Fatos Históricos de hoje, 22 de Fevereiro - Por Valdir dos Santos

DiadosMacons2008

Hoje é o dia 22 de fevereiro, sábado.  -- Oitava  semana. -- De 1º de janeiro até  hoje passaram 53 dias. Faltam 312 dias para o fim  do ano. -- Estação: Verão. Lua Minguante a partir das 14 horas e 16 minutos .  -- Signo de Peixes. -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO  MIHAEL e devem rezar o Versículo 3 do Salmo 97 para ter mais proteção.

Pensamento do dia:   Boi preto conhece boi preto.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – O Núcleo Universitário de Canela integra o Programa de Regionalização da UCS atendendo e dialogando com  a população de 7 municípios: Cambará do Sul, Canela, Gramado, Jaquirana, Nova Petrópolis,Picada Café e São Francisco de Paula.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 22 DE FEVEREIRO - DATA NACIONAL – A República de Santa Lúcia, que fica a leste da América Latina, (Sul de Martinica, Norte de São Vicente), comemora hoje a Independência.  DIOA INTERNACIONAL DO MAÇOM – DIA DA CRIAÇÃO DO IBAMA NO BRASIL.

O DIA DE HOJE, 22 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1732 - BRIDGES CREEK – VIRGÍNIA – ESTADOS UNIDOS  - Nasce  George Washington, herói da Independência dos Estados Unidos e seu primeiro presidente: um dos símbolos da hoje nação mais poderosa do mundo. Na Convenção da Filadélfia, 1787, consegue elaborar a constituição dos  Estados. Em 1789, Washington é eleito presidente, cargo para o qual viria a ser reeleito em 1792. Reforçando a função presidencial, combate Jefferson e os republicano/democratas, defensores dos direitos dos Estados, em proveito de Hamilton e os Federalistas.
1819 – FLÓRIDA – ESTADOS UNIDOS - Os Estados Unidos adquirem da Espanha o estado da Flórida, sob os termos de  acordo assinado pelo Secretário de Estado, John Quincy Adams e pelo ministro espanhol Dom Luis de Onis.                                      
1865 – TENNESSEE – ESTADOS UNIDOS - A constituição do  Tennessee  abole a escravidão.
1913 – CIDADE DO MÉXICO – REVOLUÇÃO MEXICANA - Francisco Madero, presidente revolucionário do México e o vice-presidente Pino Suarez,  são assassinados por militares.
1967 – JAKARTA – INDONÉSIA  - O presidente da Indonésia Achmad Sukarno cede todo o poder ao primeiro ministro, General Suharto, permanecendo no cargo apenas simbolicamente.
1967 – SAIGON – GUERRA DO VIETNÃ - Forças dos Estados Unidos e Vietnã do Sul lançam a Operação Junction City, a maior operação em conjunto da Guerra do Vietnã, atacando forças comunistas na província de Tayninh, norte de Saigon.

O DIA DE HOJE, 22 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1843 – RIO DE JANEIRO - Nasce o Visconde de Taunay, autor de A RETIRADA DA LAGUNA (1872) e de INOCÊNCIA (1872). A primeira edição de Inocência foi impressa pela Tipografia Nacional, gráfica oficial, que fez um trabalho péssimo, repleto de erros e interpolações. Talvez por isso o romance só venha a ter sucesso em 1884, com a edição exemplar, revista pelo autor e impressa pelo editor Leuzinger, em elegante volume. É ainda hoje um dos livros mais lidos da literatura  brasileira.
1846 – RIO DE JANEIRO - Morre, no Rio de Janeiro (RJ), o Cônego Januário da Cunha Barbosa, um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
1903 - RIO DE JANEIRO - Morre Vítor Meireles de Lima,  autor consagrado da ”’Primeira Missa no Brasil’’, inspirado na carta de Pero Vaz de Caminha,  primeira obra de pintor brasileiro exposta no Salon de Paris. Deixou ainda, entre outros, os quadros Moema,  Passagem de Humaitá, Combate Naval do Riachuelo e Batalha dos Guararapes.
1945 – RIO DE JANEIRO - O escritor José Américo de Almeida  rompe a censura e, em entrevista ao jornalista Carlos Lacerda, publicada no Correio da Manhã, exige que se realizem eleições livres. Seu pronunciamento foi crucial para o fim da ditadura do Estado Novo.
1958 – SÃO PAULO - A peça "Eles Não Usam Black-Tie", de Gianfrancesco Guarnieri estréia no Teatro de Arena em São Paulo.
1989 – BRASÍLIA -  Governo cria o IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, com a função precípua de promover a qualidade ambiental e fiscalizar ações, projetos e iniciativas que possam vir a interferir no patrimônio ambiental do Brasil.

O DIA DE HOJE, 22 DE FEVEREIRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1754 – RIO PARDO - Índios missioneiros atacam o posto de Jesus Maria José, de Rio Pardo. São repelidos, com a perda de 22 mortos e 18 feridos.  Os portugueses perderam dois homens, ficando ferido o Tenente Francisco Pinto Bandeira, comandante da trincheira aí levantada.
1879 - TORRES - É instalada a primeira Câmara Municipal da Vila de São Domingos das Torres
1900 - PELOTAS - Nasce Iteberê de Moura, criminalista.
1900 – SÃO FRANCISCO DE PAULA  - Nasce Antônio Ferreira Severo, ensaísta.
1904 – QUARAÍ  - Nasce José Leal Filho, poeta regionalista.
1905 – SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Túlio Moura Fontoura, diretor do ''Diário da Manhã'' de Passo Fundo.
1914 – PINHEIRO MACHADO - Nasce Adail Leodegário de Moraes, jornalista e economista.
1914 – SANTA MARIA  - Nasce Nelson Pithan, poeta. 
1925 – BOM PRINCÍPIO  – Nasce o Pe. Rubem Neis, historiador e genealogista.
1926 – SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Ana Luísa Bueno Simas, poetisa e declamadora.
1959 - SANTIAGO - Morre Aureliano de Figueiredo Pinto, médico, poeta lírico e romancista

SANTO DO DIA DE HOJE, 22 DE FEVEREIRO  -  DIA DE LOUVOR À SANTA JOANA MARIA BONONI - Nasceu em Asiago, Vicenza, Itália, em 1606. Em 1621, em Bassano, fez-se beneditina, ingressando no convento  local. Dedicou-se à penitência, à oração e ao cumprimento fiel das obrigações religiosas. Foi mestra de noviças e abadessa. Sofreu incompreensões. Padeceu  grandes sofrimentos no corpo e no espírito. Acometida de lepra, foi relegada ao abandono, sendo-lhe prestada apenas a assistência estritamente necessária. Morreu em 22 de fevereiro de 1670, aos 64 anos de idade. Foi canonizada pelo papa Pio VI, em 2 de junho de 1783. - DIA DE LOUVOR À  SANTA MARGARIDA DE CORTONA.

O DIA DE HOJE, 22 DE FEVEREIRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1871 - LINHA NOVA - É festivamente inaugurada a Casa Paroquial da comunidade evangélica. Os fundadores foram trinta e dois, liderados pelo Pastor Heinrich Hunsche.
1927 - GARIBALDI - Morre o Padre João Batista Fronchetti, vigário de virtudes e zelo da paróquia. Ele adquiriu do PADRE  Cármine Fasulo o jornal ‘’ La Libertá’’, editado em Caxias do Sul.  Lançou ‘’Il Colono Italiano’’,  que passou a ‘’La Stafetta Riograndense’’ e hoje é o ‘’Correio Riograndense’’.
1970 - BENTO GONÇALVES - Assume a Paróquia o Pe. Oscar Bertoldo, como 11º Vigário. Participativo e de fé evidente, celebrou os 90 anos da paróquia em 1974.Liderou a construção de oito salões comunitários nas capelas. Poeta de projeção nacional consagradora, morreu em 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...