CAXIAS DO SUL - Realmente é uma mulher de muito carisma no cenário político caxiense, pois nunca havia acontecido tamanha movimentação em torno de uma posse no legislativo local, não da forma como se deu, uma vez que não era a posse dos novos vereadores no início de uma legislatura e sim a da mesa diretora.
Familiares, amigos, colegas edis, prefeito José Ivo Sartori, autoridades civis e militares, comunidade representada por diversos líderes comunitários, servidores da câmara e também do Executivo, que talvez num prenúncio da troca de comando na cidade por ocasião das férias do titular que deve ocorrer em março, prestigiaram num ato de carinho e solidariedade todo o evento, aplaudindo calorosamente cada referência que a parlamentar fazia.
Antes de qualquer coisa, quebrar o protocolo e anunciar o nome do advogado Dalton Fonseca como novo diretor da casa para 2012, de qualquer forma, quebrando alguns paradigmas, satisfazer a vontade do líder maior José Ivo Sartori, que através da sua insistência, reiteradas vezes surgiu como fator decisivo para que a decisão fosse tomada em favor da cidade de Caxias do Sul.
“Acho que ele entendeu que era a minha vez e da mesma forma, compreendi que as razões alegadas por ele tinham força, só por isso aceitei. Agora é bola pra frente, dar prosseguimento ao que já vem sendo feito. Conheço muito a estrutura e o mecanismo dessa casa e com a ajuda de todos, tenho a certeza de que faremos um belo trabalho à frente dessa casa”, fala com convicção esta peemedebista de coração. “Muitas vezes tive essa oportunidade e sempre declinei por entender que havia muitas pessoas mais preparadas e que reuniam melhores condições para assumir esta tarefa. Tínhamos um pacto também e abri mão muitas vezes para que os partidos aliados dessem condições de governabilidade ao nosso prefeito, talvez isso muitos não soubessem”, salienta Geni, que em boa parte do seu discurso, falou com voz embargada pela emoção. “Assumo esta presidência com muita honra, destacando o respeito e a confiança que recebi dos dezesseis vereadores desta casa e com a dimensão da responsabilidade de ser presidente de todos, mas também representar o Partido do Movimento Democrático Brasileiro.
“Tenho a consciência do papel que a vida, muitas vezes nos entrega. Ela assim o fez quando Líder da bancada, Líder do Governo, Presidente do Partido e hoje entrega o papel de Presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul”.
“Completo em 2012, vinte e quatro anos consecutivos como vereadora, acreditava que já havia vivenciado todas as experiências que o Legislativo pode nos proporcionar. Entretanto, neste ano assumo um novo desafio, o de presidir esta Casa Legislativa”.
“Assumo a presidência em 2012 quando o Legislativo completa 120 anos de história e tenho a satisfação de ser a segunda mulher a ocupar este cargo, depois de Rachel Grazziotin, e a primeira mulher peemedebista a ocupar esta posição”.
“Neste ano o nosso trabalho será o de manter as atividades da Câmara com a seriedade e a responsabilidade de sempre. Faremos as estruturações e adequações para a próxima legislatura. Teremos um ano de eleições, mas saberemos separar as nossas convicções ideológicas da administração da Câmara. Estarei aberta ao diálogo, zelando sempre pelo crescimento, pelo fortalecimento e pelo bom exemplo da nossa Câmara de vereadores”, finalizou esta mulher que se renovou nos últimos anos e reinventou a sua maneira de fazer política”.
Representando o presidente da Assembléia Legislativa Adão Villaverde, o deputado estadual Alceu Barbosa destacou o trabalho que Geni vem fazendo ao longo de duas décadas como vereadora. “Posso falar com tranqüilidade dessa grande companheira, pois convivi com ela durante quase oito anos aqui nessa casa e sei das suas condições e importância para a cidade de Caxias do Sul. Desejo-lhe toda a sorte do mundo e que saiba que estaremos sempre à sua disposição para o que precisar, seja como político deputado ou como amigo que sempre fomos”.
Ao deixar o cargo, Marcos Daneluz/PT, em meio a agradecimentos a vereadores, servidores, imprensa e comunidade, disse que sai tranqüilo, pois fez tudo para acertar e para valorizar o legislativo caxiense. Daneluz destacou que foi muito questionado, quando assumiu a presidência, por tratar-se de um vereador de oposição. Em meu mandato não fui um presidente do PT, e sim da instituição, valorizando os vereadores e os assuntos, independente de partido. Também dirigiu um agradecimento ao prefeito Sartori, pelas relações democráticas e pelo o respeito mantido entre as instituições.
O vereador se colocou a disposição da nova presidente, que vai administrar a Casa num ano eleitoral, o que sempre traz algumas dificuldades. Não preciso lhe dar conselhos, porque a senhora tem toda a sabedoria e experiência para fazer uma excelente gestão, concluiu.
O prefeito, por sua vez, enalteceu o trabalho de Geni Peteffi como líder do governo e como uma grande defensora da comunidade caxiense, ao longo de sua vida pública. Tivemos na Geni, nesses sete anos de governo, uma grande parceira e por isso, agradeço seu empenho incansável no encaminhamento de projetos importantes, e que continua agora, na presidência da Câmara de Vereadores.Esse cargo é também um prêmio à mulher caxiense.
Sartori também dirigiu um agradecimento aos demais vereadores. Disse no ano passado e repito hoje, se conseguimos realizar grandes obras para nossa comunidade, devo repartir esse esforço com todos os vereadores. (Fotos Ponto Inicial/Texto Laudir José Dutra).
Nenhum comentário:
Postar um comentário