Filó comemora dia da Etnia Italiana

 GRUPO FELICE PERSONNE
FOTO LUIZ CHAVES
No dia 20 de maio ocorreu no Salão Paroquial do Parque da Festa da Uva, o Filó em comemoração ao Dia da Etnia Italiana. O evento contou com a presença do Vice-Cônsul da Itália em Porto Alegre, Dr. Stefano di Vittorio, representante do Embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francescae do Prefeito José Ivo Satori.
     Durante o Filó, a Agrocaxias Comercial Agrícola Ltda. foi homenageada pelos seus 25 anos. O Prefeito entregou ao diretor da empresa, Jones César Vergani, uma placa comemorativa. O evento contou ainda com apresentações artísticas e corais italianos das comunidades do interior caxiense, como Grupo de Filó Felice Personne, Grupo Felicittá, Grupo São Braz de Ana Rech, Grupo Nossa Senhora da Salete de Forqueta e o Tenor Giovanni Marchezeli.
     Também estavam presentes o Bispo Dom Alessandro Ruffinoni, a primeira-dama e deputada estadual Maria Helena Sartori, que no ato representou o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Alceu Barbosa Velho, o secretário da Cultura Antonio Feldmann, o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e presidente da Comissão do 4º Horti Serra Gaúcha, Nestor Pistorello, demais secretários, vereadores, subprefeitos e as Soberanas da Festa da Uva 2010, Rainha Tatiane Frizzo e Princesas Aline Galvan Perera e Kátia Pisetta Weber.
       O Vice-Cônsul salientou que os que vivem fora da Itália, muitas vezes sentem-se mais italianos dos que o que estão em sua terra natal. "Por isso para nós é tão importante esta troca cultural, econômica e turística. Sinto-me honrado em estar em Caxias do Sul, e percebo que aqui se guardam os valores e as tradições de uma forma muito especial".
      O Prefeito José Ivo Sartori agradeceu a presença do Dr. Stefano di Vittorio, lembrando que em 2012 a Festa da Uva será alusiva ao Ano da Itália no Brasil e aos 40 anos da primeira transmissão de TV a cores. "Esperamos contar com o Consulado e também com o governo italiano para esta grande Festa".
     Sartori também saudou a todos os caxienses e destacou a diversidade cultural do município. "Nossa população é plural, composta por povos de várias culturas. As famílias de colonizadores que aqui chegaram há 136 anos estão atualmente representadas em entidades, grupos, corais, que mantém vivas as tradições".
     O dia 20 de maio, dia da Etnia Italiana, foi instituído pela Lei nº 11.595 de 03 de abril de 2001, do então deputado estadual José Ivo Sartori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...