ANTROPOLÉTRICO em: TRAÇOS curadoria de Mona Carvalho


ANTROPLÉTRICO_despertar bru perini
CAXIAS DO SUL – ANTROPOLÉTRICO fala do homem e suas manifestações, suas interações, trocas, sua sinergia, formando correntes de impressões estéticas, que se espalham, viajam, penetram e transformam. Esta mostra é o novo movimento da Curadoria Independente de Mona Carvalho, dando continuidade à proposta de alargar fronteiras, reunir artistas e aproximar a arte do novo público através de novos espaços.
A primeira edição aconteceu em outubro de 2013, com a participação de 14 artistas que apresentaram diversas linguagens e técnicas artísticas. Em esta proposta de diversidade, o “ANTROPOLÉTRICO em: Traços” reúne artistas de Caxias do Sul, Porto Alegre, Flores da Cunha, Farroupilha, Rio de Janeiro, Bogotá (Colômbia) e São Francisco (EUA). São eles: Bru Perini, Bruna Lewinsky, Cássio Pedron, Charles Cenci, Charles Segat, Jaque Pauletti, Leandro Barragán Castellanos, Nicole Nissola, Rafael Dambros, Serginho Filho, Wagner Carsten e Wellington Kauã Moolon, todos focados em trabalho onde o desenho é o que predomina.
A arte, ao longo da história, mesmo na contemporaneidade, expressa a visão de um autor sobre si e o outro. Esta exposição coletiva é constituída por uma multiplicidade de técnicas dentro de profissionais que trabalham com o desenho.
“(…) O curador, em comparação ao crítico, é uma figura muito mais nômade, indo de um lado para o outro, descobrindo novos artistas, justapondo-os com outros mais conhecidos etc.“(Michael Asbury - historiador de arte, crítico e curador anglo-brasileiro.)
A exposição terá abertura no dia 25 de março, das 19h45min às 22h, no Curinga Bar e Cozinha Contemporânea que fica na Rua dos Farrapos, no. 52 no Bairro Exposição em Caxias do Sul – RS.
Serviço
Exposição “ANTROPOLÉTRICO em: Traços” Bru Perini, Bruna Lewinsky, Cássio Pedron, Charles Cenci, Charles Segat, Jaque Pauletti, Leandro Barragán Castellanos, Nicole Nissola, Rafael Dambros, Serginho Filho, Wagner Carsten e Wellington Kauã Moolon com curadoria Mona Carvalho.
ANTROPOLÉTRICO_Membro de We. (1)

Abertura:
 25 de março de 2014, das 19h45min às 22h
Período de Visitação: 25 de março à 20 de abril de 2014
Horários: de terça a sábado, a partir das 19h30min.
Local: Curinga Bar e Cozinha Contemporânea – Rua dos Farrapos, no. 52, bairro:  Exposição, em Caxias do Sul – RS.
Informações: (054) 9954.4207 com Mona Carvalho | monacarvalho.com
Sobre os artistas

Leandro Barragán Castellanos
Leandro Castellanos (CUS IZAQUA). Artista plástico, na especialidade de costumbrismo indígena, nascido em Bogotá (Colômbia) desde criança teve talento natural na hora de desenvolver pinturas e desenhos, fez estudos de engenharia mecânica na Universidade Distrital Francisco Jose de Caldas, especialista em Automação Industrial, Robotica Industrial e Metalurgia Ferrosa, sempre teve ligado com as artes plásticas como critico de arte e cinema em varias revistas culturais e universitárias, como também foi convidado a participar em exposições no Brasil e no exterior, atualmente reside na cidade de Caxias do Sul  (RS).
Rafael Dambros
Gaúcho e artista plástico, viveu no Rio de Janeiro por 7 anos onde trabalhou para a REDE RECORD de Rádio e Televisão e também como professor de desenho e pintura artística em escolas profissionalizantes e ONGs. Atualmente mora em Caxias do Sul onde ministra aulas de desenho artístico em seu atelier. Em 2006 realizou sua primeira exposição individual, intitulada “Efeitos” no Rio de Janeiro com seus primeiros desenhos em caneta BIC, e em 2011 com parceria da Curadoria Independente de Mona Carvalho, realizou a exposição “Olhos nos Olhos” em Caxias do Sul com desenhos em nanquim. Desenvolveu durante o passar dos anos, desde a época da exposição “Efeitos”, um processo de desenho com caneta BIC, inspirado em outros artistas contemporâneos e com o qual vem desenvolvendo um trabalho maduro. Sua pintura busca referências na POP arte e nos traços das histórias em quadrinhos da chamada “era de ouro”. Foi com esta pintura viva e provocante que o artista participou da terceira edição do Projeto Circulação da Arte em Caxias do sul no ano de 2013. Atualmente segue com suas produções com inúmeros projetos em andamento.
 ANTROPOLÉTRICO_nicolenissola3
Wagner Carsten
Wagner Carsten é um apaixonado por histórias. Especialmente aquelas contadas em quadrinhos. Com formação autodidata, publicou suas primeiras histórias em quadrinhos aos 16 anos, com a revista de antologias caxiense Stigma. A vida o levou a singrar os mares da indústria, comércio e serviços, inclusive o militar, mas nunca parou de alimentar a paixão pelos quadrinhos e pela arte. Hoje, está em busca de uma forma de expressão que seja sua, aliando técnica, humor e uma visão particular da vida.
Jaque Pauletti
Jaque Pauletti é artista plástica de formação e construiu sua carreira profissional como publicitária. Especialista em Marketing, atua como consultora e professora na área. O convívio estreito com o universo do consumo e comportamento se evidencia em seus trabalhos que extrapolam os limites da tela e transitam por diversas mídias, suportes e técnicas.
 ANTROPOLÉTRICO_tudoenornal_Charles_Segat
Charles Segat
Charles Segat, artista plástico, ilustrador e cartunista, atua como ilustrador do Jornal Pioneiro.  Divide seu trabalho no Jornal em arte de infográficos e em ilustrações editoriais.  Possui um espaço na Revista Almanaque nas das crônicas do escritor e filósofo Gilmar Marcílio, onde mistura aquarela com tratamentos digitais.  Interino das charges de Opinião e Esporte do jornal Pioneiro colaborou com o Diário de Santa Maria, também do Grupo RBS.
Bru Perini
Bacharel em Designer Gráfico na FSG fez curso de especialização em Design Gráfico na LSD (Lisbon School of Design) em Lisboa, em três módulos: Branding, Design de Embalagem e Design Editorial no ano de 2011.  Cursou na ESPM POA, Design Editorial: Compreensão das Estruturas Visuais nas Publicações. Participou de workshops de colagem e ilustração do corpo humano na FSG, e um workshop de produção e styling de moda na LSD.  Trabalhou com criação na Túnel Design em Caxias do Sul, de 2007 a 2008, no DA na agencia PIT Propaganda e Publicidade, também em Caxias do Sul, até 2009. Por seguinte foi sócia proprietária, e DA da Agência Orca, Caxias do Sul, e em 2012 começou a trabalhar como DA sênior na Giornale Comunicação, em Porto Alegre, que hoje é diretora de núcleo e DA de um dos núcleos editoriais da Giornale Comunicação.
                 
Bruna Lewinsky
Crescendo em Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro, reforcei meu gosto pelo        desenho apenas como um hobby. Após anos atuando na área de eventos e de me formar em Direito na capital carioca, cheguei em Caxias do Sul  através do meu atual marido, o responsável por me fazer enxergar a arte desenhar não apenas como algo que eu amava, mas sim como algo que eu amava e desenvolvia. Atualmente morando em Porto Alegre, com 27 anos e uma linda filha de gaúcha de 2, me aperfeiçoei no traço e aprendi outras técnicas com trabalhos em telas, camisetas, graffiti e customização de objetos, mesmo ainda sendo bem mais assídua no desenho livre e ter o tempo dividido com o trabalho de redatora em uma agência de publicidade.
Cássio Pedron 
Cássio Pedron estudou Design Gráfico na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), a escolha pelo curso veio do gosto por desenho e criação. Aliado à graduação fez diversos cursos na área de desenho, desenho avançado, estudos de cores e ilustração digital a fim de
aprender e aprimorar técnicas nesta vasta área do desenho.
Charles Cenci
Pintor e ilustrador autodidata e designer por profissão. Tem artistas de referência como Matthieu Bessudo, Mike Giant, Miss Ariana, Stephan Doitschinoff,  Amadeo Modigliani dentre muitos. Como inspiração… “Utilizo as formas femininas, a dramaticidade e os dilemas do cotidiano’’.
Serginho Filho
De Caxias do Sul, iniciou sua carreira artística no início de 2013 com aulas de desenho com o artista Rafael Dambros, realizando uma série de telas em pintura acrílica e também desenhos com canetas hidrográficas. Já participou do Walking Gallery Rio Grande do Sul e realizou mostrar de seus trabalhos no Atelier de Daniela Antunes e Rafael Dambros, e expõe este ano sua primeira exposição individual com curadoria de Mona Carvalho.
 ANTROPOLÉTRICO_leandro cas. (1)
Wellington Kauã Moolon
Wellington Kauã Molon, Gaúcho e Estudante do 9° ano da escola Ramiro Pigozzi, sempre gostou de desenhar, desde pequeno desenhava nos cadernos. Seu primeiro curso de desenho foi em 2013, com o artista plástico Rafael Dambros.
A inspiração para começar a desenhar veio dos quadrinhos da Marvel e Turma da Mônica. Prefere um estilo de desenho mais surreal, mais fora da realidade, devido ao interesse e gosto pelo grafite. Os jogos de computador também foram outra inspiração para que começasse a produzir.
O artista trabalha com os materiais básicos do desenho, lápis 2B ou HB, tinta, além dos coloridos na maioria dos trabalhos. Cursa o terceiro ano de Inglês, realizou cursos de Informática  Web Designer JR, Web Designer  e está concluindo Design Gráfico participou também dos grupos de Teatto da escola e da 12° (Novembro 2008) e da 16°(Novembro de 2012) amostra de Teatro Estudantil de Caxias do Sul. Fez parte de grupos de danças tradicionalistas durante 4 anos onde fez varias apresentações em Caxias do Sul e região, fez também parte da oficina de desenvolvimento de bonecos gigantes com a companhia  “Molhados na Chuva RS”(2011). Por ser um artista novo, ainda busca crescer e aperfeiçoar-se cada vez mais, e abrir assim novos horizontes através de sua arte.

Nicole Nissola
Nicole Nissola é publicitária e apaixonada pela arte. Em muitos anos de profissão como diretora de arte, sempre explorou este universo nos seus projetos. Morando na Califórnia desde 2011, começou a desenvolver seus traços como ilustradora, estudando na conceituada universidade de Berkeley, e passou a explorar a técnica de Pen and Ink.
ANTROPOLÉTRICO_convite2
Curadora Mona Carvalho
 “O curador e o produtor cultural é o parceiro do artista, é um eixo, um facilitador, que junta possibilidades e acredita, antes de tudo, na importância da arte e da cultura.”
Mona Carvalho criou a Curadoria Independente, onde atua como produtora cultural e curadora de artes visuais, realizando exposições de artistas, coordenando espaços culturais e criando projetos artísticos desde 2007. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística na Universidade de Caxias do Sul, estudou na Universidade de Santiago de Compostela – Espanha, no curso de História da Arte, na Università Degli Studio di Verona – Itália, cursando Conservação dos Bens Culturais e na Universidad Autonoma de Bucaramanga – Colômbia, no curso de Artes Audiovisuais. É especialista em Arteterapia também pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
A Curadoria Independente de Mona Carvalho trabalha com atividades ligadas a produções artísticas, que envolve consultoria/assessoria em projetos culturais, realização de exposições de arte, informações de editais e prêmios, assessoria de imprensa, comunicação, arte gráfica, textos críticos, release e convites, além de pensar e criar projetos sociais através da arte e da cultura para empresas.
Foi membro titular e coordenadora da CASF – Comissão de Avaliação, Seleção e Fiscalização do FINANCIARTE – Financiamento da Arte e Cultura Caxiense. E foi integrante do Conselho Municipal de Cultura, ambos representante titular da área de Artes Visuais desde 2008, fazendo parte da diretoria no ano de 2013.
Com sua preocupação com a valorização e descentralização da arte, Mona Carvalho é realizadora de diversos projetos culturais como o “Atelier Livre”, o “Blues Art Ville” junto ao Mississippi Delta Blues Festival, “Projeto Circulação da Arte” juntamente com a artista Cristiane Marcante, é realizadora do projeto “Arte na Rua” e curadora do coletivo de artistas 005arte responsáveis pela “I Feira de Arte Coletiva” em Caxias do Sul e também pelas edições do Walking Gallery no sul do Brasil.
ANTROPOLÉTRICO_bruna Lew. (2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...