Banco do Vestuário forma 58 alunos em Corte e Costura e Artesanato e Design


UMA PROFISSÃO - O dia 28/04 foi especial para 58 alunos do Banco do Vestuário de Caxias do Sul. Eles se formaram no curso básico de Corte e Costura e no projeto Artesanato e Design: Empreendedorismo e Economia Criativa, e agora estão qualificados a atuar no mercado de trabalho. A cerimônia de formatura foi no plenário da Câmara de Vereadores.

Marta Elisa Busatto foi uma das formandas do curso de Corte e Costura. “No Banco do Vestuário, encontramos pessoas comprometidas com o bem pessoal e que oferecem oportunidade de qualificação. Aqui, aprendemos a costurar e a descobrir novas técnicas”, ela completou. Marta também destacou o coleguismo nas turmas. “Em meio a tantos panos e linhas, construímos laços de amizade”, complementou.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Carlos Heinen, parabenizou os formandos e reforçou a importância deste programa para a qualificação. “É uma satisfação ver pessoas, como vocês, que vão atrás das oportunidades. Me senti lisonjeado em poder abraçar cada uma e muito orgulhoso também”, afirmou o secretário.

Banco do Vestuário oferece diversos cursos gratuitos de transformação de resíduos têxteis em peças utilitárias, capacitando pessoas para o mercado de trabalho na área de moda. O objetivo principal é a geração de trabalho e renda nas comunidades com maior vulnerabilidade social, contribuindo para a capacitação de pessoas e transformando desperdício em benefício social e ambiental.

Criado em 2009, o programa é uma união de esforços de diversos parceiros: Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Fundação de Assistência Social (FAS), Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste do RS (Fitemasul), Fundação Caxias, Pólo de Moda da Serra Gaúcha, Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho (Sindivest), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Fotos: Daniel Bianchi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...