Prefeito participa do seminário mais médicos para o brasil



DSC_9582
Evento contou com a participação de gestores e profissionais da área da saúde
 CAXIAS DO SUL – O Prefeito em Exercício Gustavo Toigo e a secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, participaram, na manhã do dia 06.06, do seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros, que contou com a presença do coordenador nacional do Programa Mais Médicos, Felipe Proenço.
Na ocasião, a secretária Dilma Tessari ressaltou o trabalho realizado em conjunto com o Ministério e com os demais órgãos que trabalham a saúde em Caxias do Sul. Dilma defendeu a criação de uma política nacional para todos os profissionais. “Nossos 12 colegas tem nos ajudado efetivamente na saúde de Caxias do Sul na composição da atenção básica, tendo como mote o programa de reestruturação da atenção básica. Caxias do Sul é grata ao Ministério pelo alcance do programa em nossa cidade”.
O Prefeito em Exercício, Gustavo Toigo, saudou as autoridades, destacou sobre importantes ações que estão ocorrendo no Município, como a ampliação de leitos no Hospital Geral e a inauguração da Unacon e, lembrou que Caxias do Sul foi um dos primeiros Municípios a aderir ao programa Mais Médicos em nível federal. “Caxias conta com 12 profissionais, de várias nacionalidades, inclusive um brasileiro, prestando atendimento a nossa população em nossa atenção básica”, informou.
DSC_9523
O coordenador nacional do Programa Mais Médicos, Felipe Proenço, relembrou os objetivos do programa, o significado no provimento de profissionais médicos, a forma como foram distribuídos e o olhar do usuário, o principal objetivo desse programa. Segundo ele, em menos de um ano, o Programa já impacta na assistência à população do Rio Grande do Sul, dando conta em um aumento de 183,4% no número de consultas realizadas em Unidades Básicas de Saúde.
Os 12 profissionais do programa Mais Médicos em Caxias do Sul são: Julio Alberto Acosta (atua na UBS Vila Cristina), Jonathan Radhames Trinidad Perez (UBS Fátima Baixo), Henry Rafael Cabrera Tejada (UBS Mariani), Fiolangel de La Cruz Roble (UBS Desvio Rizzo) e Gladys Ernestina de La Cruz Lluverez (UBS Diamantino) são da República Dominicana. O brasileiro Valmir Venâncio da Silva (UBS Vila Oliva), o venezuelano Eudoro José Godoy Valles (UBS São Vicente), a hondurenha Idania Reyes (UBS Belo Horizonte) e os cubanos Belkis Savigne Calzado (UBS Vila Ipê), Berthalina Mengana Savigne (UBS Belo Horizonte), Pedro Cuesta Alvarez (UBS Campos da Serra) e Yamilet Silveira Fuentes (UBS Salgado Filho) completam os médicos.
Também estavam presentes o Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Antonio Kuiava, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Henrique Silva, o presidente do COSEMS/RS, Luís Carlos Bolzan, a titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Justina Onzi, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Cardoso Alves e demais autoridades.(Fotos: Andréia Copini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...