No ano passado, a produção da maça superou a da uva no Município, que também possui 40 mil cabeças de gado
CAXIAS DO SUL - A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com as Subprefeituras, atualizou os dados da produção agrícola de Caxias do Sul. O levantamento realizado em 2013 foi apresentado ao Prefeito Alceu Barbosa Velho na última semana.
O que chama atenção no relatório, segundo o titular da SMAPA, Araí Horn, é que o Município, no ano passado, produziu 106,2 milhões de quilos de maçã, ultrapassando os 88,7 milhões de quilos da tradicional fruta da cidade, a uva. A maior produção de maçã está concentrada em 1 mil hectares em Vila Oliva. Já a produção da uva concentra-se em mais de 3 mil hectares de terras na região de Forqueta. Juntas as comunidades de Santa Justina, São Luiz, Nossa Senhora da Saúde, Monte Bérico, São Giácomo, São Virgílio, São Valentin, São Francisco, São Marcos, São Paulo e São Pedro produziram um total de 63 milhões de quilos de uva em 2013. “Também produzimos outras variedades como ameixa, pêssego, pêra, morango, caqui, tomate, pimentão, cenoura, beterraba, alho, alface, repolho, cebola e vagem”, enumera o secretário.
Na pecuária, Araí cita o rebanho de 40 mil cabeças de gado e a produção de 3,2 milhões de litros de leite. “O Município também possui um total de 20 mil suínos, 113 mil perus e 3 milhões de frangos. No ano de 2013 foram produzidos 150 toneladas de mel, provenientes de 15 mil colmeias”, informa.
O levantamento também foi catalogado por distrito. Santa Lúcia do Piaí produziu 3 milhões de caixas de moranguinhos e 743 mil caixas de tomate. Vila Oliva produziu 48 milhões de quilos de maçã, 433 mil caixas de cenoura e 235 mil caixas de beterraba. Em Fazenda Souza a produção foi de 3 milhões de quilos de ameixa e 393 mil caixas de caqui. Já Criúva se destaca na pecuária. Das 40 mil cabeças do Município, 16 mil estão no distrito.
As frutas e verduras produzidas em Caxias são comercializadas na Ceasa/Serra, Ceasa de Porto Alegre, outros municípios gaúchos e outros Estados.
Fotos e créditos em anexo
Nenhum comentário:
Postar um comentário