ESTOFADO
Qualidade em Harmonia com a Beleza
Os estofados devem acolher bem o corpo sem causar dores e incômodos.
Mas também é essencial avaliar o conforto proporcionado pelo móvel. Afinal, é uma questão de saúde, uma vez que passamos horas sentados (e até deitados) nessas peças, conversando, assistindo à TV, lendo ou com o notebook no colo. Eleja o modelo ideal para seu tipo físico. No caso de uma família, tome como base a pessoa mais alta da casa ‑ as demais conseguem se adaptar com o uso de almofadas de apoio lombar. “Na loja, ao experimentar o sofá, sente‑se em posição de lótus. Nessa postura, é necessário caber sem sobras no assento e ter as costas totalmente apoiadas no encosto”, ensina Rose.Sofás com chaise acoplada devem permitir apoiar por completo as pernas esticadas sobre o assento.
Para uma postura correta
Ao sentar, devemos sempre ficar com os pés apoiados no piso. Assentos muito profundos deixam os pés suspensos, causando desconforto ou dores naspernas.
Já os estreitos nos fazem escorregar do estofado, afirma Rose. Conseguir manter os braços em repouso sobre o corpo ou apoiados nas laterais do estofado é outra condição importante.
Maciez, nesse caso, não é sinônimo de conforto. Para ser anatomicamente agradável, o estofado tem que estar no meio-termo entre macio e firme. “Os muito duros provocam dor na região lombar e os muito fofos fazem o usuário afundar, o que compromete a postura”, alerta Rose.
Optar por um tecido de toque gostoso é outro fator que soma conforto ao estofado. Veludo, linho, sarjapeletizada, chenile, microfibra e suedeestão na lista dos mais agradáveis e resistentes.
Além de atender a conceitos de ergonomia, o estofado, precisa ter o tamanho compatível com o local em que será instalado ‑ afinal, é desejável que as áreas de circulação também sejam confortáveis.“para isso se faz necessário que um profissional visite o ambiente e crie o layout de todo mobiliário”, indica Rose da Roselar Móveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário