Outubro Rosa: Prefeitura ganha iluminação especial


CAXIAS DO SUL – Dando continuidade às ações do movimento “Outubro Rosa” no município, nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, o prédio do Centro Administrativo da Prefeitura de Caxias ganhou uma iluminação especial. A iniciativa de iluminar prédios públicos e cartões postais da cidade iniciou nos Estados Unidos na década passada, com o intuito de chamar a atenção sobre a luta contra o câncer de mama. A cor rosa remete à campanha, que visa alertar para a doença e para a importância do diagnóstico precoce.
Além da iluminação rosa que já colore o Complexo Centro à Vida, Cascata da UCS, o Hospital Pompeia e a Secretaria Municipal da Cultura – antiga Estação Férrea, o município dá continuidade às ações por meio da decoração de prédios, distribuição de laços rosas e atividades em sala de espera na rede de saúde do município. Entidades privadas também participam da programação, com palestras para os colaboradores, utilização do laço rosa, distribuição de folders, realização de ações sociais para a comunidade, bem como decoração das salas de espera em tons de rosa.
O Outubro Rosa é uma parceria entre Prefeitura de Caxias do Sul e Universidade de Caxias do Sul, com o apoio de entidades e empresas privadas do município.
História do Outubro Rosa*
O movimento começou nos Estados Unidos, no qual vários Estados realizavam ações isoladas referentes ao câncer de mama. Após aprovação no Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século XX, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.
Em 1997, entidades americanas começaram a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominado Outubro Rosa. Todas as ações são direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente nos locais públicos. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu posteriormente, sem data definida. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa fosse expandido e que pudesse ser replicado bastando, apenas, adequar a iluminação já existente.
A primeira iniciativa no Brasil foi em 02 de outubro de 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco.

Foto Cristofer Giacomet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...