CAXIAS DO SUL – A Secretaria da Cultura, promove a mostra Justo quando o tempo para, fotografias de Mauricio Susin, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim da Casa de Cultura. A abertura da exposição ocorreu na noite desta quarta-feira e permanece aberta à visitação até o dia 28 de junho.
É a primeira exposição de Susin, físico (UFRGS, 2004) e engenheiro mecânico (UFRGS, 2008) de formação, com mestrado em Energias Renováveis (École des Mines de Nantes, 2012) e que há pelo menos cinco anos também se dedica à fotografia.
Silenciosas e distantes, as imagens de Mauricio apresentam-nos paisagens melancólicas, espaços frequentemente esvaziados e curiosos encontros de personagens e situações. Muitas de suas fotografias são marcadas ora pelo estranhamento cognitivo que remete o espectador a cenários gulliverianos, ora à melancolia das composições do pintor norte-americano Edward Hopper (1881–1967). Comentando tanto suas imagens, como o processo criativo que as engendra, Mauricio reconhece o elemento da solidão, e questiona: “Até que ponto a solidão do outro não é a do próprio fotógrafo? Há muito de nós mesmos na solidão alheia. Ao explorar a paisagem na sua diversidade de formas e arranjos, percebo essa solidão, que se manifesta numa espécie de estado de suspensão permanente que é minha e, consequentemente, das minhas imagens”.
Justo quando o tempo para reúne 45 fotografias e tem curadoria da historiadora e crítica de arte Paula Ramos (Caxias do Sul/RS, 1974), professora-pesquisadora junto ao Instituto de Artes da UFRGS.
(Fotos:Antonio Lorenzett)
Nenhum comentário:
Postar um comentário