Simplás inicia articulação internacional da indústria do plástico junto ao Vaticano


Presidente Jaime Lorandi apresenta plano de ação ao conselho da Associação Latino-americana da Indústria Plástica (Aliplast), em São Paulo

 O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) dará o primeiro passo para formar uma inédita coalizão do setor em escala mundial. O objetivo da proposta que o presidente Jaime Lorandi apresentará ao conselho da Associação Latino-americana da Indústria Plástica (Aliplast), no encontro com representantes das associações nacionais de Argentina, Equador, México e Peru, entre outros países, é a consequência de uma ação iniciada em 2015: mudar uma ideia do Vaticano.

O Simplás fará a articulação, com aval da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), a partir de uma resposta já obtida da chancelaria do Papa Francisco, após sucessivas tentativas, por meio de cartas, intermediação bispal, e até contato direto com cardeais na Basílica de São Pedro, de conseguir algo nunca antes feito na história da igreja: alterar o texto de uma encíclica.

“Os religiosos ligados ao Papa e representantes da Secretaria de Estado do Vaticano foram muito receptivos e compreenderam a necessidade de existir este diálogo e colocaram-se à disposição. A partir deste momento, cabe às lideranças internacionais do setor de plástico unirem-se e elaborar um projeto de diálogo com o Vaticano, com o objetivo de sensibilizar os cardeais da Secretaria de Estado, e posteriormente, dialogar com o Papa Francisco”, afirma Lorandi.

A encíclica Laudato Si, emitida em 18 de junho de 2015, tem caráter social e ambiental. Em determinado trecho, o documento sugere aos fiéis – que correspondem a aproximadamente um terço da população da Terra – “evitar o uso de material plástico”.

“Esta orientação do Papa pode influenciar as ideias e o comportamento de bilhões de pessoas nas próximas décadas”, adverte Lorandi.

Como estudioso diletante deste tipo de texto pontificial, o dirigente, desde então, vem buscando contato com o comando da Santa Sé, a fim de mostrar a outra face do setor.

“A maioria dos povos descartam os produtos pós-consumo de forma não ecológica, tratando-os como lixo e jogando-os no meio ambiente. Esta forma errônea de destinação criou uma mentalidade de que os plásticos poluem, gerando uma onda de desinformação contra o uso do material. Caso a humanidade evite ou exclua os plásticos de sua vida, haverá muito mais famintos, sedentos, despidos, doentes, desabrigados e com menos possibilidade de deslocamento geral. Inclusive, haverá maior dano ambiental, provocado pelo uso de outros materiais que exigem maiores recursos naturais e energéticos”, alerta.

Na reunião marcada para esta quarta-feira (5), no Expo Center Norte, em São Paulo, onde se realiza a Feiplastic 2017, uma das principais feiras da indústria no continente, o presidente do Simplás vai propor o desenvolvimento de um projeto coletivo internacional e unificado para todo o setor. Com o objetivo de conversar diretamente com o Vaticano, a respeito da importância dos plásticos para a vida. Ainda mais, quando se cumpre seu ciclo de descarte e reutilização.

“É dever das pessoas que possuem conhecimento aprofundado em plásticos, em humanidade e em uso de recursos naturais e energéticos, informar a todos sobre os benefícios deste material e alertar sobre os perigos consequentes de seu desuso e eliminação. Caso haja alteração na orientação da encíclica, este fato histórico trará uma grande repercussão positiva na cultura da reciclagem, principalmente nos países ocidentais”, conclui Lorandi.

Fotos: Júlio Soares / Objetiva

Sobre o Simplás
O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) representa mais de 400 empresas de transformação que geram cerca de 9,5 mil empregos diretos em oito municípios (Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, São Marcos e Vale Real), com estimativa de faturamento anual superior a R$ 3 bilhões. Em um raio de 50 quilômetros, a área de abrangência do Simplás apresenta a maior concentração de indústrias de transformação de plástico do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...