Audiência no Ministério Público Federal teve a presença de cacique e de representantes da Funai
RENEGADOS - A secretária do Urbanismo, Mirangela Rossi, o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, José Francisco Mallmann, a secretária de Governo, Vania Espeiorin, e uma representante da Fundação de Assistência Social (FAS), participaram de uma reunião, nesta terça-feira (04), com a Procuradora da República, Luciana Guarnieri, no Ministério Público Federal. O assunto tratado foi a situação do comércio realizado por indígenas nas ruas de Caxias do Sul.
Também participaram do encontro representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) das áreas de Passo Fundo, Porto Alegre, serra e litoral, a cacique Silvana Antonio e outros membros da liderança indígena.
Na reunião, a secretária Mirangela apresentou a ideia da Feira Sem Fronteiras como uma alternativa de local para o comércio dos indígenas. A Feira será realizada aos domingos na Praça das Feiras, em Caxias do Sul, a partir de maio. A intenção é que ela seja um espaço para o comércio de produtos com procedência (nota fiscal) e que valorizem a cultura de cada povo, incluindo os índios.
“Esta é uma ideia de espaço onde os indígenas poderiam comercializar seus produtos, valorizando a produção deles e fazendo com que a gente conheça essa cultura. Mas queremos pensar em outros locais também que possam servir para o índio vender os produtos, resgatando essa cultura tão tradicional e histórica”, explicou a titular do Urbanismo.
Por isso, o Município se comprometeu a avaliar outras alternativas de espaços e visitá-los. Uma nova reunião ficou marcada para o dia24 de abril. O encontro foi marcado no Centro Administrativo e os envolvidos farão uma caminhada conjunta para conhecer pontos da cidade e estudar alternativas.
“É uma porta de conversa que abrimos com os índios e vamos trabalhar para solucionar essa questão da melhor forma. Nós temos que conviver e valorizá-los como cultura”, acrescentou Mirangela.

Nenhum comentário:
Postar um comentário