18º Canta Caxias inicia dia 14

CANTA CAXIAS_IMG_6307 (1200x800)

CAXIAS DO SUL – A Unidade de Música da Secretaria Municipal da Cultura, promove a partir do dia 14 de junho o 18º Canta Caxias. Nesta edição, o compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues será o grande homenageado, e para isso cada coral deverá preparar uma peça do repertório do compositor para ser apresentada nos dias dos concertos.
O concerto de abertura, Espetáculo BR Paixão do Coro Municipal, ocorre dia 14, às 20h, no Teatro Pedro Parenti da Casa da Cultura. A entrada é franca. (retirar o ingresso antecipadamente na Casa da Cultura). O Canta Caxias se estende até o dia 22. Confira abaixo a programação:
ESPETÁCULO BR PAIXÃO: Plagiando Odaléia Gonzaga (uma personagem que logo irão conhecer), iniciamos esse programa dizendo “Boa noite, queridos e queridas. Vocês iluminam esse salão de baile. É por vocês que estamos aqui. É pra vocês que vamos cantar!”.
Depois do Coro Municipal de Caxias do Sul ter encenado o Musical Gota D’Água (2004), de cantar o universo andaluz no Romancero Gitano (2005), do sucesso absoluto de Celebration (2006), de Beatles – a Razão & a Paixão (2008), com a Orquestra de Madeiras da Orquestra de Sopros e de Pare Olhe Escute (2010), numa grande produção entre Coro, Orquestra de Sopros e Cia. de Dança, sempre ousando na inclusão de elementos do teatro, da dança e do vídeo, o BR-Paixão traz ao palco a música brasileira, mais especificamente o samba-canção.
Nas palavras do roteirista Nivaldo Pereira “BR-Paixão quer representar esse salto evolutivo na carreira do grupo, aproximando o maior compositor gaúcho, Lupicínio Rodrigues, de outro grande compositor brasileiro, o carioca Noel Rosa. O título do espetáculo faz alusão à estrada que ligaria o Rio Grande de Lupicínio ao Brasil de Noel, pela ótica da paixão que tanto serviu de tema aos dois criadores. Similar a uma ópera, as canções costuram a narrativa como falas dos personagens. Afeto e dor, esperança e vingança, solidão e encontro, riso e lágrimas, tudo está em BR-Paixão, dando conta do humano de todos os lugares. É um espetáculo que exige a maturidade já demonstrada pelo Coral. O teatro aqui ganha ênfase, recriando um salão de baile em que amantes e amados tentam se entender, entre canções eternas do cancioneiro de Lupi e outras de Noel”.
Entre passos de dança e dores-de-cotovelo no saudoso salão de baile Cadência, os cantores desfilam arranjos de canções imortais criando um ambiente nostálgico que pretende emocionar a todas as idades.
Fica a fita amarela de convite para um pierrot apaixonado, pastorinhas e para esses moços que tem nervos de aço, saudade no peito e pra quem voa em um segundo quando começa a cantar, mesmo gago… Se o pensamento nunca volta ou parece uma coisa à toa, vingança de cadeira vazia, de adeus, como é que a gente voa quando começa a pensar?… Foi assim, numa conversa de botequim, meu último desejo: com que roupa eu vou?
Repertório:
Cadeira Vazia / Esses Moços
Lupicínio Rodrigues
Arr.: Rafael Fortaleza
Gago Apaixonado
Noel Rosa
Arr.:Vicente Ribeiro
Conversa de Botequim
Vadico e Noel Rosa
Arr.: Esmeralda Ruzanowsky
Nervos de Aço
Lupicínio Rodrigues
Arr.: Marcos Rodrigo Domingues
Foi Assim / Vingança
Lupicínio Rodrigues
Arr.: Marcos Rodrigo Domingues
Pierrô Apaixonado
Noel Rosa e Heitor dos Prazeres
Arr. vocal: Manoel Figueiredo de Abreu
Arr. instrumental: André Viegas
Último Desejo
Noel Rosa
Arr.: Rafael Fortaleza
Volta / Nunca
Lupicínio Rodrigues
Arr.: Iuri Correa Soares
Adeus
Noel Rosa
Arr.: Ian Guest
Felicidade
Lupicínio Rodrigues
Arr.: Gustavo Viegas
Fita Amarela/ Pastorinhas /Com que roupa
Noel Rosa
Arr.: Marcos Rodrigo Domingues
PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DE COROS – Entrada Franca
Retirada de ingressos para os concertos de Coros:
Secretaria da Cultura – Unidade de Música (Rua Dr. Augusto Pestana, 50 – Estação Férrea)
Horário: 9h às 12h e 13h30min às 17h
Dia 15.06 – Concerto de Coros Típicos Italianos
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti
Entrada Franca
•    Coral Masculino Monte Carlo
•    Coral Stelaa Alpina
•    Coral Radize D’Itália
•    Coral La Felicitá
Dia 16.06 – Concerto de Coros com repertório variado
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti
Entrada Franca
Coral Convidado: Grupo Vocal Tramavoz da cidade de Carlos Barbosa
O Grupo Vocal TRAMAVOZ nasceu do sonho de alguns barbosenses que pretendiam organizar um pequeno coro ágil e eclético. Assim em junho de 1996 nasceu o Grupo Vocal TRAMAVOZ.     Passeia pelo repertório de ontem e de hoje, brasileiro e de outros países, regional e popular. Hoje com formação feminina, o grupo conta com 10 cantoras. Tem em sua direção o maestro Martin Alexandre Altevogt e a coordenação de Mariliza Dalmass Guerra.
Demais coros:
•    Coral Adulto Unimed de Caxias do Sul
•    Grupo Vocalis
•    Coro Infanto Juvenil da Fundação Marcopolo
•    Coral Vívere
Dia 17.06 – Concerto de Coros com repertório variado
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti
Entrada Franca
Coro Convidado: Coro da URI da cidade de Erechim
O Coro da URI Erechim (Associação Coral Universitário de Erechim) possui 32 anos de história. Criado em 25 de maio de 1981 como Coral da Fapes, hoje é uma associação mantida pela URI Campus de Erechim, e atua com participações significativas dentro da comunidade acadêmica e social, apresentando-se em festivais de coros, solenidades, festividades educativas e promocionais. Desde 2005 o coro tem na sua regência Marcio Buzatto, Bacharel em Música com habilitação em Regência Coral e Composição Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E desde 2010 tem como pianista Yuri Miorelli, acadêmico de música (bacharelado em piano) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O grupo é formado por pessoas da comunidade Erechinense e da região, que ensaiam semanalmente.
Demais coros:
•    Coro em Si
•    Coro SAMAE
•    Coro Expressões RGE
•    Coro Juvenil do Moinho
Dia 18.06 – Concerto de Coros Repertório Gospel
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti
Entrada Franca
•    Coro Jovem de Caxias do Sul
•    Vocal Incomum
•    Quarteto Vozes
Dia 20.06 – Concerto de Coros Repertório Variado
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti
Entrada Franca
•    Coral Infanto Juvenil CCP/Enca
•    Coral Herdeiros do Futuro
•    Grupo de Canto Vozes do Sul
Dia 21.06 – Concerto de Coros Repertório Variado
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti
Entrada Franca
Coro convidado: Madrigal Presto da Cidade de São Leopoldo
O Madrigal PRESTO, criado em 2008, é formado por 26 cantores com o objetivo de difundir a música erudita, buscando a excelência artístico-musical na interpretação de obras de destacado valor no repertório coral, escritas para essa formação. Em 2013 completa 5 anos de atividade.
Tem se apresentado em eventos culturais, festivais de coros no Rio Grande do Sul e em outros estados. Em 2012 apresentou a Missa Brevis de Joseph Haydn com a Orquestra de Câmara FUNDARTE e a Petite Messe Solennelle de Giacomo Rossini, com a pianista Olinda Alessandrini, o organista Fernando Cordella e quarteto solista, que sendo apresentada também em 2013.
    O Madrigal PRESTO tem a direção musical de João Paulo Sefrin e a preparação vocal de Lúcia Passos. Está ligado à  PRESTO – Produções e Promoções Artísticas, que se destaca como uma empresa especializada na organização de espetáculos artísticos e eventos culturais. Além disso, a Presto oferece oficinas de arte e música, recitais, seminários, shows e concertos, sendo sua sede na cidade de São Leopoldo.
Demais Coros:
•    Grupo Canteriando
•    Vocal Aldo Locatelli
•    Grupo Vocal Acalanto
•    Coro da Faculdade IDEAU
Concerto de Encerramento
Dia 22.06
Horário: 20h
Local: Sala de Teatro Prof. Valentim Lazarotto – Centro de Cultura Ordovás
Entrada Franca
Concerto “Até Amanhã”
O Coro da Faculdade Ideau apresenta seu espetáculo “Até Amanhã” no dia 22 de junho, às 20 horas, no Teatro Ordovás. O evento encerra o ciclo de apresentações do 18º Canta Caxias que começa no dia 14 de junho e esse ano faz uma homenagem aos 100 anos de Lupicínio Rodrigues. Mesclando voz e instrumentos, “Até Amanhã” apresenta repertório variado, com peças de compositores brasileiros e internacionais, como Dorival Caymmi, Noel Rosa e claro, do compositor gaúcho que é tema do festival. O espetáculo tem a regência do maestro Federico Trindade, que também rege o grupo UPA!, de Porto Alegre. (Foto Antônio Lorenzett)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...