Prefeitura caxiense planeja um reordenamento de serviços para a população em situação de rua


A ideia é oferecer um programa articulado entre secretarias, incentivando a autonomia das pessoas

Com o propósito de estimular a autonomia e a cidadania da população que vive nas ruas de Caxias do Sul, o município empenha-se na construção de um novo modelo de serviço coordenado pela Fundação de Assistência Social (FAS). Na quinta-feira (27/04), a presidente da FAS, Rosana Menegotto Santini, e sua equipe apresentaram ao prefeito Daniel Guerra, ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a integrantes de outras unidades do governo a proposta inicial articulada em conjunto com secretarias municipais.

O objetivo da FAS é ofertar novas alternativas para a população de rua, a fim de que possa conquistar a autonomia de forma prática e permanente, por meio de uma ação integrada nas áreas da segurança pública, com a Guarda Municipal; da Saúde Mental, com o Consultório de Rua; da Educação, com a inserção de interessados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em outras atividades voltadas à qualificação profissional. A previsão da FAS é apresentar o novo programa para a comunidade a partir da segunda quinzena de maio.

A iniciativa surgiu com a necessidade de reorganizar os serviços da rede socioassistencial de média e alta complexidade que atendem à população de rua de modo a promover a efetiva superação da situação de risco pessoal e social.

Também participaram do encontro, no Salão Nobre da prefeitura, o secretário da Saúde, Fernando Vivian, e servidores da divisão de Saúde Mental; o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, José Francisco Mallmann; a presidente do CMAS, Andrea Dandolini Camello, e o conselheiro José Ivam Rodrigues, além de coordenadores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para população em situação de rua - Centro Pop Rua e das Casas de Passagem Carlos Miguel dos Santos, São Francisco de Assis e Celeiro de Cristo.

Foto Petter Campagna Kunrath

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...