Sistema Tega começa a operar em caráter experimental


Prefeito, Caberlon abrem a comporta e liberam as primeiras águas para tratamento na ETA Tega.
CAXIAS DO SUL - Estação de Tratamento de Esgoto - A ETE, que terá capacidade de tratar 440 litros de esgoto por segundo, beneficiando cerca de 200 mil caxienses, além de despoluir o Arroio Tega, iniciou em fase de testes no último dia 26 de janeiro.
O prefeito José Ivo Sartori, acompanhado do diretor Marcus Vinicius Caberlon e dos técnicos responsáveis pela obra, acionou os botões de funcionamento da estação e logo em seguida abriram a comporta que permite a entrada da água captada da chuva e também dos lares caxienses, que passarão agora a fazer parte do passado, serão processados, tratados e devolvidos ao Tega com 100% de condições de uso, menos para o consumo. A boa notícia está aí, o Rio Tega vai parar de agonizar e terá vida nos próximos meses, tudo por conta de uma obra que tem um custo estimado em R$ 45 milhões.
Sartori salienta a importância dessa obra, bem como a do Marrecas, como uma forma da cidade fazer a sua parte nas questões envolvendo o Meio Ambiente, maior prejudicado. “Muitos não entendem os benefícios que o tratamento de esgoto representa. Todos os esgotos de todas as cidades que vêm depois de nós, vão acabar inevitavelmente no Rio Guaíba, então é preciso entender que cada precisa fazer a sua parte, nós estamos fazendo a nossa. A população precisa também ajudar na separação do lixo e conduzir as coisas dentro da sua própria casa, só assim num futuro bem próximo, teremos somente boas coisas para noticiar”. (Fotos Ponto Inicial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...