Vigilância Sanitária libera Toddynho em Caxias do Sul


Apenas dois lotes estão impróprios para o consumo
A Secretaria da Saúde – Vigilância Sanitária liberou nesta terça-feira, 11 de outubro, o consumo do composto alimentar sabor chocolate fortificado com vitaminas da marca Toddynho, com exceção de dois lotes produzidos no dia 23 de agosto de 2011. Todos os lotes do produto, fabricados pela empresa Pepsico do Brasil Ltda., estavam em análise após a notificação de problemas apresentados com o consumo do achocolatado. Entre os sintomas relatados pelos consumidores estavam a sensação de ardência e irritação na mucosa da boca.
A Vigilância Sanitária interditou a venda do produto em todos os estabelecimentos comerciais até que as análises fossem concluídas. Com a comprovação de que os lotes compreendidos entre L4 32 05:30 e L4 32 06:30, com data de validade até 19 de fevereiro de 2012, apresentavam ph alcalino e estavam contaminados com produto químico usado na limpeza de máquinas da linha de envasamento das embalagens do achocolatado, a comercialização do Toddynho ficou expressamente proibida. Após 39 casos suspeitos de intoxicação pelo achocolatado, 3 deles em Caxias do Sul, a empresa responsável pela fabricação do produto admitiu existir falha no engarrafamento. A Pepsico informou, segundo nota, que está acompanhando a evolução dos casos.
A liberação do restante dos lotes ocorreu após a verificação das análises com resultados satisfatórios emitidos pelo Laboratório Central do Estado(Lacen). A orientação para a comunidade segue a mesma: em caso de ingestão do produto associado a sintomas anormais, as pessoas devem contatar a Vigilância Sanitária de Caxias do Sul pelo fone (54) 3290-4568.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...