Da esquerda para a direita, Alaor Oliveira/PMDB, Guiovane Maria/PT, Geni Peteffi/PMDB, Renato Oliveira/PCdoB e Francisco Spiandorello/PSDB compõem a mesa diretora 2012
CAXIAS DO SUL - Já na primeira sessão legislativa de 2012 já se pode ter uma idéia de como serão os trabalhos sob o comando de Geni Peteffi na presidência da casa.
Com sua habitual tranqüilidade e sabedora das suas responsabilidades e representação popular, a presidente Geni Peteffi deixou sua marca registrada, isso se resume em parte nos muitos motivos que fizeram com que além do prefeito Sartori, estivessem presentes diversos secretários municipais, amigos pessoais, Comitiva da Festa da Uva, presidente e trio de soberanas, além de todos os vereadores da atual legislatura, num gesto de comprometimento total com a administração da casa, que agora tem a sua condução.
O prefeito Sartori levou sua saudação a todos os presentes, enumerando as causas e conseqüências de uma administração bem desenvolvida, salientando os esforços que terão que ser feitos, por se tratar do último ano da atual legislatura e também o seu último ano de governo, que espera ficar marcado como um dos melhores de toda a história de Caxias do Sul.
Dando ênfase àquela que é considerada a sua marca registrada, a Social, o prefeito destacou os programas que têm recebido premiação e destaque a níveis nacionais e estaduais. “Nossa prioridade é o investimento nas pessoas. Vamos seguir inaugurando pessoas. Os investimentos prioritários são para a área social, compreendendo saúde, educação, segurança, assistência social, habitação, esporte e lazer e cultura.
Temos diversas áreas de governo envolvidas em políticas de melhorias de qualidade de vida. A diretriz tem sido descentralizar serviços, a fim de que as comunidades tenham autonomia e ofereçam atendimento básico onde as famílias vivem. Um trabalho que vem sendo acompanhado e fiscalizado pelo poder legislativo, pelas comunidades beneficiadas, pelas lideranças, e que coloca os envolvidos em permanente diálogo.
Graças a esse trabalho contínuo e conjunto, Caxias do Sul é o primeiro entre os nove municípios gaúchos que apresentam IDESE acima de 0,800, que significa “Alto Desenvolvimento”. Com índice de 0,856, também nos destacamos por apresentar “alto desenvolvimento” nos quatro indicadores avaliados: saneamento e domicílios, educação, renda e saúde.
Segundo o relatório Multicidades de 2011, publicado pela Frente Nacional dos Prefeitos, Caxias do Sul foi o terceiro município da Região Sul que mais investiu no ano de 2010, ficando abaixo apenas das capitais Curitiba e Porto Alegre. Entre os oito municípios do interior gaúcho selecionados pela publicação, foi o que mais investiu, sendo que nosso percentual de investimento, de 14%, superou a média da Região Sul, de 11,8% e também a média nacional, de 11,5%.
Esses recursos estão em obras de expressão, como o P.A.I – Programa de Asfaltamento do Interior, as Estações de Tratamento de Resíduos, o Programa de Reassentamento do Fátima Baixo, o Sistema Marrecas, obras de estrutura viária e obras eleitas pelo Orçamento Comunitário.
Por fim, Geni agradeceu a visita e abriu a palavra para o presidente da Festa da Uva 2012 Gelson Palavro e para a Rainha Roberta Weber Toscan, que conclamaram todos os presentes e a população em geral, uma vez que a sessão é transmitida ao vivo pelo canal 16 da Net. Logo em seguida, procederam na entrega dos crachás da festa a todos os vereadores”.
A quebra de protocolo aconteceu em muitas oportunidades, primeiro quando a presidente agradeceu todos os presentes no plenário, mesmo antes do secretário Alaor Oliveira proceder na leitura de todo o expediente.
Em seguida, quando chamou para fazer parte da mesa a comitiva da Festa da Uva e depois convidando a todos para a foto registrando a visita da mesma comitiva.
O prefeito José Ivo Sartori por sua vez “aprontou” das suas. Geni solicitou que os vereadores Alaor Oliveira e Denise Pessôa conduzisse o prefeito para o plenário. Ambos saíram pela porta de acesso principal, mas ele entrou pela porta interna da casa, depois de cumprimentar a todos os servidores. Mas o chefe do Executivo se desculpou em seguida.
Geni passou pelo primeiro teste de fogo e terá agora bastante tempo para empregar sua maneira de governar a Câmara de Vereadores, mesmo que se avizinhe mais uma eleição municipal, que por si só vai exigir bastante jogo de cintura da presidente, uma vez que a lei eleitoral é bem rígida quanto aos excessos dos parlamentares candidatos no exercício das suas funções, pois os mesmos podem permanecer vereadores durante a campanha.
(Fotos Ponto Inicial)
Nenhum comentário:
Postar um comentário