Derivada do grego ergon (trabalho) e nomos (leis) para denotar a ciência do trabalho, sendo, uma disciplina inicialmente orientada aos sistemas e que modernamente se estende por todos os aspectos da atividade humana.
Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas surgidos desse relacionamento. É a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar e para aperfeiçoar o bem-estar humano e o desempenho do sistema global.
Nascimento e Evolução da Ergonomia
Pode-se dizer que a Ergonomia surgiu quando o homem começou a utilizar objetos que facilitavam a sua vida.
Na produção artesanal havia a preocupação de se adaptar os objetos artificiais e o meio ambiente natural ao homem.
A partir de 1950 surge as primeiras preocupações com as condições de trabalhos e a a ergonomia passa a expandir-se no mundo industrializado.
Aplicações da Ergonomia
Indústria
A ergonomia contribui para melhorar a eficiência, a confiabilidade e a qualidade das operações industriais.
- Aperfeiçoamento do sistema homem máquina;
- Organização do trabalho;
- Melhoria das condições de trabalho.
Setor de Serviços
Setor que mais cresce atualmente.
- Criação de postos de trabalhos inexistentes;
- Produtos que atendam as novas tecnologias;
- Bancos, escolas, centrais de abastecimento;
- Novos horários de trabalho.
Vida Diária
A ergonomia tem contribuído para melhorar a vida cotidiana, tornando os meios de transporte mais cômodos e seguros, a mobília doméstica mais confortável e os eletrodomésticos mais eficientes e seguros.
- Teste de produtos;
- Homologação;
- Circulação de pedestres em locais públicos;
- Deficientes físicos;
- Residências.
L.E.R. (Lesões por Esforço Repetitivo)
É uma síndrome constituída por um grupo de doenças, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. Esse distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida. A prevalência é maior no sexo feminino.
Também chamada de D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), L.E.R. é causada por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse. Tal associação de terminologias fez com que a condição fosse entendida apenas como uma doença ocupacional, e que existem profissionais expostos a maior risco: pessoas que trabalham com computadores, em linhas de montagem e de produção ou operam britadeiras, assim como digitadores, músicos, esportistas e pessoas que fazem trabalhos manuais, por exemplo tricô e crochê.
QUIROPRAXIA E L.E.R
O tratamento quiroprático consiste em atuar, por meio de intervenções manuais, nas articulações do corpo humano, ajudando-o a restabelecer a saúde, sem o uso de medicamentos ou cirurgias. É importante que se faça exercícios para o fortalecimento muscular da região afetada e adote hábitos posturais corretos para evitar novas lesões.
Juliana Steiner Bettiol
Quiropraxista ABQ 507
Pós Graduanda em Ergonomia, Saúde e segurança do Trabalho
Rua Dal Canale, 2186 (Conjunto Comercial Alvorada) Sala 5008 1°andar.
Fone: 54 3039 0100
Nenhum comentário:
Postar um comentário