Finalizada primeira etapa sobre o Forum Caxias 2030

Secretário do Planejamento Paulo Dahmer

As entidades envolvidas Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, Câmara de Vereadores, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas) e União das Associações de Bairros (UAB) apresentaram o documento preliminar do Fórum Caxias 2030. O evento, comemorativo ao aniversário de Caxias, foi realizado na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
O coordenador executivo do Projeto, Secretário do Planejamento Paulo Dahmer, apresentou ao público a trajetória do Fórum até a redação do documento “Diretrizes estratégicas para o desenvolvimento de Caxias do Sul”, onde foram sistematizas as contribuições no âmbito de cinco eixos temáticos: Social e Capital Humano; Econômico e Fomento da Produção; Urbanização, Infraestrutura e Meio Ambiente; Tecnologia e Inovação; e Gestão Pública, Participação e Regionalização. Dahmer destacou o caráter preliminar do documento e a importância desta segunda etapa, em que diretrizes, macro-objetivos e projetos estruturantes serão revisados pelos integrantes dos eixos e pela sociedade civil, para que, então, um documento final possa ser elaborado.
“Realizamos um trabalho de debate com a sociedade, que a partir de agora fará uma avaliação dos problemas. Os próximos passos agora serão no sentido de dirimir os entraves através de diagnósticos. Mas é preciso ficar bem claro que este caderno elaborado não diz respeito às obras a realizar e sim um debate relacionado com os rumos a ser tomados”, salienta Dahmer. Abaixo alguns questionamentos do Ponto Inicial.

PI – O que vai acontecer a partir de agora?
PAULO DAHMER – Bem, agora faremos uma análise, complementação e revisão do que apuramos até aqui. Os envolvidos no processo discutirão internamente com seus associados e diretores, expondo tudo o que foi discutido nesses nossos encontros.

PI – Qual o proveito prático numa discussão mais ampla envolvendo diretamente a comunidade?
DAMHER – Adotamos uma metodologia de trabalho e procuramos segui-la, uma mudança nesse sentido inviabilizaria o consenso, pois discutir diretamente com a população demandar ia mais tempo e o resultado possivelmente não seria positivo.

PI – Por que especialmente em Caxias as discussões envolvendo os destinos da cidade geram tanta contrariedade?
DAHMER – O fato é que não temos o hábito de debater e nos aprofundarmos nos problemas, tanto que a maioria das pessoas se diz apolítica, mas na hora ‘h’, vem a discussão e os interesses de cada um. As mudanças são importantes e dizem do futuro da cidade e as organizações que estão inseridas nos debates sabem disso e aquelas que por ventura não quiseram ou não demonstraram interesse em se somar a nós, provavelmente discutem essas questões nos seus âmbitos.

PI – Quais as maiores dificuldades verificadas até aqui?
DAHMER – Elas estão mais no entendimento das pessoas sobre o método adotado para discutir assuntos relacionados com a cidade.
Nos últimos 10 anos Caxias cresceu em torno de 21% e não e não existe planejamento que suporte isso. De um lado o setor privado atraindo mão de obra de outros municípios, inchando a cidade que não está preparada para absorver tanta gente, enquanto prefeitos dessas cidades assistindo a saída dessas pessoas diminuindo a economia, por outro lado, o estado em crise pela má distribuição daquilo que arrecada. Gastamos mais do que devíamos em saúde e educação. No nosso interior existe qualificação, produtividade, sustentabilidade, mas as grandes empresas preferem atender onde é mais fácil, principalmente as ligadas ao setor de informática e telefonia, pois o controle total está atrelado aos grandes grupos e quase nada podemos fazer, pois custa caro e onera os cofres públicos.

A previsão para a conclusão desses estudos se encerra na segunda quinzena de setembro, quando será elaborado um documento oficial para conhecimento da população.

Leia também no Site do Jornal Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...