Por Laudir Dutra – laudir43@yahoo.com.br
Quando chega o final de ano com as formaturas, casamentos e outros eventos para encerrar algum ciclo ou celebrar algo grandioso, logo vem á mente das pessoas as questões relacionadas com o visual. Nesse aspecto, é importante você ter na sua lista telefônica o número de alguém de sua confiança e que vai te dar uma resposta positiva.
O Centro de Beleza Lourdes e Aline Casagrande está preparado para oferecer estes serviços, pois a experiência aliada aos conhecimentos adquiridos ao longo de mais de 15 anos de trabalho é o cartão de visitas dessas grandes profissionais, Aline e Lourdes.
Para Aline, a logística e o atendimento são os diferenciais do salão. “As pessoas estão fugindo do centro, querem mais tranquilidade e comodidade, aqui a gente oferece, além dos serviços, estacionamento gratuito e sossego total, então, estamos todos satisfeitos, eu, minha mãe e as nossas clientes”.
Atender os anseios das clientes
“Nosso papel, além de produzir e deixar as pessoas bonitas, é trabalhar o interior, o lado psicológico das nossas clientes.
Os resultados são imediatos, vimos as meninas saírem daqui mais felizes, se sentindo mais bonitas para enfrentar qualquer situação no seu dia a dia. O bonito vai interferir sem dúvida no interior da pessoa, pois eleva a auto estima. A gente vai além do dar beleza, temos a noção de que é um local de desabafo, onde as clientes buscam um momento só para ela.
No salão a mulher deixa de lado a questão de trabalhar para os outros, marido, filhos, enfim, sua família. A elevação da autoestima é um fator fundamental para as pessoas enfrentarem qualquer demanda na vida. Até uma maquiagem pela manhã bem cedo, antes de ir para o trabalho Poe operar milagre.
Já houve casos de a cliente vir até o salão apenas para conversar e trocar ideia, pois naquele momento, é a única coisa que elas precisam, ser ouvidas. Isso significa confiança, relação de amizade e muita responsabilidade. Antes de profissionais, somos amigas que estão aqui para ajudar e satisfazer as expectativas das nossas clientes”.
Escolha da profissão
“Sempre vivi nesse meio, pois tenho mãe e tia que possuem salão de beleza.
Crescendo, fui adquirindo experiência, observando bastante a maneira que elas faziam e depois, empreender tem tudo a ver comigo.
Fizemos alguns cursos profissionalizantes, eu e a mãe, ganhei meu espaço de sobrancelha e maquiagem e faço a parte administrativa também. Como fiz faculdade de Administração, fui trabalhar por algum tempo em uma empresa para aperfeiçoar e colocar em prática aquilo que estudei, mas não teve jeito, não consegui ficar longe do que mais gosto que é estar diretamente trabalhando com o público.
Algumas clientes viraram amigas e nossa rede só aumentou de uns tempos para cá, sinal de que nosso trabalho está sendo bem feito”.
Perfil das clientes
“Temos um público bastante variado, diversificado que vai dos 18 aos 80. Elas nos procuram para todo tipo de ocasião, formatura, casamento ou outro social ou profissional.
Buscamos o diferencial, pois salões existem muitos e cada dia aumenta mais a concorrência. Por todas essas razões, é preciso fazer mais e melhor.
A qualidade e o produto são peças e quesitos importantes nas questões que envolvem a beleza. Temos muito cuidado e o mimo de conversar, procurar saber o que cada cliente quer, do jeito que ela mais gosta.
Damos o acompanhamento específico para cada situação, mas dentro daquilo que podemos e temos a oferecer.
Nossa agenda está praticamente lotada e estamos marcando hora com bastante antecedência”.
Dedicação em tempo integral
“É um trabalho prazeroso, um aprendizado que nos motiva, faz com que a gente encare a profissão com seriedade e não damos espaço para o desânimo ou o cansaço.
Mesmo sendo difícil, apertado, tiramos um tempo para cuidar de nós, afinal, também temos as nossas necessidades enquanto.
Mas já algumas vezes de os amigos me convidarem para sair, fazer algum tipo de atividade de lazer e acabei não indo. Não existe tempo ruim, nem aos finais de semana. Claro que temos uma agenda para cumprir, mas numa emergência, não deixamos de atender as nossas clientes.
Mas nada vem fácil, temos que correr atrás, ter comprometimento com aquilo que a gente faz.
O comprometimento, aliás, é inerente a qualquer ramo de atividade. Tem que querer todos os dias, sempre com a mesma vontade e a norma ética”.
Jogar limpo com a cliente
“Temos que mostrar sempre para à cliente os detalhes de cada tratamento, as nuances, as possibilidades e os nossos procedimentos ideais, mas sempre salientando o resultado final. Tudo o que é feito aqui tem que gerar uma certeza para a pessoa, senão ela fica insegura até ver o resultado final”.
Mãe e filha juntas
“Damo-nos super bem, é muito tranquilo e prazeroso trabalhar com a mãe. Podemos ter as nossas divergências enquanto mãe e filha, mas isso fica lá em casa, aqui somos profissionais, aprendemos muito uma com a outra. Ela me passa muitas coisas, aprendo com a maneira dela trabalhar e observo quando ela está atendendo. Acabo por saber detalhes das suas clientes e quando é preciso, já estou ambientada naquilo que ela faz.
Há recíproca também quanto ao meu trabalho. Ensinei tudo o que eu sei pra ela. Trocamos muitas ideias e no final, o entrosamento acaba sendo uma coisa muito natural”.
Mercado de produtos
“Evoluiu muito o mercado de produtos nacionais. Existe uma extensa lista de novos componentes que acabam facilitando a vida dos profissionais. Algumas marcas buscaram se aperfeiçoar aprendendo como empregar. Isso é muito bom, pois alguns produtos realmente são muito eficazes.
Como algumas marcas internacionais possuem escritório de representação aqui no Brasil, as marcas nacionais ficam espertas também e acabam fazendo o seu trabalho com qualidade, não perdendo espaço e nem vendas”.
Não existe forma milagrosa
“Não existe nada milagroso neste meio, fórmula disso e daquilo, o que existe é a maneira de empregar para suprir as necessidades de cada pessoa. Tem muito a questão do tipo de pele e biótipo também.
Mas alguns procedimentos podem se tornar milagrosos se empregados e cuidados adequadamente. Temos que estar atentos aos marketings que muitas vezes passam a ideia de que a pessoa pode ficar mais nova e rejuvenescer de uma hora para outra.
Por exemplo, hoje estamos oferecendo um produto que é o botox capilar, aplicado em tratamento onde os efeitos podem durar até um mês após a aplicação. Dá maciez e mantém o brilho necessário e esperado”.
Estar sintonizado com o cliente
“Todo o trabalho é um desafio e nos propomos a ajudarmos as pessoas naquilo que elas estão buscando naquele momento.
São variáveis e formas adequadas no emprego das nossas técnicas. Se a gente sugere é porque estudamos e podemos garantir os resultados.
Mas deixamos bem claro as coisas, não enganamos e nem iludimos as nossas clientes, apenas sugerimos o tratamento, explicando que o que pode ser bom para uma pessoa, pode não ser bom para a outra.
Mas tem muito a ver com a atividade desenvolvida no dia a dia, seja nos momentos de lazer ou outra atividade qualquer que exija requinte e estar bem consigo mesma”.
(Fotos Laudir Dutra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário