nesse projeto e segundo por ter a oportunidade de estar à frente de uma obra dessa magnitude. Mas o mais importante mesmo são as pessoas que estão acreditando nesse projeto. Muitos querem também associar sua marca ao Complexo Virvi Ramos e isso só agrega vantagens”.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
“O projeto inicial não podia ser diferente daquele que é o de prestar serviços de excelência e sabíamos disso desde o início. Temos a noção de que nosso trabalho nessas décadas de existência não pode ser deixado de lado, a qualidade tanto na área da educação quanto na saúde deve ser a tônica que pautará nossas ações daqui até as futuras gerações. Sempre existiu por parte do nosso idealizador a consciência de que o atender bem é fundamental para qualquer atuação e só por isso estamos iniciando esse novo desafio”.
CUSTO DO PROJETO
“Hoje não temos essa afirmação a passar, acreditamos ser prematuro nesse momento, até porque ainda estamos otimizando as ações e nesse sentido devemos permanecer por alguns dias, mas tão logo tenhamos essa projeção, informaremos”.
Presentes ao evento, autoridades médicas, políticas, prefeito José Ivo Sartori, ex e atual reitores da UCS, colegas do Dr. Virvi Ramos, que foi o fundador da Universidade de Caxias do Sul – UCS, Abrelino Vazatta e professor Isidoro Zorzi.


Por Laudir José Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...