Ao dirigir, cuidado com a pista molhada

           Foto Ponto Inicial
Ultimamente a região sul vem enfrentando temperaturas diferenciadas a cada dia. Se um dia você acorda com chuvas torrenciais que não te convidam a sair de dentro de casa, no outro, o frio e a neblina te alertam ainda mais para os perigos.
A aquaplanagem é mais comum em rodovias planas e bem pavimentadas, quando o veículo se desloca em alta velocidade. A largura dos pneus é diretamente proporcional à probabilidade de aquaplanagem, e a profundidade dos sulcos é inversamente proporcional. Em piso molhado, a distância percorrida do momento em que o motorista freia até o momento em que o veículo para depende da banda de rodagem. A 120 km/h, um pneu com sulco de 2,5 milímetros precisa de uma distância 50% maior do que um pneu novo, que tem 8 milímetros.
Na foto em destaque, um acidente na Conselheiro Dantas próximo á igreja da Sagrada Família. O motorista simplesmente perdeu o controle do caminhão e foi parar na mureta do terreno.
Todo cuidado é pouco e serve como alerta aos motoristas, que diariamente trafegam pelas ruas da cidade. O ideal mesmo seria que se os mesmos fossem ao centro de automóvel em caso de extrema necessidade, utilizando o transporte coletivo como o meio mais eficaz e seguro, principalmente nos dias de chuva, como tem feito ultimamente.
Rotas perigosas e congestionadas habitualmente: Moreira César em qualquer sentido, Visconde de Pelotas sentido centro/bairro e as caóticas Os 18 do Forte, Sinimbu, Júlio de Castilhos, Pinheiro Machado, 20 de setembro, Bento Gonçalves, Dr. Montaury, Alfredo Chaves, Garibaldi, Avenida Rio Branco principalmente sentido centro/bairro nas proximidades de São Pelegrino, para citar as mais problemáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...