Imunização tem início em 17 de abril para todos os grupos prioritários
PREPARADOS - A Secretaria da Saúde (SMS) capacitou, nos dias 03 e 04/04, as equipes das 47 Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e a equipe do Serviço Municipal de Infectologia para a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem início em 17 de abril. A estimativa da Vigilância Epidemiológica é vacinar 124 mil pessoas em Caxias do Sul.
Na capacitação, a equipe da Vigilância Epidemiológica orientou sobre as questões técnicas da vacinação e também repassou o calendário da campanha previsto pelo Ministério da Saúde. Neste ano, a novidade é que os professores passam a integrar os grupos prioritários a serem imunizados.
O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população-alvo para a vacinação. A meta é imunizar até 90% da população de cada grupo prioritário (neste cálculo não serão considerados os doentes crônicos e os professores).
Conforme o Ministério da Saúde, deverão ser vacinadas pessoas acima de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores de saúde, povos indígenas, professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (as pessoas que compõem este grupo deverão apresentar a prescrição médica).
A Vigilância Epidemiológica reforça que a vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha. Para o público em geral, as reações em decorrência da imunização são, normalmente, leves.
O Dia D será em 13 de maio, com foco exclusivo para vacinação dos grupos prioritários contra o vírus da influenza. A campanha prossegue até o dia 26 de maio.
Foto Andressa Gallo

Nenhum comentário:
Postar um comentário