Câmara Municipal lança Parlavox nesta sexta


7 de abril de 2017, esta sexta-feira, é um dia histórico para a Câmara Municipal de Caxias do Sul. Dia do Jornalista, a data marca um grande passo na modernização, agilidade e divulgação dos pronunciamentos dos vereadores. O Legislativo coloca à disposição da comunidade um recurso tecnológico que disponibilizará de forma quase simultânea vídeo, áudio e texto dos discursos em plenário.
A novidade se chama Parlavox, plataforma multimídia que poderá ser acessada pelo site camaracaxias.rs.gov.br. Para o lançamento, a Câmara Municipal, em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), receberá profissionais de veículos de comunicação da região serrana. A recepção será às 10h desta sexta-feira, dentro do programa Câmara Convida.
“O objetivo d essa evolução é levar transparência, economicidade e agilidade ao trabalho do Legislativo”, ressalta o presidente do Legislativo, vereador Felipe Gremelmaier/PMDB.
O Parlavox nasceu do trabalho integrado entre os setores de taquigrafia, informática e comunicação do parlamento. A plataforma oferece publicações de pronunciamentos em três etapas no mesmo dia. Na primeira, destinada ao público interno da Casa, os discursos individuais dos vereadores aparecerão em formato PDF no Liquid, o banco de dados do Centro de Memória. Ele reúne documentos, coleção de jornais da cidade e anais, e pode ser acessado pelo memoria.camaracaxias.rs.gov.br.
Em uma segunda etapa, os pronunciamentos serão divulgados ao público externo. Na terceira fase processo ocorre a publicação dos discursos de cada parlamentar no site, juntamente com o vídeo. Isso possibilitará o compartilhamento desse material nas redes sociais, pelos smartphones e demais plataformas eletrônicas.
“A taquigrafia teve uma grande evolução em 2017. Com a disponibilização dos discursos de forma simultânea, o público terá acesso ainda mais rápido ao material”, explica Milena Bartelle, chefe do Setor de Registro e Revisão de Anais.  
“Com o Parlavox, demos um salto de 10 anos no fornecimento e divulgação dos discursos. Pesquisamos em vários poderes legislativos do mundo, o que mais se assemelha é o sistema do Parlamento Europeu”, Etore Tonani, taquígrafo coordenador do projeto Parlavox.
 “Temos um papel de vanguarda dentro das casas legislativas brasileiras. Pensamos muito na otimização de tempo e recursos. O sistema foi desenvolvido a partir do nosso site e os vídeos utilizam tecnologia do Youtube”, explica Davi Martins, chefe do Setor de TI.
“Mais que o uso da tecnologia, o que consagra esta visão de transparência do Poder Legislativo é a conexão dos servidores e suas expertises em favor da democracia representativa. A atuação interdisciplinar reunindo as estruturas da taquigrafia, da informática e da comunicação permite oferecer soluções criativas para demandas da atividade parlamentar”, analisa Paulo Cancian, chefe da Assessoria de Comunicação.
A EVOLUÇÃO DOS REGISTROS DA CÂMARA
1892 – As reuniões do parlamento começam a ser registradas de forma manuscrita no “Livro para o lançamento das atas do Conselho Municipal de Caxias”.
1947 – Promulgada a Constituição de 1946, retomam-se os trabalhos legislativos, interrompidos durante o exercício do Estado Novo (1937-1945). Em 29 de novembro, 11 vereadores eleitos são diplomados para compor a primeira legislatura da Câmara Municipal. A primeira sessão é datilografada, método que viria a ser utilizado até 1974.
1974 – Na VII Legislatura, a sessão ordinária de 1º de março marca o início de uma nova forma de registro das atividades plenárias. Implanta-se o serviço de taquigrafia, com confecção dos anais registrando a íntegra das ações parlamentares.

1991 – Encerra-se o registro de anais por meio de datilografia.

1992 – A Câmara Municipal adota o sistema digital para o registro dos documentos parlamentares. A partir de gravações dos áudios, o setor de taquigrafia transcreve anais.


2012 – A partir do trabalho do Setor de Registros e Revisão de Anais, os pronunciamentos são disponibilizados em formato digital, no portal do Centro de Memória.


2017 – O Legislativo dá importante passo no registro, transparência e divulgação seu trabalho. Lança a plataforma Parlavox, no site camaracaxias.rs.gov.br. Ele disponibiliza vídeo, áudio e texto dos pronunciamentos dos parlamentares.


Crédito Clever Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...