Atividade de Inverno em Criúva – Turismo de Natureza

Com a chegada do frio também podemos ser saudáveis e aproveitar aqueles finais de semana ensolarados para estar ao Ar Livre, na Natureza, que tal?
A sugestão é simples e está distante 54Km de Caxias do Sul, aliás, não precisa nem sair de Caxias, já que a sugestão está no distrito Caxiense de Criúva, lá é imperdível desfrutar de Caminhadas, Cavalgadas, Rapel, a cultura local e a gastronomia campeira.
Caminhar e cavalgar pelos Campos de Cima da Serra no inverno é parecer estar no meio de um trigal, é lindo de mais o campo dourado que nos aquece com as subidas e descidas, mais o encanto das aves que desfrutam deste calor igualmente.
Parar para um sapeco de pinhão é uma boa pedida para lembrarmos-nos dos Índios Kaingangs, antigos habitante dos Campos da região. Em Criúva a opção e visitar algum sítio arqueológico próximo da vila, lá há vestígios dos buracos aonde esse antigo povo vivia.
A culinária de Criúva é a comida campeira, arroz, feijão, linguiça na brasa, queijo serrano, moranga caramelada, carne de panela ou até um churrasco em um ambiente natural, esse Churrasco na Mata é inesquecível principalmente pela natureza da vista do Vale do Rio das Antas.
A Caminhada Noturna com Jantar na Mata é uma atividade que nos dá a oportunidade de nos conhecer e degustar a culinária do gaúcho serrano. O céu do inverno é cheio de encantos, não deixe de viver essa experiência nas noites de Criúva!
Um bom bate-papo nos aproxima da população de São Jorge da Mulada, lá está o Memorial Bertussi e a Casa Bertussi, além do Bolicho, que nos convida para um gole de “canha”, parada obrigatória para quem volta da caminhada até o Cânion dos Palanquinhos, que é uma caminhada bem simples, 15 minutos, mas deixa-nos de “boca-aberta” diante desse espetáculo destes peraus, cheios de vida e aventura para quem quiser fazer a caminhada de 8horas que permite estarmos dentro do cânion, mas deixamos isso para o verão, já que o banho de rio é uma obrigação.
Em Criúva há dois restaurantes, ambos na parte central do distrito, quatro pousadas: três na vila e uma em São Jorge da Mulada. Tem o Memorial Bertussi, a Casa Bertussi, o Bolicho da Mulada, a Igreja com o esplendor do Divino Espírito Santo, tem a Ponte do Korff, local para rapel, descida de corda de 25metros de altura, com toda a segurança um pessoal que faz o receptivo local guia a todos em aventuras e lazer. Tem o Cânion dos Palanquinhos, tem a Cachoeira da Mulada e seus balneários, enfim: Essa é a Criúva, cheia de surpresas simples, mas diferencias únicos que nos fazem bem ao coração e à alma.

As dicas para os dias de inverno são, agende com as pousadas e receptivos locos e vá viver:

Rapel Ponte – descida com a técnica de rapel a centenária Ponte de Ferro sobre o Rio das Antas (distante 22Km, ida e volta do Casa Verde, local de encontro com condutores de Turismo de Aventura).
Altura: 25 metros – pés livres;
Caminhada Noturna com Jantar na Mata - A caminhada tem 600m e uma pessoa por vez faz o trajeto sozinha (tempo de caminhada: de 05 a 08 minutos). Para não se perder há um fio de arame que conduz do início da trilha até o local do jantar (clareira a céu aberto). Após todos os participantes chegarem, é servido o jantar ao redor de uma fogueira. O cardápio é arroz mateiro, linguiça na brasa, queijo derretido, café de chaleira, pão, vinho, suco de uva, água e sobremesa na palha;

Após os depoimentos, por volta das 21h, se inicia o retorno aonde todos, já relaxados, voltam com muita tranquilidade;

Caminhada na Cachoeira da Mulada - local de beleza ímpar dos Campos de Cima da Serra que nos permite visualização da Cachoeira da Mulada, uma das maiores cachoeiras da região.

Cânion dos Palanquinhos - Palanquinhos é o nome da localidade que abriga nosso cânion com paredões de basalto de até 150 metros de altura. Esta trilha nos permite andar pelo seu exterior em campo aberto e uma ampla paisagem;

Travessia do Cânion dos Palanquinhos - Esta trilha é pura adrenalina, seu objetivo é atravessar o cânion dos Palanquinhos. O ambiente é pedregoso e úmido, é preciso se arrastar pelas pedras e ter um espírito decompanheirismo e aventura. No verão há locais para banho. Faz-se inúmeras paradas para descanso, contemplação e lanche.

Churrasco na mata – esse almoço é uma surpresa a parte, no meio da mata, embaixo de um capão, na beira de um perau, o local é um sonho e o cardápio, churrasco servido sobre prancha de madeira, sem garfo nem faca, a modo campeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...