Por Laudir Dutra - Desde o início da leitura das notas contidas nos envelopes dos jurados pelos integrantes da Liga Carnavalesca de Caxias do Sul, a tendência dava conta de que esse ano não teria para ninguém, e de forma soberana, os jurados que avaliaram os quesitos, deram o veredito: a Incríveis do Ritmo é a Campeã do Carnaval 2012.
Com as cores amarelo, azul e branco, fundada em 10 de fevereiro de 1970, (42 anos completados recentemente) e tendo como presidente Leandro Velho, a Incríveis já demonstrava muita confiança desde os ensaios na quadra, fato este notado até para as outras agremiações e também pelo grande número de pessoas que foram até lá levar o seu abraço e prestigiar o esforço de todos os envolvidos.
Com muita raça e persistência, foram todos à Sinimbu assistir a primeira noite de folia, dia 18/02, até para tirar uma febre e saber o que precisariam fazer e como se portar no dia seguinte diante de um possível adversário que pudesse atrapalhar seus planos.
Como que prevendo que seria a Protegidos da Princesa a grande rival na avenida do samba, a torcida vaiou a performance da mesma, que realizou, diga-se de passagem, um bonito Carnaval.
Fato esse que foi amplamente rechaçado pelo presidente da Liga Carnavalesca Édio Elói Frizzo. Errados estavam em vaiar a co-irmã, pois todos formam uma grande família de carnavalescos, mas certos no que tange à sua impressão sobre quem poderia representar uma ameaça.
No final, deu Incríveis do Ritmo em primeiro com 196,9 pontos, Protegidos da Princesa em segundo com 188,2 e a Imperatriz do Vale em terceiro com 184,7 pontos.
As outras colocações foram pela ordem, Mancha Verde em 4º com 184,1, Pérola Negra em 5º com 181,2 pontos, São Vicente em 6° com 179,7, Unidos da Zona Norte em 7º com 178,2 pontos, 15 de Novembro em 8º com 171,7 pontos, Tia Marta em 9° com 153 pontos e em 10º a Nação Verde e Branco que não obteve pontuação.
Daniela Padilha, vice presidente da Protegidos da Princesa acredita que o resultado foi justo e parabeniza a vencedora. Antes mesmo do resultado oficial, já abraçava a diretoria da co-irmã, numa demonstração de civilidade. “A Protegidos tem garra para buscar o campeonato em 2013. Não faz parte da nossa escola ficar chorando em cima de tropeços que fazem parte de qualquer disputa. Estamos unidos e contentes pelo resultado”.
Para o carnavalesco Alex Pires, a escolha do tema e também a confecção das fantasias foi algo que encheu de orgulho a todos dentro da escola. “Pesquisamos desde julho de 2011 o que faríamos esse ano e acredito que tenha dado certo. Entramos com um figurino inovador, realmente muito bem confeccionado. A nossa comissão de frente são pessoas que realmente fazem parte da escola de circo. Talvez isso não tenha sido bem entendido pelos jurados, mas fizemos bonito e vamos já penar o carnaval do ano que vem”.
Para o presidente Leandro Velho, a vitória estava amadurecendo já há alguns anos. “Desde 1997 estávamos esperando por esse momento. Já no ano passado chegamos perto, levantamos o vice campeonato, mas jamais deixamos de acreditar e trabalhar. Mas acho que foi um acúmulo de anos sem vitória efetiva, nunca desistimos e hoje é um dia de muita alegria para toda a nação ritmista”.
Para o presidente da Liga Carnavalesca, Édio Elói Frizzo, houve um avanço considerável no carnaval de Caxias. “O grande sucesso do carnaval desse ano, que refuto como o melhor de todos os tempos, se deve basicamente a todas as escolas que se dedicaram para que as coisas acontecessem, por isso, nossa avaliação é a melhor possível.
Existem problemas, falhas com certeza, porém, há de ser ressaltado esse trabalho de resgate que a diretoria da Liga realizou nesses quase dois anos de comando. Vamos evoluir ainda mais, basta a partir de abril, sentarmos, definirmos as diretrizes para o Carnaval de 2013”.
Ingressos vendidos
Foram vendidos em torno de 3 mil ingressos (2678), totalizando em torno de R$ 8 mil reais, que serão divididos entre as escolas participantes. Em abril deve haver uma reunião com as escolas para definir as estratégias para o ano que vem. “Algumas pessoas podem ter ficado descontentes com o resultado na avenida, mas ninguém pode dizer que esse não foi um carnaval bem superior a qualquer outro que tenha existido na história da cidade”.
A diretoria atual da Liga Carnavalesca pode ser desfeita, pois alguns membros já manifestaram a vontade de deixar a agremiação. (Fotos Antônio Chimia Lorenzett).
Nenhum comentário:
Postar um comentário